A ilusão da realidade

A ilusão da realidade>> entre Saturno e Netuno

Na esfera de Saturno concebemos o que percebemos como realidade, aqui são necessárias tanto estruturas e formas, quanto normas e regras. Além de  espaço e tempo.

Dentro da mandala astral, Saturno é o regente da primeira casa.

Segundo a tradição caldaica, esta casa mostra o corpo físico do nativo, assim como sua constituição e características da personalidade.

É o corpo que cria a persona

Saturno nos dá o corpo.

Entretanto, também constrói uma estrutura social para ser o espaço no qual a pessoa passará seu tempo em vida.

Rege vida/morte/vida.

Ao observarmos criticamente a cultura de determinado tempo, veremos como o homem e o espaço são interconectados por mecanismos que culminam em tradições, códigos, leis e regras.

A ilusão da realidade para além de Saturno

Para além de Saturno e para além da realidade aparente que este planeta representa, temos realidades paralelas.

Analogamente, tempos fora do tempo, utopias, sonhos, devaneios, fantasias, fé, transcendências mil.

Netuno é o senhor dessas transrealidades

Netuno é o planeta que dissolve a realidade aparente (saturnina).

As drogas e o álcool são domínios de Netuno.

Nossa sociedade contemporânea não reconhece legitimidade na alteração da mente.

A loucura e a drogadição são realidades carregadas de estigmas e na atualidade social é base de combate, as pessoas que são “pegas” por Netuno, tendem a ser combatidas por Saturno (criminalizadas).

A ilusão da realidade e o lucro com as complicações netunianas

Mas há um jogo sórdido que permite que haja uma frente que lucre com as complicações netunianas no convívio social.

O tráfico de drogas e a indústria farmacêutica; a medicina psiquiátrica e a manutenção e criação de patologias da mente.

Estrutura de guerra e estratégia de domínio (Saturno) que leva a sutileza humana ao embotamento estúpido das ordens, para ter o seu “ópio/heroína” (Netuno) na “recompensa” falsa do dever cumprido, e na conquista da doença, do vício.

Senhores da guerra, no Vietnã, e na China, por exemplo fizeram seus laboratórios com vidas de jovens e experimento com drogas e terror, e este ainda é um componente das guerras contemporâneas.

O resultado?

Zonas marginais, assim como cracolândias, doenças mentais, alcoolismos, violências.

Patrões do tráfico, política e justiça comparsas, diante da produção do desvio, viciada, que matando jovens enriquece os donos do  capital e do pó… Há um nó!

Sociedades que cultivam a tradição (Saturno) e preservam o sublime, divino em nós, tem seus Xamãs, para fazerem a ponte entre a realidade aparente (Saturno) e a realidade transcendental (Netuno), resultando assim em equilíbrio, saúde e devoção.

Um aspecto fundamental do sistema capitalista é a valorização da mente com base no que ela consegue apreender por meio da razão, e o que sai desse território (Netuno) é negado e no auge da negação, há o combate, com a potência falaciosa do extermínio.

A ilusão da realidade

As zonas marginais, estão lotadas de netunianos, é uma linha imaginária que liga o artista, o místico e o drogado.

É por mais difícil que seja reconhecer, é a potência transformadora viciada, que de tempos em tempos sofre a represália de um possível fim.

Mas como é uma ilusão, pois o infinito não tem fim (Netuno), e sendo assim, quando utilizado por mãos habilidosas em jogar com o tempo e os medos (Saturno), é o que de pior sustenta as fontes de fortuna dos capitalistas, desde o político/traficante, até o juiz/corrupto, passando pelas franjas do sistema com as polícias/milícias, até voltar ao ciclo com as vítimas da margem.

A ilusão da realidade Netuno é o amor universal, é o oceano, é o ponto da entrega.

Na perspectiva da astrologia moderna está associado à casa 12, local da subjetividade, onde a tendência é sermos nosso próprio inimigo, depositário de fantasias e fantasmas, da virtude ao vício, da luz e das trevas, do fim e para além, é um passo para o infinito, é também a universalização do amor, o tao, o todo.

A Astrologia é um campo que nos proporciona entendimento no nível individual e coletivo, nos colocando dentro de uma esfera mais ampla que o planeta Terra, ela nos posiciona diante das estrelas, em um universo misterioso, do qual fazemos parte.

Netuno nos conecta ao mistério da existência

É uma deusa atemporal ou um deus antes e depois do tempo, tanto faz.
Nós estamos e não sabemos na íntegra o que somos.

Entre o mistério e a realidade cria-se o vazio

O capitalismo lucra com esse vazio, na forma de religião, moda, indústria do álcool, entretenimento, drogas, medicamentos…
São as estruturas de Saturno, negando o encontro do vazio netuniano pela entrega amorosa, pela arte, pela compaixão, pelo sonho, pelo sublime, mas intensificando a angústia do vazio estagnado no agora, sem perspectivas de além, pois vem de um passado esquecido (Saturno).
Os desafios de Netuno e Saturno vão ao encontro da integração das realidades, do mundo da matéria e do mundo espiritual.
Da vida e da morte.
Entre um (Saturno) e outro (Netuno) não há escapatória, e o capital se torna ilusão, mas o vício já se tornou pesadelo e problema estrutural das sociedades modernas, avanços e regressos são ordenados pelos poderes.

E nós, e eu, e você? Como realizaremos a fusão que transcende o status quo?

((Netuno + Saturno = amor com responsabilidade / compaixão com respeito / fé com sabedoria / cooperação com autoridade / sonho com verdade.))

A estrutura social serve ao melhoramento humano?

E na minha vida pessoal, quais estruturas precisam ser transcendidas para o meu melhoramento pessoal?
Quais vícios alimentam minhas velhas estruturas?

Enquanto estamos, que sejamos amor. N’Ação, amando.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fabiane Marques

Astróloga e Historiadora, dançarina e poeta, vai entre os encontros da mente e da expressão, extraindo dos símbolos as conexões entre o existir e o sentir. No passo dos dias atendendo aos comandos do coração para fazer da vida a arte, da escrita a profissão, da dança o caminho, e da poesia a ação. Nada mais, nada a menos para Sol, Lua, Mercúrio e Ascendente em Gêmeos e uma Vênus em Touro, para o ar aterrissar. Contato: famarquescxs@hotmail.com Visite: http://trigonosastrais.blogspot.com/ http://fantasiasdoreal.blogspot.com/ Fabiane Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *