O Shiatsu contra o mal estar na civilização ocidental

O Shiatsu contra o mal estar na civilização ocidental>> O homem ocidental está acostumado com o par saúde / doença; porquanto a medicina ocidental clássica, encara a doença como uma lesão em parte do organismo humano. Consequentemente, o homem ocidental não é tratado como um todo, mas parcialmente.
O pai da psicanálise, S. Freud, após a descoberta do inconsciente, apontou para um mal-estar que atingiria o homem em nossa civilização. O que seria esse mal-estar, que desequilibraria o indivíduo como um todo, tanto mexeria com suas emoções, com seu psiquismo, quanto atingiria, também, o seu corpo

O Shiatsu e a energia orgone

Inegavelmente, foi o terapeuta W. Reich quem aprimorou o estudo do mal-estar humano, através da descoberta da energia cósmica e de sua importância no funcionamento vital humano. Para Reich, tanto mente, quanto corpo, estariam em constante interação sendo que, a ponte entre esses dois pólos seria a energia chamada, por ele, de orgone.
Então, o bloqueio dessa energia no corpo humano, produziria uma estagnação energética que daria origem aos diversos tipos de neurose e doenças.
Há mais de 3000 anos, o orientais já falavam da energia cósmica, por eles chamada de energia KI ou CHI.
Para os orientais, não haveria a polaridade ocidental saúde / doença. A medicina oriental aponta que o homem sofreria, na verdade, de desequilíbrios energéticos que podem gerar disfunções nos órgãos e vísceras se não forem tratados, correndo o risco de provocar futuramente lesões nesses mesmos órgãos ou vísceras.

O Shiatsu é preventivo

O adoecer, portanto, seria um processo. O estresse seria um dos principais fatores atuais causadores desse mal-estar ocidental e dos desequilíbrios energéticos. O tratamento do Shiatsu, que segue os princípios teóricos da acupuntura, atua exatamente na circulação energética do corpo humano, visando desbloquear os desequilíbrios ocorridos nos canais de energia chamados de meridianos.
A diferença fundamental entre o Shiatsu e a acupuntura reside no fato de o Shiatsu ser um tratamento mais preventivo, enquanto a acupuntura tem um alcance mais profundo quando a doença já está instalada no organismo.
No tratamento do Shiatsu, todos os meridianos são trabalhados através de pressão (estimulação ou sedação) dos pontos de energia com o polegar e os três últimos dedos da mão. A técnica de estimulação é utilizada quando a energia está enfraquecida. A sedação é usada quando há excesso de energia no organismo e, por isso, é preciso dispersar uma parte dessa energia.
Para o organismo permanecer saudável, é necessário que a energia flua harmonicamente pelo corpo, ou seja, sem excesso ou sem deficiência. Os dois pólos da energia, o YIN e o YANG, que seriam o pólo negativo e o pólo positivo, precisam trabalhar juntos para manter o equilíbrio do indivíduo.
Angela Castello Branco




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *