PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O mês de janeiro está quase no final e muitas pessoas dizem que o ano só começa após o carnaval. De modo que, reflita: em 2019 o carnaval será apenas no início março. Ou seja, você decerto terá mais de 60 dias de oportunidades de fazer o seu negócio prosperar começando agora.

E para falar de Planejamento Estratégico de qualquer negócio, não importa seu tamanho ou área de atuação. Inegavelmente precisamos ter como ponto de partida o propósito, a missão, a visão, os valores e o modelo do negócio. Assim, mapear as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é fundamental. Como é fundamental traçar um retrato do ambiente no qual você vai navegar. Ou seja, definir anteriormente objetivo e metas, e acompanhar o seu desempenho, é o cerne do planejamento estratégico. Nossa, falando assim assusta! De fato é trabalhoso, mas é possível.

PLANEJANDO A JORNADA: PENSAMENTO ESTRATÉGICO

Grandes empresas costumam pensar seus objetivos estratégicos, muitas vezes, lá pelo mês de outubro do ano anterior. Mas quem está gerindo um pequeno negócio, não tem o tempo, nem a estrutura a seu favor. Na maioria das vezes um funcionário cumpre várias funções.

Principalmente nesses casos é que o planejamento deve ser o mais realista possível e o acompanhamento, frequente. Monitorar e medir são indicadores do que pode e deve ser ajustado e aprimorado. Vou explicar mais detalhadamente.

Planejando a Jornada
Planejando a Jornada

 

PLANEJANDO A JORNADA: REVENDO O PROPÓSITO E DEFININDO A MISSÃO

Se você está alinhada com o seu propósito empreendedor, esse é o momento de revê-lo e verificar o quão próximo ou distante dele a sua empresa caminha. Caso não se lembre, clique na matéria anterior para refrescar a memória.

Agora, após revisitar o seu propósito, vamos pensar no que move a sua empresa, por que ela existe, qual a sua essência? Conseguiu a resposta?

Então, coloca numa frase bacana, que faça sentido pra você e para sua empresa. E assim, você já definiu a missão do seu negócio.

Exemplos de Missão de empresas famosas:

Disney: Alegrar as pessoas – ser líder mundial na produção e provimento de entretenimento e informação.

Coca cola: Refrescar o mundo, em corpo, mente e espírito.

Natura: Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.

E agora exemplos de alguns startups:

Yellow: O propósito da Yellow é promover um impacto positivo na cidade, revolucionando a mobilidade urbana que conhecemos.

Banco da Maré: Somos um banco simples para uma vida simples. Nosso propósito maior é simplificar para os mais simples.

Diáspora Black: valorizar a cultura negra, a memória da população negra em cada cidade: serviços, estabelecimentos e iniciativas culturais.

Lady Driver: motoristas mulheres para trazer igualdade de gênero a este segmento, atender às necessidades do universo feminino, e atuar como ferramenta para alavancar sua independência financeira.

Maturijobs: conectar pessoas maduras e experientes com oportunidades de mercado: trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking.

Lembre-se de elaborar a frase, ou as frases, destacando: Principal benefício, diferencial competitivo e Interesse especial do empreendedor. Que seja uma frase curta, inspiradora e desafiadora.

Pegou o jeito?




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Andrea Flores

Carioca, Administradora pela UFRJ, é especialista em gestão de processos, mentora e consultora em Gestão Administrativa e Financeira, Modelagem de Negócios BMC e Planejamento Estratégico para micro, pequenos e médios empreendedores tradicionais e da Economia Criativa. Também é Gestora Administrativa, Comercial e Financeira do Espaço Athena (www.espacoathena.com.br). Construiu sua carreira em 27 anos no mercado corporativo, onde colaborou com empresas dos diversos setores como Dataprev, CSN, Grupo Oi de telefonia, Tim e Embratel, Hospital Icaraí, Grupo COI Oncologia, Perinatal, Hospital Balbino e a Planta da Fábrica da Metalfrio em Mato Grosso do Sul. andreaaflor@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *