Os atalhos do poder

Os atalhos do poder>> perspectiva de Saturno em Capricórnio

Após o fim da segunda guerra mundial, em 1945, o mundo foi “dividido” entre capitalistas (aliados / Estados Unidos / Inglaterra / França) e comunistas (União Soviética), dando início à guerra fria, e um marco deste período foi a construção do Muro de Berlim, que dividia a Alemanha em Ocidental (capitalista) e Oriental (comunista), durante 28 anos este muro permaneceu em pé, dividindo vidas, culturas e simbolizando o ponto máximo da oposição de poderes políticos.

Os atalhos do poder – os 28 anos do Muro de Berlim

O período de 28 anos no qual o Muro de Berlim permaneceu em pé, corresponde ao que astrologicamente denominamos por retorno de Saturno, período de sua revolução ao redor do Sol.

Saturno neste contexto está relacionado com a responsabilidade social.

A atuação saturnina foi realizada com mãos de ferro, sangue e terror.

E um muro, feito de concreto e aço, pode ser lido como o próprio Saturno, em termos simbólicos, pois Saturno em sua via negativa é o representante das estruturas das manutenções tradicionais que precisam se fortificar e combater qualquer ameaça à sua fortaleza, e oras, os comunistas se opunham aos capitalistas e vice versa, e cada qual à sua maneira pretendia reter o poder e demarcar território, ao preço de vidas, consumo e falaciosa partilha.

Os atalhos do poder – Saturno em Capricórnio

Em 13 de agosto de 1961 Saturno estava em Capricórnio, ano em que o muro começou a ser construído.

E em 9 de novembro de 1989 novamente Saturno estava em Capricórnio, ano em que o muro foi derrubado.

Capricórnio é um signo da triplicidade da Terra, de ordem cardinal, ou seja, está ocupado com movimentos que iniciem estruturas sólidas capazes de atuarem na manutenção do poder em relação ao tempo, Capricórnio preza a estima alcançada pelo poder material, e a política está enraizada em prestígios e ambições, e em um momento no qual há antagonismos, as divisões não bastam serem ideológicas, se interpõe a necessidade da matéria servir como agente simbólico do poder, e assim o Muro de Berlim emerge dos escombros do fascismo/capitalismo/comunismo para tentar legitimar uma reorganização das potencias que comandariam o cenário mundial, entretanto, com sua queda o sistema capitalista é alçado ao patamar de ordem mundial.

Os atalhos do poder – Saturno o velho em nome das tradições

Saturno é o regente do signo de Capricórnio, e quando eles se encontram existe uma intensificação de segurar o velho em nome de tradições, em nome do deus dinheiro, em nome de tradições que estejam em ressonância ao capital, assim os astros são impregnados pelas necessidades temporais.

São construídos, apesar de serem também destinos.

Houve muitas guerras nas quais atravessaram este período, como a guerra do Vietnã (1959 e 1975), por exemplo, que inicia no mesmo ano em que Saturno entrava em Capricórnio, guerra que ceifou muitas vidas de jovens, as baixas se deram entre os estadunidenses, a morte é outra marca de Saturno, e Capricórnio preza mais a velhice e experiência (Senhores da Guerra) do que a juventude esperançosa (soldados).

Os atalhos do poder – Saturno em Capricórnio e a contracultura

No entanto este mesmo período de Saturno em Capricórnio foi responsável pelo movimento da Contracultura, que emergiu na década de 1960, (Saturno em Capricórnio de 1959 a 1962) nos Estados Unidos, movimento que era contra a guerra do Vietnã, contra o materialismo pregado pelo capitalismo, era uma manifestação pelas liberdades individuais, pela livre expressão artística e pelas diferentes formas de amar.

Vale lembrar que o símbolo de Capricórnio é um animal híbrido metade cabra, metade peixe, então o que se manifesta quando se vive a via negativa do poder da matéria (Terra (território) / política), é uma supressão do lado espiritual representado pelo peixe.

Os atalhos do poder – Em 2017 Saturno entrou em Capricórnio

A matéria e seu uso é integro e digno de homens e mulheres se for para todos, sem distinções, sem preferências e com respeito às diversas tradições, os jovens sentiam este chamado em suas almas e foram contra a cultura, muitos morreram, mas seus ideais ainda vivem, pois a esfera de Saturno em Capricórnio ainda não se manifestou em sua inteireza espiritual/material, mas estamos, nós aqui em 2018 (Saturno entrou em Capricórnio em 2017) ano em que novamente Saturno se encontra no signo de Capricórnio e permanecerá até 2020, e velhos atalhos estruturados pelo ódio nos fazem visita, mas a alma da liberdade e do compromisso e responsabilidade espiritual que ainda não foi trilhado está presente e por aqui não há atalhos.

Há o amor

crédito de imagem pixabay.com



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fabiane Marques

Astróloga e Historiadora, dançarina e poeta, vai entre os encontros da mente e da expressão, extraindo dos símbolos as conexões entre o existir e o sentir. No passo dos dias atendendo aos comandos do coração para fazer da vida a arte, da escrita a profissão, da dança o caminho, e da poesia a ação. Nada mais, nada a menos para Sol, Lua, Mercúrio e Ascendente em Gêmeos e uma Vênus em Touro, para o ar aterrissar. Contato: famarquescxs@hotmail.com Visite: http://trigonosastrais.blogspot.com/ http://fantasiasdoreal.blogspot.com/ Fabiane Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *