Conhecendo a natureza da residência e ordenando a energia

Conhecendo a natureza da residência e ordenando a energia>>O Ba Zhai (Oito Mansões)  segue o princípio do Feng Shui de ordenar a  natureza de maneira a proporcionar equilíbrio e harmonia nas residências.

Método Ba Zhai de ordenar as energias

É um método bastante usado no ordenamento dos espaços internos que já estão construídos.

Ele tem por base os conceitos das Quatro Imagens, Cinco Elementos, Oito trigramas e Nove estrelas. Além disso,  o Ba Zhai utiliza a bússola, aplicados na planta baixa da casa ou ambiente.

Como se constrói a análise do método  – Conhecendo a natureza da residência

A leitura do Ba Zhai parte do conceito do Tai Ji, a unidade, que corresponde ao centro da do espaço a ser trabalhado.

Nesse espaço temos primordialmente as áreas de energia Yang (ativas) e energia Yin (passivas).

Essas energias se relacionam de acordo com princípio dos Três Recursos: Céu, Homem e Terra. Assim, o Céu é o teto, o Homem é o espaço e a Terra é o chão.

As Quatro Imagens presentes no Ba Zhai correspondem às constelações Dragão Azul, Pardal Vermelho, Tigre Branco e Guerreiro Negro.

O conceito de Cinco Elementos é fundamental na leitura do Ba Zhai

O conceito dos Cinco – Movimentos, Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água – também está presente no estudo do Ba Zhai.

Cinco Movimentos são tipos de energias que podem ser encontradas tanto nas divisões do ambiente quanto nas cores e formas dos objetos.

Oito Trigramas e Nove Estrelas também são elementos de interpretação do método

Outro componente importante da análise do Ba Zhai é o conceito de Oito Trigramas do I Ching. Terra, Montanha, Água, Vento, Trovão, Fogo, Lago e Céu. Dessa maneira, os Oito Trigramas  correspondem aos oito aspectos simbólicos ou psíquicos que se distribuem nas oito áreas dou direções do ambiente.

As Nove Estrelas são nove forças energéticas e psíquicas que influenciam o Homem e a Terra.

Portanto, são as estrelas  principais da Ursa Maior, Tang Lang, Wu Qu, Ju Meng, Po Jun, Lien Zhen, Lu Cun e Wen Qu.  Além disso, temos as duas auxiliares: Zou Fu e You Bi. 

Um mestre disse “entre o Céu e a Terra, todas as transformações, movimentos e circulações são regidos pelas nove estrelas.”

Construindo a relação entre a pessoa e  sua residência

Em primeiro lugar, a  análise do Ba Zhai deve considerar a combinação do trigrama pessoal com o trigrama do ambiente ou residência. 

Nesse sentido, cada residência terá um elemento regente, de acordo com o trigrama pessoal de seu morador.

Quando o trigrama pessoal e o trigrama da residência são do mesmo grupo, há uma combinação harmônica.  Porém, quando são de grupos diferentes, há uma combinação desarmônica.

Relacionando os Cinco Elementos aos Oito Trigramas

O próximo passo é relacionar os Cinco Movimentos aos Oito Trigramas.  Dessa forma, os Trigramas passam a ser  classificados em  Trigramas do Leste e Trigramas do Oeste.

Através do uso de cálculos chega-se ao princípio da combinação energética do trigrama pessoal com o trigrama do ambiente.

Por isso,  a melhor opção seria buscar uma moradia em um local que estivesse em sintonia com a energia do trigrama pessoal. Assim, cada residência passa a ter o assentamento (parte posterior) e a direção (porta principal) relacionadas ou a divisão Leste ou a divisão Oeste.

Entendendo o conceito de assentamento e porta da residência

O conceito do assentamento refere-se à parte interna do imóvel e o conceito da porta  à distribuição das estrelas. A porta da residência é chamada de Qi Kou, Boca do Sopro, local da entrada da energia na residência. A porta é o ponto de encontro entre o pequeno universo, a família, e o grande universo, a sociedade. Sua localização pode determinar a boa fortuna ou o infortúnio da pessoa.

A etapa seguinte é aplicar uma das divisões dos Trigramas à planta baixa da residência. Isso se faz  com o propósito de definir as direções favoráveis e as desfavoráveis.  Essas divisões da residência estão associadas as estrelas da Boa Fortuna e as estrelas do Infortúnio.

 Continuamos no próximo artigo. Até lá.

 

 Crédito da foto: LesCinqElements
var _Hasync= _Hasync|| [];
_Hasync.push([‘Histats.start’, ‘1,4126021,4,0,0,0,00010000’]);
_Hasync.push([‘Histats.fasi’, ‘1’]);
_Hasync.push([‘Histats.track_hits’, ”]);
(function() {
var hs = document.createElement(‘script’); hs.type = ‘text/javascript’; hs.async = true;
hs.src = (‘//s10.histats.com/js15_as.js’);
(document.getElementsByTagName(‘head’)[0] || document.getElementsByTagName(‘body’)[0]).appendChild(hs);
})();

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *