Acupuntura científica para dor

Acupuntura científica para dor

I – Acupuntura sem circulação de energia?

Olá como vai? Hoje vamos falar um pouco sobre uma forma de acupuntura diferente da tradicional. A Acupuntura Científica, que não se baseia em circulação de energia e nem na medicina tradicional chinesa. Mas sim em aspectos científicos ocidentais.

Essa técnica é usada para casos de pacientes com dores, é uma técnica que trata com bastante eficiência a dor. Constitui-se de uma terapia física, devido ao seu efeito mecânico da introdução das agulhas. São elas que promovem uma estimulação de estruturas dérmicas e subdérmicas.

Usamos aqui um número bem reduzido de agulhas. Na grande maioria das vezes menos que dez, sendo portanto uma técnica rápida, pouco dolorida e também segura.

II – A origem da técnica:

Esta técnica foi desenvolvida pelo Acupunturista Sérgio Franceschini, que ensina esta e outras técnicas em sua escola em São Paulo.

É uma técnica ocidental que se fundamenta na restauração do equilíbrio do organismo. Potencializando a auto cura sem causar efeitos colaterais, utilizando três grupos de pontos.

• Acupontos sintomáticos: São aqueles pontos dolorosos. O ponto em que pessoa está sentindo dor, e também os pontos gatilhos. Nos quais, além de dor, temos uma nodulação muscular. Esses pontos são sensíveis e dolorosos quando o terapeuta faz a palpação deles.

• Acupontos paravertebrais: São localizados paralelos a coluna vertebral. Estes ficam bastante próximos das raízes nervosas que se projetam da medula espinhal. E variam de acordo com o tratamento a ser efetuado.

• Acupontos Homeostáticos: São 24 pontos primários distribuídos pelo corpo com a função de restabelecer a homeostase. Reestabelece  o equilíbrio orgânico, de acordo com o local a ser tratado teremos um ponto desses na região.

III – Induz a produção de substâncias pelo organismo:

Portanto essa técnica atua estimulando terminações nervosas para induzir a produção de determinadas substâncias. Estas irão atuar como analgésicos e antiinflamatórios.

Inicialmente a estimulação de fibras nervosas reagem ao estímulo das agulhas trazendo sedação, um efeito calmante e relaxante.

Em todos os pontos estimulados a primeira substância que seu organismo produz é a endorfina, que atua como analgésico.

Na sequência, dependendo do estimulo e do organismo do paciente, pode se produzir a encefalina, outro analgésico.

E, por fim, a dinorfina que é um analgésico bem potente, bem como o cortisol que é um anti-inflamatório.

IV – Bloqueio analgésico eficaz:

Com isso conseguimos um alívio muito considerável das dores. Produzimos um “bloqueio analgésico” no local da dor e na raiz nervosa da coluna. Para em seguida planejarmos a estratégia de tratamento mais adequada para a situação.

Espero ter aberto um pouquinho sua mente em relação ao agulhamento. Este não necessariamente visa à manipulação da energia, mas que tem também um fundamento científico ocidental.

E mesmo não sendo uma das técnicas tradicionais, tem um resultado surpreendente.

Grande abraço e até a próxima!!!




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *