O princípio da imperfeição na arte do Feng Shui

O princípio da imperfeição na arte do Feng Shui

O princípio da imperfeição na arte do Feng Shui>>O mestre do meu mestre certa vez contou-me uma história sobre um de seus discípulos, que era filho de um grande mestre de Feng Shui, a arte da geomancia chinesa.

Busca do lugar ideal

Este mestre tinha muito conhecimento sobre o Feng Shui. Além disso, era bem conceituado pelos conhecedores e praticantes da geomancia chinesa e nunca falhava em seus dizeres.

Passou a vida inteira buscando um lugar ideal para si e sua família, o que ele chamava de cova perfeita.

O lugar ideal onde houvesse a combinação entre o Qi Celeste, o Qi do Homem e o Qi Terrestre

Cova perfeita deveria ser um local de assentamento de forças onde tudo deveria ser perfeito, estar em plena harmonia. A distância do rio que passava, a montanha que se erguia, o crescimento das árvores, a qualidade da terra tudo. Portanto, uma perfeita combinação entre o Qi Celeste, o Qi do Homem e o Qi terrestre.

Construindo de acordo com os princípios do perfeito equilíbrio

Após muito tempo procurando, finalmente, ele encontrou esse lugar e começou a construir uma casa para si e sua família.

A casa foi pensada e construída dentro da maior perfeição, desde o início das obras até a sua finalização.

Cada etapa da construção demandou a mesma atenção e dedicação.  A angulação de cada parede, de cada janela, o tamanho das telhas, a quantidade de telhas, a grossura da viga mestra, tudo foi devidamente planejado.

A casa demorou anos para ficar pronta e quando isso aconteceu, viu-se que era uma obra perfeita de acordo com os princípios do Feng Shui.

Tudo aquilo que atinge a perfeição começa naturalmente o ciclo  da imperfeição

Aconteceu então, que o mestre adoeceu e morreu em poucas semanas.

A família entrou em falência, em decadência. O filho – discípulo de seu pai – não conseguia entender o que tinha acontecido: pela lógica tudo tinha sido tão perfeito, tudo havia sido construído com tal perfeição e de repente, tudo havia desmoronado.

Por causa disso, o filho procurou meu mestre para se aconselhar. E foi então que aprendeu que em tudo, mesmo que se procure a perfeição maior, tem que se preservar a chance da imperfeição se apresentar. Tudo aquilo que é feito de forma radicalmente perfeita traz em si a causa de sua própria perda.

Aprendendo a conviver com a imperfeição

O mestre, então, sugeriu que o discípulo quebrasse alguns pontos daquela casa erigida pelo pai, daquela estrutura tão perfeita.  Fazendo isso, ele permitiria que a estrutura energética daquele lugar pudesse ser refeita. O discípulo seguiu os conselhos do mestre e posteriormente tornou-se um dos maiores mestres de geomancia do nosso tempo.

Essa história ilustra admiravelmente o princípio de que “o que é mantido cheio não permanece até o fim”, conforme nos é dito no capítulo 9 do Dao De Jing.

O princípio da imperfeição na arte do Feng Shui




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *