A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA

A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA

I – Espiritualidade e filosofia:

A espiritualidade está ligada à filosofia com questões como: quem sou? De onde vim? O que faço aqui? Quem é o Ser maior?

É, portanto, a busca do significado da vida, da essência, do espírito, da realidade em que vivemos.

Na Grécia antiga, esses assuntos eram muito ventilados e os pensadores filósofos teciam teorias que explicassem essas questões.

No entanto, na era cristã, a igreja era quem ditava a regra do pensamento. E, consequentemente, nada era dito que entrasse em conflito com os interesses do clero. O homem é o centro do universo e só se chega a Deus através da igreja.

Era assim nas artes, na ciência e na literatura. Os filósofos e os físicos já não tinham o pensamento livre para criar suas teorias. Foi a era escolástica.

II – Uma relação pessoal com Deus:

Mais tarde, com o Renascimento através de Lutero, Calvino e Erasmo, mudou-se esse pensamento. Estabelecendo-se uma relação pessoal com Deus.

Depois disso veio o Iluminismo, época de Isaak Newton, Voltaire e Rousseau. Na qual a realidade era explicada de forma cartesiana, pragmática, sem nenhuma abstração. Conquanto, tudo o que podia ser medido era real e a realidade era considerada o que tinha matéria, massa, densidade, gravidade.

O que não era matéria simplesmente não existia. E, portanto, o que não era visto não era real.

Veio então a época de Einstein, com a teoria da relatividade, e por fim a teoria quântica com Plank, explicando as mesmas perguntas formuladas na Grécia antiga. Mas agora com uma visão atômica.

Ou seja, entendendo que esse mundo feito de matéria é composto de átomos, de pura energia.

III – Ciência e espiritualidade se fundem:

A realidade não existe, o que existe são possibilidades de se concretizar uma ou outra realidade. E nós é que escolhemos a nossa realidade.

Uma mudança total de paradigma. Aliás, esses são os conceitos mais modernos em relação à ciência. E pela primeira vez a ciência e a espiritualidade se completam e se complementam.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

marcelo fonseca

Sou carioca, médico, com intensa atuação na Clinica Médica por 34 anos. Mestre em clínica e professor universitário. Tenho 60 anos e meu interesse por física quântica se iniciou há mais de 15 anos. Sou autor do livro O Papo no Caminho. Ministro aulas e palestras sobre Consciência Quântica onde explico a espiritualidade e o dia-a-dia pela visão quântica da realidade. Meus contatos são : SITE: www.marcelocarvalhodafonseca. com.br Face + Instagram + YouTube com o mesmo endereço: MCF Consciência Quântica Sou um incansável questionador e pesquisador de valores, tanto do comportamento humano, quanto do entendimento do funcionamento do Universo. Apaixonado pela física quântica busco sempre esclarecimentos para tantos fenômenos inexplicáveis pela ciência moderna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *