Astrologia e Jung – Introdução

Astrologia e Jung -Introdução

O maior mérito de Jung foi sem dúvida sua abertura para a ampliação de seus estudos e pesquisas em todas as direções.

Portanto, percebeu que a psicologia vinha sido abordada com outro nome através de práticas as mais diversas.

Remontando à gnose dos essênios, facilmente percebeu um método que pressionava a busca interior.

Se observarmos as palavras de Jesus, decerto um essênio gnóstico, perceberemos com nitidez essa tendência.

Primeiramente, Jesus não respondia direto ao que lhe era questionado. Outrossim, devolvia a pergunta para que tanto discípulos quanto seguidores, encontrassem as respostas em seu interior.

Da mesma maneira, respondia muitas vezes através de parábolas. As parábolas levam a um questionamento interno, além da busca de uma resposta que fizesse eco ao que de mais profundo houvesse naquele que formulava a pergunta.

Assim sendo, Jesus não era um Mestre das respostas prontas, mas alguém que pressionava no sentido da individuação humana.

Astrologia e Jung mais a alquimia

De grande valia para a Astrologia foi a percepção de que a gnose era o embrião da psicologia, e seu caminho natural, a alquimia.

Tanto a alquimia quanto a astrologia possuíam um conteúdo interior ou psicológico que visavam o mesmo fim. Ambas focavam indubitavelmente no autoconhecimento e no aprimoramento humano.

Essa percepção da gnose, assim como da alquimia, acabam por levá-lo a procurar nesse material uma verdade psicológica.

Jung então, percebe que as imagens alquímicas representavam um mapa da dinâmica do inconsciente. Portanto, um caminho para a INDIVIDUAÇÃO.

A alquimia estava de fato, associada de forma indissolúvel à Astrologia

Além do fato de que a transformações dos metais era algo simultâneo às suas próprias transformações interiores, havia mais.

Os alquimistas desenvolviam essas transformações baseados na lei das correspondências. Assim sendo, o que estava no céu tinha sua correspondência na terra e no interior humano.

Baseados nesse pressuposto, o processo de transformação dos metais, assim como de seus processos interiores, tinha como base tanto de apoio como de orientação, o movimento dos planetas no céu.

Os processos alquímicos não eram aleatórios, havia o momento propício para isso

O céu tanto lhes orientava quando mostrava os caminhos a serem percorridos.

Decerto, isso despertou a curiosidade em Jung que envereda pelo estudo da Astrologia.

Em seu livro Sincroncidade, ele apresenta um estudo ainda bastante incipiente nesse sentido. Em tal estudo, ele aponta a ocorrência de algumas ¨coincidências¨ astrológicas na área da sinastria.

Em síntese, essa sua busca não para por aí. Ele vai além, e coloca a Astrologia como sendo uma área de estudo mais próxima.

O Grande Mestre de Zurique era um incansável arqueólogo da alma humana.

Esse tema da Astrologia e da sua ligação com a Alquimia é extenso, e não para aqui. Em síntese, ela será abordada em artigos posteriores.

Ainda nos esbarraremos pelo percurso, tanto acompanhados por Jung quanto pelos alquimistas.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Araujo

Aquário com Gêmeos, sou muitas e uma só. Por amar criar com as mãos, sou designer de biojóias e mantenho o site terrabrasillis.com, assim como pinto aquarelas e outras ¨manualidades¨. Por não me entender sem a busca do mundo interno do outro, sou astróloga com 4 anos e meio de formação em psicologia analítica sob a supervisão de José Raimundo Gomes no CBPJ – ISER e já mantive por anos o site Meio do Céu. Nessa nova etapa mantenho o site grupomeiodoceu.com. Dou consultas astrológicas e promovo grupos de estudo de Jung e Astrologia, presenciais e online. São várias vidas vividas numa única existência, mas minha verdadeira história começa aos 36 anos, e o que vivi antes ou minha formação acadêmica anterior, já nem lembro, foi de outra Claudia que se encerrou em 1988. Só sei que uso cotidianamente aquilo em que me tornei, e busco sempre não passar de raspão pelo mapa astrológico do outro. Mergulhar é preciso, e ajudar o outro a se transformar, algo imprescindível. Só o verdadeiro autoconhecimento pode gerar transformação. Não existe mágica, e essa autotransformação não ocorre via profissional, mas apenas através do real interesse do cliente em buscar reconhecer como se manifesta em sua vida cotidiana e qual seu potencial para a transformação. Todos somos mais do que aquilo que vivenciamos. A busca deve passar sempre pelo reconhecimento daquele eu desconhecido que em nós mesmos habita. A Astrologia é um facilitador nessa busca porque nela estão contidos tanto nossos aspectos luz quanto sombra. Ela resolve nossos problemas? A resposta é não. Ela apenas orienta no sentido do reconhecimento de nossa totalidade. A busca é do cliente. A leitura é do astrólogo, mas só o cliente poderá encontrar o caminho de sua totalidade e crescimento responsável. websites : www.terrabrasillis.com e www.grupomeiodoceu.com Fale com Claudia direto no Whatsapp

3 comentários em “Astrologia e Jung – Introdução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *