SÍNTESE DA HISTÓRIA JUDAICA 1

SÍNTESE DA HISTÓRIA JUDAICA>> Disse Gräetz que são dois os povos criadores da civilização humana: o helênico e o hebreu (*)

HISTÓRIA JUDAICA 1- O povo helênico sucumbiu “quando as falanges macedônicas e as legiões romanas lhe mostraram a vida sombria, grave e sem sorrisos, como a que haviam conhecido; então sua sabedoria transformou-se em excentricidade”.
O hebreu, ao contrário, permaneceu vivo em meio a impérios que se extinguiam,
porque soube dar à vida um fim determinado e ponderado.
Querendo, pode-se chamar a este objetivo do povo israelita “a moral pura” e, ainda que a palavra esteja muito aquém da idéia, o que interessa destacar é que o povo judeu entendeu que seu dever é tomar a sério essa “moral pura”.
(*) O autor deve estar se referindo à civilização ocidental; mesmo assim a afirmação desconsidera outros povos importantes .

SÍNTESE DA HISTÓRIA JUDAICA 1 – Conhecimento da história do Povo de Israel

Para que se possa compreender isto, é necessário conhecer, ainda que sumariamente, a história do povo de Israel.
Portanto, daremos uma síntese dos acontecimentos pelos quais passou o povo judeu, desde os tempos mais remotos.

SÍNTESE DA HISTÓRIA JUDAICA 1

Corria o ano 2140 (A.C.) e Um homem inspirado chamado Abraão, habitante da alta Mesopotâmia, recebeu de Deus a ordem de abandonar sua cidade natal e estabelecer-se num país que lhe seria designado, fundando ali um povo que seria cumulado de favores e objeto de especial predileção.

SÍNTESE DA HISTÓRIA JUDAICA 1 – Abraão em Canaã

Abraão estabeleceu-se com seus rebanhos no país de Canaã. Seu poder patriarcal passou a seu filho Isaac e deste para Jacob que depois o passou para seus doze filhos.

Um destes, chamado José, vendido como escravo ao Faraó, rei do Egito, soube captar tal prestígio e autoridade, que chegou a ser vice-rei do Egito.

Nesta qualidade chamou seus irmãos e lhes entregou a terra de Goshen para que a cultivassem e vivessem de seus produtos.

HISTÓRIA JUDAICA – A escravidão no Egito

Os israelitas tornaram-se tão numerosos e fortes, que os reis do Egito, temerosos de sua importância, os submeteram a dura escravidão, acabando por decretar a morte de todos os filhos varãos que nasceram naquele povo.

SÍNTESE DA HISTÓRIA JUDAICA 1

Porém Moisés, um desses meninos, jogado às águas do Nilo, foi salvo pela filha do Faraó e educado na côrte do rei.
Mais tarde esse menino seria o libertador daquele povo e seu legislador.

Efetivamente, por decreto divino, Moisés organizou o grande êxodo dos israelitas, que segundo a Bíblia foi de 600.000 homens.

SÍNTESE DA HISTÓRIA JUDAICA 1 – A Busca da Terra Prometida

Em busca da terra prometida atravessaram o golfo ocidental do Mar Vermelho e passaram 40 anos no deserto experimentando todas as dificuldades da vida nômade.

Ao pé do Monte Sinai, Moisés deu aos israelitas o Decálogo, ou seja, os dez mandamentos, supremo código moral da humanidade.

Antes de morrer, Moisés nomeou como seu sucessor Josué, o qual, depois de atravessar o Jordão e derrotar os inimigos que se opunham à sua marcha vitoriosa, distribuiu as terras conquistadas entre as doze tribos.

HISTÓRIA JUDAICA – Sucessão de Josué

Josué foi sucedido pelos Juízes, entre os quais Jefté, Sansão e a profetisa Débora, que nos legou um canto lírico (+) de grande magnitude.
O último dos juízes foi Samuel, que a pedido do povo, mudou a forma de governo e instituiu a monarquia, nomeando Saul como primeiro rei.
Saul, entre vitórias e derrotas, foi David ungido como rei e a este sucedeu seu filho Salomão, o qual levou o país ao cume da felicidade e causou a admiração de todo o Oriente e Ocidente por seu saber e sua sagacidade.

Autor: Ricardo Vibranovski
Continua…..




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *