Graus Simbólicos – Janduz – Os 30 graus de Áries

Graus Simbólicos – Janduz

Os 30 graus de Áries

tradução literal de Raul V. Martinez (1988)
Ofertada ao site Meio do Céu – Claudia Araujo para auxiliar os leitores no estudo astrológico

Janduz – Les 360 Degres Du Zodiaque Symbolises Par L’image, editions Niclaus, Paris 1939
K. Hitschler – Pouvoirs Secrets des Mots et des Symboles, editions de la BaconniŠre, Neuchatel (Suisse), 1968

Áries
AR 01.

Um homem robusto, com membros um pouco pesados, está em pé, caminhando; sua mão direita balança uma clava, a mão esquerda está apoiada no quadril; uma pele de animal ou um pano grosseiro lançado sobre o corpo atenua a nudez. Ele dá a impressão de força tranqüila, mas decidida.

ou – Um homem segurando com a mão direita uma foice e com a esquerda uma atiradeira.

AR 02.

Um belo cavaleiro sobre um cavalo de raça, arreado ricamente. Com a mão direita maneja um sabre, com a esquerda mantém as rédeas, dominando sem piedade o cavalo, que se empina vendo se introduzir sob suas patas formas reptilianas.

ou – Um homem com cabeça de cão, a mão direita estendida e fechada em sinal de ameaça.

AR 03.

Uma mulher de boa companhia está sentada em uma cadeira baixa, em seu aposento; seu olhar é agradável, sorridente, seu vestido é elegante; seu braço direito e sua mão esboçam um gesto como se desejasse explicar alguma coisa a alguém que não se vê. Atrás dela, uma mulher está semi-deitada sobre um tapete, pouco vestida, em uma pose lasciva e provocante.

ou – Um homem, com a mão direita estendida e aberta, e a esquerda atravessada em sua cintura.

AR 04.

Um bosque de árvores com muitas plantas e essências de espécies e cores diferentes, no qual passeia um homem rústico. Ao abrigo de uma moita, um homem grosseiro se dissimula.

ou – Um homem com cabelos arrepiados, segurando com a mão direita um gavião e com a esquerda um chicote.

AR 05.

Uma porção de céu noturno transtornado por uma violenta tempestade, os trovões listram a nuvem, revelando uma massa rochosa, ao longo da qual, indiferente à tormenta, um homem forte, musculoso, decidido, sobe alegremente.

ou – Dois homens: um cortando lenha com um machado; o outro segurando com a mão direita um cetro.

AR 06.

Na montanha, tendo seguido um caminho em curvas e abrupto, um homem a cavalo, na borda de um talude, olha altivamente em torno dele; a seus pés, no fundo do vale, trabalhadores se atarefam.

ou – Um rei, coroa na cabeça, segurando com a mão direita uma esfera e com a esquerda um cetro.

AR 07.

Um caminho solitário no campo, conduzindo a um pequeno bosque; o caminho é ladeado por um muro que projeta uma linha de sombra, na qual corre uma raposa na direção do pequeno bosque.

ou – Um homem com armadura e tendo uma flecha colocada no arco.

AR 08.

Um homem em cólera provoca outros que jogam pacificamente bolas em uma praça pública. Um punhal na mão, tendo dilacerado um cartaz, ele treme de raiva, constatando o pouco efeito que produz.

ou – Um homem com um capacete na cabeça, tendo na mão direita uma atiradeira.

AR 09.

Um homem em pé sobre um terraço elevado, os braços cruzados sobre o peito, em uma pose altiva, olha com ar conquistador o panorama de uma cidade a seus pés.

ou – Um homem, com a cabeça nua, tendo na mão esquerda uma espada.

AR 10.

À esquerda: um campo de batalha, mortos e feridos. À direita: um quadro de caça, faisões, perdizes, coelhos; no meio, um homem armado.

ou – Um homem perfurando um urso com um golpe de lança.

AR 11.

Uma mulher recostada sobre um sofá ou divã, em uma posição e com traje leve igualmente elegantes e um tanto equívocos, o vestido parecendo prestes a escorregar da espádua.

ou – Uma mulher em pé, segurando com a mão direita uma chave.

AR 12.

Um homem segurando seus dois pequenos filhos pelas mãos, passeia com eles em seu jardim; se entrevê a casa simples através dos ramos. O pai e’ amável, e entretanto ele parece atormentado por uma idéia que se percebe a razão no espelho de água que lhe mostra o seu reflexo adornado, cingido por uma faixa, etc…

ou – Uma águia com as asas abertas, voando em redor de seu ninho.

AR 13.

Uma montanha iluminada pelo sol poente. Sobre seu cume se perfila um homem já idoso, um pouco curvado, segurando um cetro com a mão direita e uma coroa real com a mão esquerda. Um amplo manto esconde seu traje.

ou – Um homem lutando com um carneiro que mantém pelos chifres.

AR 14.

Um homem bem trajado e de boa aparência (gênero Tastevin aburguesado) sai de um celeiro bem suprido e apresenta, levantando o braço, um copo cheio de vinho. Diante dele um cão e um leão sentados se olham amigavelmente.

ou – Um homem em pé, as mãos entrelaçadas.

AR 15.

Um homem em perigo de se afogar se debate contra a corrente; um pouco acima se vê a passarela que se desmoronou sob seus passos.

ou – Um homem com armadura, cabeça nua, com os braços afastados e estendidos.

AR 16.

Uma mulher em pé, um pouco inclinada para frente, tem em equilíbrio uma balança cujos pratos contem, um deles um copo de vinho, e o outro, peças de ouro, diamantes, pérolas etc…

ou – Um homem derramando a água contida em um vaso.

AR 17.

Um jovem estudante, um livro na mão, passeia por um caminho sombreado; os raios do sol passam através dos ramos e iluminam seu rosto.

ou – Um homem ricamente vestido, em pé e imóvel.

AR 18.

Um homem e uma mulher, ambos em pé, se apertam as mãos; eles tem um ar bom e doce, e o homem esboça um gesto de proteção.

ou – Uma mulher sentada em um trono, a mão direita levantada.

AR 19.

Um velho, vestido com um roupão gasto, em interior pobre, aperta nervosamente contra seu peito dois sacos de pano, sobre os quais se destaca a palavra: Ouro.

ou – Um homem em pé, as mãos estendidas para um cofre de onde escapa ouro.

AR 20.

Um homem se equipa para uma longa e dura viagem; em redor deles acessórios diversos; em seu cinto uma bolsa e um punhal.

ou – Um homem com um capacete na cabeça, montado sobre um avestruz, e puxando um cavalo pelo bridão.

AR 21.

Um homem só sobre uma jangada, no meio do oceano encapelado; está maltrapilho, magro, com fome, miserável; mas é enérgico e mostra bons sinais de destreza.

ou – Um cão sentado em frente de um leão, igualmente sentado.

AR 22.

Um homem, com ar distraído, se afasta de uma fonte da qual acaba de apanhar água, que ele deixa escapar da vasilha, sem se aperceber; no canto, um urso teima em morder uma árvore caída no solo.

ou – Um urso sentado mordendo uma viga.

AR 23.

Um homem está sentado sobre o canto de uma mesa debaixo de um caramanchão, o ar despreocupado, olhando na luz o vinho de seu copo, enquanto dois maus companheiros, sentados não longe dele, conversam misteriosamente, o observando; à direita, três serpentes combatendo três outras.

ou – Três serpentes que combatem três outras.

AR 24.

Um homem, preguiçosamente recostado sobre um tapete, joga com uma mão bolas brilhantes ou diversamente coloridas, enquanto que atrás dele se tem uma mulher quase nua, com um cinto guarnecido com pedras preciosas, que o olha com um ar dominador e desdenhoso.

ou – Uma mulher nua, apenas com um cinto, com a mão direita estendida.

AR 25.

Um cavaleiro dando a impressão de força, monta um cavalo bravo que mantém firmemente nas mãos. Ele olha com um ar de desprezo um ser mal formado, com os cabelos desordenados, montado sobre um carneiro, que se esforça para jogá-lo no chão.

ou – Um homem com cabelos eriçados, e montado sobre um carneiro.

AR 26.

Um personagem real apresenta seu cetro a um clérigo ajoelhado, enquanto sobre eles, um grande sol projeta seus raios sobre um sol menor.

ou – Um sol projetando seus raios sobre um sol menor.

AR 27.

Um homem tendo tropeçado vai cair, os braços para frente, próximo de um dragão que parece o observar.

ou – Um grande dragão estendido sobre a terra.

AR 28.

Uma mulher loira, ricamente vestida, está em pé, só, fazendo um gesto de acolhimento.

ou – Uma mulher em pé, ricamente vestida.

AR 29.

Um homem robusto e de aparência humilde abate uma árvore a golpes de machado; no solo um livro, porque o homem repousa estudando.

ou – Um homem segurando com suas duas mãos uma serra.

AR 30.

Uma mulher puxa atrás dela um cavalo bem arreado, em lugar de se fazer transportar por ele, e mais longe, um homem equipado para ir a guerra parece consultar a Lua em seu declínio.

ou – Uma mulher puxando atrás dela um cavalo arreado.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *