Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo

Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo>> Dentre as várias manifestações espiritualistas que se manifestam no Brasil, existe o Espiritismo conhecido no senso comum como “kardecismo” espírita e também como “mesa branca”.

Esses termos são usados para diferenciar o Espiritismo (espírita) das manifestações espiritualistas que acontecem em terreiros das religiões Umbanda e Candomblé.

Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo – Seus primórdios

Nos primórdios do Espiritismo brasileiro as comunicações entre os frequentadores (os vivos) e as entidades espirituais (os mortos) manifestantes nas sessões apresentavam orientações espirituais e descrições da vida no plano invisível, mas em algumas dessas sessões aconteciam manifestações que agregavam elementos folclóricos populares, com referências culturais das mitologias afro-brasileiras, e isso não era comportado nas sessões dos centros espíritas sob os moldes de Allan Kardec e de seus colaboradores.

Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo – A cisão do espiritismo

Houve então uma cisão na organização das manifestações espiritualistas que deu origem à Umbanda, uma religião brasileira, que também tem como fundamentos os escritos da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.

Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo – Uma religião não institucionalizada

O diferencial está além das estruturas dos terreiros de Umbanda, uma religião (brasileira) com rituais e outros elementos religiosos institucionais, que é o fato de que os centros espíritas moldados por Allan Kardec, seguiam sua proposta de não estruturar o Espiritismo como mais uma religião institucional.

Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo – A mudança nas práticas

Com o decorrer das décadas o Espiritismo no Brasil foi adotando práticas religiosas que ora se assemelhavam às igrejas cristãs, ora aos terreiros e mais tarde às práticas esotéricas do movimento “New Age”, e culturalmente foi-se gerando uma distinção na nomenclatura dos tipos de Espiritismo, que para ser diferenciado e supostamente melhor identificado como prática dos preceitos da Codificação de Allan Kardec, passou a ser denominado “kardecismo”, mas se observarmos bem não se conforma com o que se ensina na Doutrina Espírita, na ideia de não ilustrar em demasia uma figura humana, cuja prática correria o risco de chegar aos moldes da idolatria, algo típico de muitas religiões e desaconselhado por Allan Kardec.

Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo – Generalização do espiritismo

Entretanto, o termo “kardecismo” acabou sendo incorporado tão sistematicamente que passou a ser aceito, se inicialmente como distintivo, atualmente como identitário do Espiritismo, que como ação sofre mudanças conforme os usos e costumes sociais, mas não podemos esquecer de seus fundamentos, as palavras da Doutrina Espírita cujas mensagens norteiam nossas ações.




 

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Rita Canselmi

RITA CANSELMI, educadora e aprendiz na jornada da autocura pelo autoconhecimento e como terapeuta integral. Pedagoga especialista em Novas Abordagens Pedagógicas pela ABPE-Associação Brasileira de Pedagogia Espírita, pesquisadora e terapeuta de técnicas complementares de Terapias Holísticas. ritacanselmi@gmail.com

2 comentários em “Doutrina Espírita, Espiritismo, Kardecismo

  • agosto 20, 2018 em 6:53 pm
    Permalink

    Parabéns pela iniciativa em colocar seus talentos em movimento e nos ajudar a refletir!Sucesso!Grande abraço!

    Resposta
    • agosto 20, 2018 em 7:09 pm
      Permalink

      Grata pelo apoio, Roseli.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *