Fernão Capelo e Gaivota e o signo de Sagitário

Em 07 de Dezembro de 2018, às 05h20 (horário de verão brasileiro)  ocorreu o ápice da Lua Nova aos  15º07’  de Sagitário .

Inicia-se , então,  o ciclo mensal com término  em 05 de Janeiro de 2019.

De acordo com a Metodologia de Símbolos Sabeus, a lunação ocorreu aos 16º de Sagitário, tendo por símbolo Gaivotas observando um barco.

Como resultado , o ápice deste ciclo, Lua Cheia,  ocorre em 22 de Dezembro de 2018, às 15:48, aos 00º4´ do eixo Câncer/Capricórnio.

De acordo com a Metodologia de Símbolos Sabeus, a Lua Cheia ocorre no primeiro grau do eixo , tendo por símbolos: 

  • Em um barco uma bandeira é arriada e outra hasteada  (Câncer) e
  • Um cacique indígena exigindo reconhecimento (Capricórnio).

Da mesma forma, tanto  0 primeiro  quanto o décimo-sexto grau  traz em si energia para uma nova situação, segundo a metodologia mencionada.

Assim, a oposição indica que enquanto o Sol , representando a consciência, exige reconhecimento.

Ao mesmo tempo,  a  Lua, representando as emoções,   fomenta a possibilidade de trocar de bandeira, abrindo-se ao novo, deixando ir embora o que não tem mais espaço.

Palavras-chaves: Por um lado, Transformação, transição, adaptabilidade,  flexibilidade, compromisso, vacilação, indecisão e por outro lado, autoafirmação, insistência, determinação, inflexibilidade, autoridade, autoconfiança, confronto, autoritarismo, comando.

 

Filme Fernão Capelo e Gaivota

Acima de tudo, voltando ao símbolo da Lua Nova, eu gostaria de lhe propor assistir ao filme Fernão Capelo e Gaivota para aprofundar o  entendimento do símbolo Gaivotas observando um barco.

Primeiramente, Fernão Capelo e Gaivota (Jonathan Livingston Seagull  em inglês)  é um drama  norte-americano de 1973.

Ademais, foi dirigido pelo Sagitariano Hall Bartlett . 

Anteriormente, o Canceriano Richard Back , escreveu o livro, publicado em 1970 , expressando  uma alegoria 

sobre a importância de se buscar propósitos mais nobres para a vida.

 Sinopse : Uma gaivota de nome Fernão decide que voar não deve ser apenas uma forma para a ave se movimentar.

Assim, a  história desenrola-se sobre o fascínio de Fernão pelas acrobacias que pode modificar e em como isso transtorna o grupo de gaivotas do seu clã.

Enfim, é uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor. 

Assista ao filme , clicando aqui

 

FERNÃO CAPELO E GAIVOTA   E SÍMBOLOS SABEUS 

Inegavelmente, o filme é uma obra que toca o coração ; os personagens são gaivotas, os efeitos visuais feitos com tecnologia de 40 anos atrás. 

Assim, a  personagem principal é uma gaivota chamada Fernão. 

Surpreendentemente, Fernão é uma variante do nome latino Fernando, que significa, “ousado para atingir a paz”, “o que ousa viajar”, “viajante corajoso”, segundo o Dicionário de Nomes Próprios. 

Procuramos, então, fazer aproximação entre a jornada da gaivota Fernão com Astrologia e  Símbolos Sabeus, utilizando o modelo da Cruz. 

Dessa maneira, explicitamos: 

  • Jornada, o percurso de transformação da personagem.
  • Símbolos Sabeus, como um conjunto de símbolos atribuído a cada grau da mandala astrológica, organizado pelo Dr. Marc Edmundo Jones, nos Estados Unidos na primeira metade do sec. XX.
  • Modelo da Cruz, sistema que divide a mandala astrológica em quadrantes por linhas perpendiculares, formando o eixo da Consciência (vertical) e o do Poder (horizontal).

 

SIGNO DE SAGITÁRIO

 

Primeiramente, Sagitário é um signo masculino,  yang, de ação, do elemento Fogo e de ritmo mutável.

Além disso, é o palco de  assuntos  relacionados a verdade, questões legais, paz mental, viagens, liberdade, aventuras, otimismo, fé, encontrar soluções , bem como,  excessos 

Ademais, Sagitário é  signo de fogo mais avançado  e nos impulsiona à integração com a sociedade como um todo.

Assim,  novas leis surgem espontaneamente, porém,  associadas ao idealismo,   podem não ser aceitas pela ordem vigente,  por provocar reformas societais .

Analogamente, no filme, Fernão Capelo é apresentado como uma ave que não se contenta em voar apenas para comer. Ele tem prazer em voar e esforça-se em aprender tudo sobre voo.

Assim, é uma gaivota que quer deixar o mundo comum, voar alto e desbravar o mundo.

Está  preocupado com a beleza de seu próprio voo, em aperfeiçoar sua técnica e executar o mais belo dos vôos e motivar as outras gaivotas.

 Assim, toda esta apresentação me sugere que a energia de Fernão vem de Sagitário.

  

SÍMBOLO DE SAGITÁRIO

Mediante estas características encontramos dentre os símbolos do Signo de Sagitário “Gaivotas observando um barco”atribuído ao 16º.

Este grau, segundo esta metodologia, é considerado de iniciação, uma vez que vem carregado de energia para novas situações.

 O símbolo nos traz uma imagem de uma ave de rapina, sempre atenta ao que ocorre ao seu redor, utilizando sua poderosa visão.

 Representa qualidades nobres, de fidalguia e da possibilidade de prever acontecimentos, devido à presença no aqui-agora.

 No aspecto negativo, a capacidade de ver no outro a satisfação de suas necessidades próprias.

 Sendo uma ave de rapina marítima, podemos pensar na sua habilidade de lidar com emoções.

 

 A seguir , os quatro símbolos que formam o modelo da cruz:

 

Eixo da Consciência.

Sagitário e Gêmeos formam o eixo da consciência:

Eixo vertical – Neste eixo, encontramos no plano superior, o ponto por onde entra a energia e no ponto inferior (180º) , o ponto onde a energia se deposita

A interação entre dois pontos – energia e espaço –  oferece condição para a experiência se realizar,  possibilitando a ampliação de consciência sobre a própria existência.

  • 16º de Sagitário: “Gaivotas observando um barco” .
  • 16º de Gêmeos: “Uma mulher sufragista fazendo um discurso”.

 Estes dois símbolos abordam os pólos relativos a  :

  • liderança, intuição, visão ampla, previsão de acontecimentos do lado Sagitariano e
  • insatisfação, frustração,  rebeldia, vontade de libertar-se do que oprime do lado Geminiano.

 Palavras Chaves: Reciprocidade, Vigilância, Antecipação,  Expectativa,  Oportunidades,  Prontidão, Atenção, Emancipação, Denúncia,  Protesto,  Indignação,  Desprazer, Revolta, Aborrecimento,  Ressentimento,  Desaprovação, Exasperação, Amargura.

 Contexto

O jovem Fernão Capelo Gaivota mostra-se frustrado com o materialismo,  com a conformidade e a limitação da vida de uma gaivota.

Assim, entra em conflito com o seu bando e acaba sendo expulso seu meio, por não seguir as normas vigentes.

Torna-se, então,  um banido, um marginal  da sociedade.

 

Eixo do Poder

Peixes e Virgem formam o Eixo do Poder 

Eixo horizontal – apoio e assistência ao processo do despertar da consciência. 

Neste eixo encontramos à esquerda o ponto do poder do conhecimento, e à direita, o ponto poder da ação. 

Pontos, esses,  que trazem clareza ao uso legitimo do poder  ao mesmo tempo ampliam a consciência e a responsabilidade sobre a própria vida. 

Distantes 180º ,  encontram-se  em constante troca , alternando entre o SABER  e o TORNAR-SE, através da ação.

  • 16º de Peixes – “Um fluxo de inspiração”.
  • 16º de Virgem – “Um orangotango”.

Estes dois símbolos abordam os pólos  relativos a :

  • inspiração, entrada da mente em nova dimensão,  canais intuitivos,  confronto de conhecimento com a realidade do lado Pisciano  e 
  • atitudes desenfreadas, agressividade, potencial e capacidade de se proteger, poder pessoal, sabedoria do corpo, canalização do instinto, do lado Virginiano.

 Palavras Chaves : Vislumbre, Criatividade, Poder Espiritual, Estimulação,  Encorajamento, Imaginação, Originalidade,  Ingenuidade,  Recursos, Ideias,  Inovação,  Talento, Brilhantismo, Inteligência, Visão,  Insights,  Intuição , Previsão,  Presciência,  Revelação, Profecia,  Poderio, Primitivo, Cru, Bruto, Animal, Incivilizado, Atávico, Inculto, Id, Libido, Desejos inconscientes,  Recursos Naturais, Destreza,  Agilidade, Habilidade.

 Contexto

Após o banimento, Fernão  é encontrado por duas radiantes gaivotas que lhe explicam que ele já aprendeu muito e agora elas estão lá para ensinar-lhe mais.

Ao segui-las, Fernão transcende a uma outra sociedade onde todas as gaivotas desfrutam da paixão pelo voo. Fernão, continua a trabalhar no amor”.

Fernão entende que o espírito não pode ser verdadeiramente livre sem a capacidade de perdoar e que o caminho do progresso passa pela capacidade de tornar-se um professor.

Volta, então,  para o antigo bando a fim de  compartilhar suas ideias, suas descobertas recentes e sua grande experiência.

Assim, Fernão, mais espiritualizado, valorizando o perdão e  amor, está pronto para exercer a missão Sagitariana de provocar e estabelecer leis mais avançadas na sociedade em que vive. 

 

Finalização

 Bom pessoal, espero que  texto tenha lhe ajudado a perceber a dinâmica dos Símbolos Sabeus e tenha lhe oferecido  caminhos para finalizar este ciclo da Lua Nova , da melhor forma possível. 

Este filme é apenas um dos exemplos de como os símbolos podem ser dramatizados.

Entendendo a dinâmica, podemos observar se a mesma ocorre no nosso contexto.

Até a próxima.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Sonia Beth

Sonia Beth , Assistente Social com Especialização em Psicologia Analítica. Estuda sistema de imagens simbólicas denominado Símbolos Sabeus. Introdução a Psicologia Arquetípica com Laurence Hilmann. Facilitadora do Jogo do Herói. Consultas pessoalmente. sobeh@terra.com.br / Astrologia , Simbolos Sabeus e Cinema / Skype / IMAGENS MITOLÓGICAS / SINAPSES / FACEBOOK / Twitter : @soniabethc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *