SOBRE O ERRO – Reflexões

SOBRE O ERRO – Reflexões>>

1)Só superamos os erros cometidos se tivermos suficiente humildade para aceitá-los. Também necessitamos de  coragem de empreender a transformação sugerida pela presença do próprio erro.

Portanto, na ausência de humildade, os erros persistirão

2)Erros geram tanto medo, quanto raiva e/ou insegurança. Ademais,  todo um conjunto de emoções que apresentam um forte potencial de paralisação.

SOBRE O ERRO – Reflexões e narcisismo

3)Erros também envergonham o nosso narcisismo.  Decerto, sua vocação primária é nos seduzir com suas promessas de perfeição jamais cumpridas.

4)Erros nos lembram verdadeiramente tanto quem somos, quanto quem nunca deixaremos de ser.

SOBRE O ERRO – Reflexões sobre Deus

5)Além disso, na minha fantasia posso ver o Criador de tal forma encantado com sua criação repleta da mais pura perfeição que, atônito, deu-se conta de que tinha recriado a Ele mesmo e não um outro a quem amar.

6)Portanto, na minha fantasia posso ver Deus voltando atrás em  seu gesto criador. Assim como posso vê-lo decidindo nos presentear com o que faltava Nele.

E Cheio de amor em seu coração nos deu esse presente ao mesmo tempo maravilhoso e ao mesmo tempo terrível: a imperfeição.

7)Erros nos ajudam a voltar atrás para seguir em frente.

Nos convidam a pedir desculpas ao outro e muito frequentemente a esse outro, mais severo, mais duro, mais cruel, esse outro que demora em nos socorrer com sua compaixão: nós mesmos.

8)Por outro lado, se somos capazes de atravessar essas emoções e extrair dos erros os ensinamentos a eles acoplados, o resultado disso é uma compreensão serena de que nunca saberemos tudo aquilo que julgamos que deveríamos saber a ponto de evitar novos erros.

9)No que concerne aos erros cometidos sob a possessão de Eros, manter os dois pés atrás parece mais seguro.

E é possível que seja.

No entanto, o efeito colateral dessa atitude ilusória de manter-se em segurança é mais danosa do que o arriscar-se e correr novamente o risco de se decepcionar mais uma vez.

10) Creio que a experiência de se decepcionar com o outro deveria nos remeter mais a nós mesmos do aquele que nos decepcionou.

crédito de imagem destacada pixabay.com




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

José Raimundo Gomes

J. R.GOMES é psicólogo clínico no Rio de Janeiro. Tem consultório na Tijuca e na Barra. Contato: jrgomespsi@yahoo.com.br / WhatsApp: 21.98753.0356

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *