As transformações dos Luminares na visão da Astrologia Chinesa

As transformações dos Luminares  na visão da Astrologia Chinesa>>No Taoísmo existe o caminho do Yin e do Yang e nós precisamos saber viver o melhor de cada um.

Yin e Yang como síntese da energia do Universo

A ideia de Yin e Yang como síntese que está presente em todas as energias do Universo. Isto irá influenciar os estudos da medicina chinesa, o Feng Shui, o Qi Men Tun Jia, o Qi Gong, por exemplo.

Na Astrologia Zi Wei Dou Shu cada estrela traz em si um simbolismo particular. Desse modo, o simbolismo da estrela pode ser vivido de uma maneira sábia ou ser mal aproveitado.

 Entretanto, a estrela, em si é isenta de valor, não existe uma estrela boa ou uma estrela ruim. Da mesma forma, não existe no Yi Jing, um hexagrama bom ou ruim.

A questão está em saber como viver o momento de cada situação.

Portanto, não existe Yin que seja melhor que Yang e Yang que seja melhor que Yin.

Na verdade, o que existe são diversas manifestações da vida que podem se enquadrar dentro das características Yin ou Yang.

Yin e Yang estão em constante transformação

Por isso, quando estudamos a natureza e os significados dos trigramas entendemos como o Yin e Yang são complementares e estão em constante transformação.

Da mesma maneira, no estudo da Astrologia Polar os trigramas estão presentes nas análises das combinações energéticas dos palácios e das qualidades das estrelas.

Um das leituras possíveis para entender o movimento dos trigramas na Astrologia Zi Wei Dou Shu é analisar o aspecto das Quatro Transformadoras – Si Hua ( huà).

As quatro estrelas transformadoras

São quatro estrelas – Hua Lu, Hua Ke, Hua Quan e Hua Ji que se associarem às estrelas principais e secundárias promovem transformações.

Essas transformações podem realçar ou modificar os significados originais das estrelas.

Elas atuam tanto Mapa Natal quanto nos Mapas dos Trânsitos dos Dez Anos (que chamamos Grande Limite) e do Trânsito do Ano (que chamamos Pequeno Limite).

O que significa transformar?

A palavra Hua em chinês significa transformação e no estudo da Astrologia Polar possui quatro significados, a saber: Transformar; Evidenciar; Reforçar; Concretizar

Cada uma das quatro transformadoras atua de acordo com esses princípios, com uma característica especifica.

Transforma em Prosperidade

Hua Lu transforma em boa fortuna, em prosperidade.

Seu movimento é gerar desbloqueio, evidenciar a riqueza material, reforçar a fluidez e concretizar a conquista dos bens materiais. 

Dessa maneira, Hua Lu está associada ao elemento Metal e ao trigrama Lago (Dui).

Transformar em Fama

Hua Ke transforma em fama, em prestígio.

Seu movimento é transformar em bem estar, evidenciar o prestígio social, reforçar a capacidade de aprendizagem e inteligência e concretizar em resultados.

Dessa maneira, Hua Ke está associada ao elemento Madeira e ao trigrama Trovão (Zhen).

Transformar em Poder

Hua Quan transforma em poder, em autoridade.

Seu movimento é transformar em firmeza ou solidez, evidenciar a posição social, reforçar o poder e concretizar os efeitos da estrela original.

Dessa maneira, Hua Quan está associada ao elemento Fogo e ao trigrama Fogo (Li).

Transformar em Dificuldade

Hua Ji transforma em bloqueio ou inveja.

Seu movimento é transformar em dificuldade, evidenciar a hostilidade exterior, reforçar a angústia e concretizar os aspectos negativos da sua estrela original.

Dessa maneira, Hua Ji está associada ao elemento Água e ao trigrama Água (Kan).

Concluindo, podemos dizer que as  transformações na Astrologia Polar Chinesa são vistas como possibilidades de criação de uma nova condição na vida. 

Para que isso aconteça, precisamos ter consciência da circunstância em que estamos vivendo bem como sabedoria para aproveitar essa oportunidade.

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *