MUDRAS, OS GESTOS DO YOGA

Mudras são gestos realizados não apenas com o corpo, como também com a mente, as mãos, os pés, a boca ou os olhos.

Tais gestos são bastante usados no Yoga e nas danças indianas, pois fazem uma reverência a vários aspectos das divindades hindus e da natureza.

Unificam as dualidades que compõe nosso corpo físico e nosso corpo sutil, como a consciência individual e a consciência cósmica, a energia (prana) solar e a energia (prana) lunar, a matéria e o espírito, as dualidades pelas quais nossa mente discrimina tudo, etc.

Mudras ou selos

Também conhecidos como selos uma vez que exercem o controle das energias vitais através de suas posições, gerando alegria e bem estar geral.

Os grandes sábios da Índia, há mais de 4000 anos, conhecendo profundamente a anatomia e a fisiologia energética do ser humano, e compreendendo a estreita relação entre o aparato energético e o psíquico, perceberam que poderiam produzir estados mentais específicos a partir da colocação do corpo, ou partes do corpo, numa determinada posição gestual.

Os gestos, como selos, fixam na mente um estado particular e favorável ao praticante do Yoga.

O caráter arquetípico dos mudras

E todos nós experimentamos o caráter arquetípico e de grande poder dos mudras quando fazemos gestos iguais a qualquer outro ser em qualquer parte do planeta, como quando unimos as palmas das mãos em prece.

Tal gesto tem um componente universal e atemporal, remetendo-nos ao acesso de um inconsciente maior, e coletivo (C. G. Jung), ou, como dizem os orientais, no Akasha, o espaço cósmico, onde estão armazenados todos os conhecimentos da Humanidade.

Os mudras são ligados ao fluxo das energias da mente e do campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico, especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático.

Para o físico indiano e estudioso do Yoga, Harbans Lal Arora (1999), “eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o equilíbrio dinâmico e a harmonia interna”.

Significado de mudras

A palavra sânscrita mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados.

Pode ser traduzida por deleite, alegria ou prazer, pois ao conectar as correntes de energia solar e lunar nos canais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a consciência do prazer.

Outro significado para mudra é magia ou encanto, pois, como num passe de mágica ou num encantamento, um determinado gesto corporal conduz o indivíduo a um respectivo estado de mente calma ou feliz.
Assim, os mudras são também chamados gestos de poder.

O jñana mudra

Um gesto frequentemente usado no Hatha Yoga para dar suporte à concentração e à meditação é o jñana mudra, símbolo da sabedoria ou do conhecimento, em que a ponta do indicador e a ponta do polegar se unem e ou outros dedos permanecem estendidos.

O polegar representa a alma universal, e o indicador, a alma individual, que se unem para facilitar o estado interior de integração.

Assim como este, existem outros mudras, com um simbolismo próprio.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Daniela Monteiro

Professora de yoga, buscando passar o conhecimento com honestidade, baseado na verdade da tradiçao, caminhando ao lado das virtudes sempre relembradas pelos mestres. umarizzoyoga@gmail.com

Um comentário em “MUDRAS, OS GESTOS DO YOGA

  • maio 10, 2022 em 12:15 pm
    Permalink

    Muito bom o artigo.
    Site muito agradável e bonito, gostei muito.
    Abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *