FLORAIS DE BACH

FLORAIS DE BACH

I – Os sete grupos de florais:

OS FLORAIS DE BACH SÃO DIVIDIDOS EM GRUPOS. O DR. EDWARD BACH DIVIDIU O SEU SISTEMA FLORAL EM SETE (7) GRUPOS DIFERENTES E MAIS O COMPOSTO RESCUE REMEDY. E ASSIM FICOU: Grupo do Medo, Grupo da Incerteza e Insegurança, Grupo da Falta de Interesse no Presente, Grupo da Solidão, Grupo da Hipersensibilidade as Influências e Ideias Externas, Grupo do Desalento e Desespero, Grupo do Cuidado Excessivo com os Outros e o Rescue Remedy.

Para mim, como TERAPEUTA FLORAL, o grande interesse desta divisão do Repertório, feita pelo Dr Bach, é identificar qual ou quais energias estão trazendo mais sofrimento para a pessoa no presente (situação). E/ou pela sua personalidade (tipo).

Um número grande de identificações de florais dentro de um determinado grupo, pode me auxiliar nisso.

Ou seja, a pessoa a minha frente, pode estar padecendo, preponderantemente, dentro de um dos grupos de florais. E, portanto, posso identificá-la melhor.

Na prática, à medida que vamos percebendo na pessoa o que ela está sentindo. Vamos anotando os florais dos quais ela está negativada e a encaixando nos grupos.

Assim vamos desenhando a Espinha Dorsal dos seus sofrimentos.

II – Descobrindo o cliente como se desflora uma flor:

Em TERAPIA FLORAL DE BACH, trabalhamos como se estivéssemos desfolhando uma flor, começando pelas pétalas externas. Assim os primeiros florais que detectamos, podem ser, apenas, as capas que a pessoa veste.

Capas essas que escondem o seu âmago.

Vale deixar claro que os Florais não vão substituir os remédios, caso o cliente os esteja tomando. E também não quer substituir uma Psicanálise, por exemplo. Os florais ajudam e aceleram a TRANSFORMAÇÃO íntima. Sendo capazes, deste modo, de fazerem com que a pessoa PERCEBA onde está se EQUIVOCANDO.

III – O GRUPO DO MEDO:

O MEDO é uma emoção que paralisa e nos fecha para a Vida. A pessoa com MEDO pode ir se tornando egoísta. Porque, para ela, tudo está voltado para os riscos que pode correr ou que possa vir a correr. E, no máximo, se preocupa com o risco que os seus entes queridos possam vir a ter que lidar. Com o tempo o MEDO pode tomar conta da sua realidade, pode se aprofundar. E ir causando sintomas difíceis da pessoa lidar e, assim, diminuindo a sua esfera de ação. A ponto de prejudicar a sua vida profissional, pessoal e até mesmo a sua saúde geral. Dr EDWARD BACH dividiu o GRUPO DO MEDO em cinco (5) florais, para cinco (5) tipos específicos de MEDOS.

IV – O PRIMEIRO TIPO DE MEDO:

É o MEDO CONCRETO, que tratamos com o floral MIMULUS. São os MEDOS que se podem nomear e estão ligados ao medo da morte física. Ao medo de doenças, de fazer exames, de animais, de temporal, trovão, medo de dentista, medo de elevador. Além do medo de prestar uma prova, de falar em público, de andar de avião, de viajar e se acidentar, etc.

Geralmente pessoas do tipo MIMULUS são tímidas (medo de gente), podem gaguejar, suar nas mãos quando são obrigadas a se colocarem. São sensíveis ao frio, ao calor, aos barulhos, como se sentissem tudo na pele. E ainda costumam ser pessoas silenciosas, que gostam de estar “em seus quartos”, com elas mesmas.

MIMULUS TEM FLORES GRANDES, AMARELAS E SOLITÁRIAS. QUE CRESCEM NA BEIRA DE RIOS, AO LONGO DOS REGATOS, EM LUGARES ÚMIDOS. O floral MIMULUS é o floral que nos confere a CORAGEM para enfrentarmos a vida e os desafios diários. É através dele que fazemos frente a TIMIDEZ que nos impede de irmos em busca dos nossos sonhos. Com MIMULUS podemos realizar a viagem que gostaríamos de fazer, o tratamento dentário tão adiado. Os exames que o médico nos pediu, a operação que não pode mais ser adiada.

V – Uso em crianças, plantas e animais:

MIMULUS É TAMBÉM UM FLORAL INDICADO PARA CRIANCAS, PLANTAS E ANIMAIS. Quando você percebe que as flores das suas plantas custam a romper. Ou que estão abaixo do tamanho normal, como se estivessem acanhadas, com vergonha de se mostrarem, use MIMULUS.

Quando o seu filho ou filha estiver se negando a ir para ESCOLA, usando dores de garganta, de cabeça. Sem quererem sair da cama ou debaixo de cobertas. Podem estar desenvolvendo acanhamento ou medo de enfrentar o aprendizado. Ou podem ser um TIPO MIMULUS, mas aí os sinais começam antes da idade escolar. Na maioria das vezes: custar a falar, custar a andar, ter medo quando você se afasta, fica tímida quando alguém tenta agradar, etc.

Quando o seu animal se esconde de barulhos, de fogos, trovões. Quando se mostra tímido, com medo de aprender. Quando a visita chega e ele se entoca ou até ameaça pelo medo, dê MIMULUS para ele.

VI – O início da Jornada do Herói:

MIMULUS é um floral terreno, ligado ao MEDO DE SER HUMANO, ao MEDO DE VIVER. MIMULUS é um dos DOZE CURADORES, trabalha a energia da terra. O planeta Saturno e os astrólogos atribuem a sua energia ao signo de CAPRICÓRNIO.

MIMULUS nos inicia na JORNADA DO HERÓI!

SEMANA QUE VEM FALAREMOS SOBRE O SEGUNDO FLORAL DO GRUPO DO MEDO.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Eliana Branquinho de Almeida

Eliana Psicoterapeuta Holística Especializaçao em Terapia Floral de Bach Email: elianabranquinho@hotmail.com WhatsApp: 21 98833-6465 - Teresópolis Curso e Atendimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *