O Sol – Os Luminares II

O Sol – Os Luminares II

Tanto o deus patriarcal, quanto o pai, fogo, o Sol, falo, são sinônimos mitológicos. São tanto símbolos da criação quanto do criador.

O Sol é o pai visível do mundo, aquele que o fecundou e criou.

Portanto, é o Sêmen do progenitor.

Seu princípio é o da paternidade, correspondente à própria força vital fecundadora capaz de gerar o homem e o mundo.

O Sol representa ainda a força psíquica que denominamos libido. Essa força está disponível para ser usado pela consciência.

É ela que propulsiona o movimento, propiciando e gerando vida.

Com efeito, para que entendamos bem o papel dos luminares em nossos mapas, é necessário percebermos analogicamente seus símbolos. E, em se tratando de símbolos,é necessário sempre uma ampliação.

Por exemplo, a imagem do falo é uma simbólica análoga à do Sol; enquanto penetração, ação e fecundação.

Como o sol, Seu princípio é dinâmico, viril, motor.

O mau relacionamento entre o Sol e a Lua no mapa natal, e fundamentalmente, uma predisposição da Lua por posicionamento natal a eclipsar a luz do Sol, são os maiores fatores responsáveis por nossa regressão.

O indivíduo se mantém preso à matrix, à mãe, e fica retido em sua Lua.

Qual seria o problema de estar preso à Lua Natal?

Porque, dessa maneira, o indivíduo é jogado de volta ao passado. Quer isso se passe através de sentimentos, quer de lembranças de um estado de ser paradisíaco onde não era necessário desembainhar a espada e partir em busca do futuro.

Essa característica lunar funciona como os tentáculos de um polvo que aprisionam o ego emergente, para lhe afogar uma vez mais no oceano do inconsciente.

Ninguém pode viver preso ao próprio inconsciente e evoluir em sua vida prática.

Assim sendo, o sol corresponde à luta do herói que tem que matar o monstro. Consequentemente, urge reforçar as características solares no mapa natal.

Quando dizemos que essa é uma luta masculina, que o Sol é sempre masculino, não estamos nessa leitura fazendo uma associação com o homem enquanto ser sexuado, mas a um arquétipo do masculino.

Estamos portanto, nos referindo à uma representação do fator masculino da psique: o ego e a sombra do homem, além do ego e do animus da mulher.

Por essa associação, mais uma vez, analogicamente, o Sol se encontra associado ao Pai, ao Criador, ao Logos, à Consciência.

Um dos símbolos a ele também associados é a espada.

A Espada é o logos e representa o que tudo corta, disseca, discrimina, raciona, elimina, secciona, parte, rotula, reparte e separa.

É a própria separatio alquímica

Ela é a consciência em ação.

Impulsiona para o futuro, para o que está por vir.

Visa portanto, a superação dos obstáculos, a conquista e a capacidade de crescer para que mais tarde então, seja capaz de reunificar o que foi separado.

Nascemos contidos no uno, sem identidade própria. Mais tarde,é necessário essa separatio, e num estágio posterior,a reunificação dos dois fatores da psique.

Os Luminares – o sol

É ele ainda, quem mais indícios nos traz sobre nosso pai pessoal, e também, sobre a qualidade de nosso relacionamento com ele.

Se refere aquilo que herdamos dele, e aquilo que temos que organizar, estruturar, fazer viver, pois não foi cumprido por ele em sua totalidade.

É a herança genética psíquica que nosso pai nos deixou.

O Sol nos reporta a um repasse de responsabilidades adquiridas por sermos filhos daquele pai específico.

Através do nosso Sol, nosso pai será redimido, revitalizado e fortalecido.

Só que o pai não se opõe necessariamente ao matriarcado e ao feminino como se supõe, pois eles constituem em fases evolutivas simbólicas.

Um não vive sem o outro, um necessita do outro, contudo em fases e setores diversos.

O sol representa o desenvolvimento da consciência solar, a libertação do inconsciente (lua), para que seja possível o desenvolvimento e autonomia do ego.

Sem esse movimento, ficaremos presos indefinidamente à matrix. Jamais nos tornaremos seres adultos e individuados.

Contudo, há que sempre nos lembrarmos de que o sol em excesso queima, calcina, inflaciona, e afasta. A espada como símbolo, também pode se referir aquela que fere, que isola dos demais.

Daí a necessidade do equilíbrio e apoio recíproco solilunar numa etapa pós separatio.

Por conseguinte,o que é necessário entender é que toda nossa carta natal precisa se expressar, mas em equilíbrio, na dosagem certa e no momento adequado.

O Sol por Howard Sasportas:

“Não tenho modo de enfatizar em demasia a importância do Sol.
Em minha opinião, ele é o coração do mapa.
Isso não deve surpreendê-lo se você se lembrar de que ele compreende 99,8% do Sistema Solar.
É o Sol, que direta ou indiretamente, fornece toda a energia que sustenta nossa existência terrena (…)
Tenho certeza de que, para nos sentirmos completos e realizados, precisamos expressar nosso signo solar; precisamos tentar nos desenvolver na esfera da vida associada com a casa em que o Sol está colocado em nosso mapa, deveríamos tentar encontrar maneiras construtivas de personificar , integrar e utilizar qualquer planeta que forme aspecto com nosso Sol (…)

Esse trecho do Sasportas, enfatiza sua importância fundamental como meta e como realização daquilo que nos propusemos para essa nossa caminhada. Ele é a grande conquista do herói de nossos mapas, que na realidade, somos nós mesmos.

http://www.grupomeiodoceu.com/internas/2019/01/31/os-luminares-i/

 




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Araujo

Aquário com Gêmeos, sou muitas e uma só. Por amar criar com as mãos, sou designer de biojóias e mantenho o site terrabrasillis.com, assim como pinto aquarelas e outras ¨manualidades¨. Por não me entender sem a busca do mundo interno do outro, sou astróloga com 4 anos e meio de formação em psicologia analítica sob a supervisão de José Raimundo Gomes no CBPJ – ISER e já mantive por anos o site Meio do Céu. Nessa nova etapa mantenho o site grupomeiodoceu.com. Dou consultas astrológicas e promovo grupos de estudo de Jung e Astrologia, presenciais e online. São várias vidas vividas numa única existência, mas minha verdadeira história começa aos 36 anos, e o que vivi antes ou minha formação acadêmica anterior, já nem lembro, foi de outra Claudia que se encerrou em 1988. Só sei que uso cotidianamente aquilo em que me tornei, e busco sempre não passar de raspão pelo mapa astrológico do outro. Mergulhar é preciso, e ajudar o outro a se transformar, algo imprescindível. Só o verdadeiro autoconhecimento pode gerar transformação. Não existe mágica, e essa autotransformação não ocorre via profissional, mas apenas através do real interesse do cliente em buscar reconhecer como se manifesta em sua vida cotidiana e qual seu potencial para a transformação. Todos somos mais do que aquilo que vivenciamos. A busca deve passar sempre pelo reconhecimento daquele eu desconhecido que em nós mesmos habita. A Astrologia é um facilitador nessa busca porque nela estão contidos tanto nossos aspectos luz quanto sombra. Ela resolve nossos problemas? A resposta é não. Ela apenas orienta no sentido do reconhecimento de nossa totalidade. A busca é do cliente. A leitura é do astrólogo, mas só o cliente poderá encontrar o caminho de sua totalidade e crescimento responsável. websites : www.terrabrasillis.com e www.grupomeiodoceu.com Fale com Claudia direto no Whatsapp

Um comentário em “O Sol – Os Luminares II

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *