FÉ BAHÁ’Í Nova Ordem Aquariana

FÉ BAHÁ’Í Nova Ordem Aquariana>> Essa se constitui numa descrição da Fé Bahái por Marcelo Baglione, enquanto, publicitário, escritor, e ainda, cronista ambiental

FÉ BAHÁ’Í e sua origem

Em síntese, a Fé BAHÁÍ foi resultante, nada mais nada menos,  do que uma eclosão espiritual no mundo, que acima de tudo, deu expansão à essa fé. Contudo, ela não é nova; porquanto, sua origem remonta ao século XIX.

Primeiramente, se olharmos para os últimos 150 anos, veremos que todas estas décadas não forma somente de progressos e avanços espantosos nos setores econômico e tecnológico.

Simultaneamente, houve uma espetacular eclosão espiritual que se fez sentir em todo o mundo ocidental, especialmente, pela intensa migração de torrentes avatáricas que migraram do Oriente e fixaram-se no Ocidente.
Primordialmente, era uma religião fortemente enraizada, e  com mais de cinco milhões de fiéis em 166 nações, tendo ainda, suas escrituras sagradas traduzidas em 750 línguas. Portanto, a Fé Bahá’í é uma religião surgida em 1844, na Pérsia, e é um fiel exemplo deste ciclo espiritual histórico, que se intensificou da metade do século passado em diante.

Gestação – Período Formativo da Fé Bahá’í

Ao propósito, uma das coisas mais impressionantes na história da Fé Bahá’í, é que ela , enquanto um movimento espiritual de dimensão mundial , surpreendentemente, já era esperada e anunciada desde o século XVIII.

Com efeito, o mestre xiita e descendente de sunitas Shaykh Ahmad-i-Ahasá’í (1735-1834) é a semente, o início de toda o ciclo pré-natal da religião bahá’í.

Shaykh Ahmad detinha um grande segredo, porquanto, sabia não só o lugar onde se daria o início da Fé Bahá’í, mas também, o dia, a hora e o ano em que nasceria Bahá’u’lláh, o profeta maior dos bahá’í.
Ademais, este segredo foi transmitido com a máxima cautela para o seu herdeiro e discípulo Siyyd Kázim-i-Rashtí (1783–1843).

Com o falecimento do mestre Siyyd Kázim no ano de 1843, encerrava-se a gestação da Fé Bahá’’i.

Um novo ritmo espiritual já começava a vibrar no seio do islã

2. O Bab (1819-1850) – Nascimento de uma Religião

Primeiramente, o nascimento da Fé Bahá’í se dá através de um ilustre descendente de Maomé, um Siyyid chamado Mírzá ‘Alí Muhammad, o Bab (a Porta, em árabe).

Assim sendo, ele também adotou o mesmo título sagrado do profeta Maomé, Nuqtiyi-úlá, que em árabe significa “O Ponto Primordial”.

Em 22 de maio de 1844, na cidade persa de Shiráz, algumas horas após o pôr-do-Sol, na presença de Mullá Husayn, um discípulo de Siyyd Kázim, O Bab faz a sua Declaração histórica que determinou o nascimento da Fé Bahá’í e de sua missão como anunciador do Grande Advento: o aparecimento de Bahá’u’ulláh.

O ciclo ministerial do Bab (1844-1850) foi marcado por perseguições e profundas injustiças cometidas contra a jovem e crescente comunidade babí, que teve que enfrentar a intolerância do clero muçulmano com a própria vida.
Este ciclo encerra-se com o cruel e estúpido martírio do Bab, fuzilado por 750 homens no dia 9 de julho de 1850, na cidade de Tabriz, Pérsia.

Bahá’u’lláh, o Anunciado, já está a caminho

3. Bahá’u’lláh (1817-1892) – A Manifestação
Mírzá Husayn ‘Alí, que depois passou a ser conhecido como Bahá’u’lláh (Glória de Deus, em árabe), era filho de um ministro do Xá da Pérsia (atualmente Irã), e disseminou em pleno islã do século passado a unidade do gênero humano em Deus e através de Deus, independente de fronteiras e credos políticos ou religiosos.
Dentre os vários fatos marcantes na vida, obra e atos deste profeta máximo dos bahá’ís, é fundamental saber que Ele foi o primeiro avatar — mensageiro de Deus — nascido no Oriente a tocar o solo Ocidental.
Além disso, Bahá’u’lláh teve uma suprema percepção histórica ao redigir epístolas sagradas (e proféticas) para os mais importantes governantes da Terra como Napoleão III, Imperador da França; Rainha Vitória, a Rainha da Inglaterra; Nicolau II, Czar da Rússia; Guilherme I, Rei da Prússia; Francisco José, Imperador da Áustria; ‘Alí Pásha, o Sultão da Turquia, Násiri’d-Dín, o Xá da Pérsia e Pio IX, o Papa da Igreja Católica Romana.
Sua missão teve início no ano de 1852, através de uma experiência numinosa e reveladora num cárcere da Pérsia.
A partir de então, Bahá’u’lláh foi condenado a um exílio que durou quarenta anos, levando-o para as regiões e prisões mais desoladas e inóspitas dos impérios Persa e Turco-Otomano.
Além de legar uma prodigiosa e iluminada obra literária, o profeta bahá’í teve todo o cuidado de deixar um herdeiro antes de sua Ascensão.
Com o término do ciclo ministerial de Bahá’u’lláh (1852-1892), entre em cena a figura do Convênio.
Crédito de imagem Templo de Lótus, Índia, via Pinterest




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *