Enquanto ainda se pode fotografar…

Enquanto ainda se pode fotografar…>>> Considero a fotografia dessa postagem a melhor que já fiz em minha vida. Trata-se da principal foto de um ensaio de gestante fora dos padrões machistas impostos para esse tipo de trabalho; foi assim que eu e Paola, minha mulher que maturava nosso pequeno Leonardo, resolvemos trocar os sorrisos, as cores vivas, as guirlandas e a visão masculina dos roteiros fotográficos de gravidez pelos cinzas das dificuldades cotidianas do período gestativo, pela sensualidade tão proibida para as futuras mães, pela semiótica recheada de simbolismos e metáforas e pela subversão da mensagem e da técnica fotográfica a serviço das causas que acreditamos.

Porém confesso que nunca imaginei que esse trabalho se transformasse em um desabafo imagético.

Enquanto ainda se pode fotografar

À beira do precipício e flertando com o fascismo, nosso país arrisca-se a responder com truculência qualquer provocação artística; será que trocarão o debate pela violência?

Será que haverá, em um futuro muito próximo, espaço para fotografias como essa sem que os envolvidos sintam medo de mostrar seus trabalhos?

Será que correrei o risco de ser chamado de “vagabundo” ou de “gigolô” por retratar uma gestante sem roupa, ainda que o objetivo seja provocar reflexões e não excitar ninguém?

Será que serei tachados de “ateu” pela simples referência ao livro “Origem das Espécies” de Darwin?

Enquanto ainda se pode fotografar – Paola e meu filho

Será que serei chamado de “petralha” por relatar metaforicamente usando um carrinho hidráulico a levar sapatinhos o peso que a gestação e a maternidade representam para as mulheres nessa sociedade patriarcal?

Aproveito os estertores civilizatórios enquanto esse futuro sombrio não chega para dividir com os amigos do site essa imagem que tanto me orgulha – e que, ironicamente, pode vir a significar um perigo físico para mim e para Paola.

Que a luta pela liberdade estética vença o fascismo!




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Alexandre Périgo

Mais um em meio à multidão. alexandreperigo@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *