VEGANISMO: IGUALDADE PARA TODOS?

VEGANISMO: IGUALDADE PARA TODOS?

O maior princípio da filosofia vegana é a igualdade entre todos os seres humanos e animais.

Acreditamos que todos são seres tanto conscientes quanto sensíveis.

Para o veganismo é injusto comer e possuir animais apenas pelo seu próprio desfrute. Isso, porquanto nos dias de hoje sabemos que existem outras formas de nutrir nosso corpo sem a exploração animal.

Ser vegano é acreditar e apostar na vida como sendo direito de todos.

É portanto, lutar pela vida e por aqueles que dependem de nós, como é o caso de muitos animais.

É ainda, buscar um estilo de vida menos agressivo à natureza, visando sua preservação.

Preservar a natureza é preservar o habitat de todos esses animais. Analogamente, é também colaborar com nosso ecossistema. Sem ele decerto não sobreviveríamos.

É da terra que podemos tirar nosso sustento, ela tem tudo o que precisamos.

Contudo, é preciso repor aquilo que dela retiramos, ser predador dela só nos trará imensos prejuízos.

É preciso entender como todo esse processo acontece. Por conseguinte, como viver bem sem prejudicar nosso ecossistema e preservar nossa fauna e flora.

Todo esse processo exige tanto disciplina quanto estudo.

A exploração animal está muitas vezes bem camuflada em tudo aquilo que compramos. Por consequência, passando despercebido por um leigo no assunto.

Hoje a informação está ao alcance de todos. Nesse sentido, basta querer saber e buscar orientar-se para não se enganar diante de tantas informações confusas.

Para ajudar nessa jornada longa e tão necessária para o futuro do planeta e a perpetuação da espécie é preciso uma dose de amor à vida.

Amor por todos os seres além de muita coragem para enfrentar as batalhas contrárias a este estilo de vida que visa igualdade e compaixão.

Vegano têm que estar atento aos rótulos de todos os produtos, pois muitos ingredientes de origem animal podem vir com nomes disfarçados entre os ingredientes.

Exemplo: Corante à base do inseto cochonilla, pode aparecer como corante natural carmim ou carmim de cochonilla, corante natural de ácido carmínico, INS 120 ou CI 75470 (este último está nos cosméticos).

A informação pode nos alertar caso queiramos consumir produtos que não sejam produzidos à base da crueldade e exploração animal..

MAS EM RELAÇÃO AOS ANIMAIS QUE TRAZEM RISCO À NOSSA SAÚDE, COMO RATOS E BARATAS?

QUAL É A RELAÇÃO ENTRE OS VEGANOS E ESSA SITUAÇÃO?

● De um lado, há quem diga que se todos os animais têm direito à vida, não deveríamos matar nenhum, sejam eles quem forem.

● De outro lado, o argumento de que o problema é arriscar nossa saúde por eles.
Isso seria extremismo ou imprudência.

Nunca houve um consenso sobre qual é mais ético ( do ponto de vista do veganismo), ao encontrar um animal indesejado em casa, mas todos concordam que é melhor evitar que eles cheguem até nós.

Veganos ou não, devemos tomar precauções como fazer limpeza na casa, prevenindo a vinda desses animais.

Podemos evitá-los não deixando água parada, sujeira acumulada, restos de comida no quintal ou hortas, tampar buracos ou rachaduras em paredes ou chão, usar repelentes naturais, etc.

Podemos conviver bem com tudo isso se soubermos o limite entre nós e eles.

Ok!
MAS E OS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO?
VEGANOS PODEM TER?

● Sim, mas é prudente castrar, evitando vários tipos de doenças neles.

Além disso, a esterilização faz controle populacional de cães e gatos, evitando que os filhotes que tenham sido gerados sejam abandonados nas ruas.

Já comprar animais não é aceito pelo Veganismo, pois implica exploração de reprodutores e eles não são produtos para fins comerciais lucrativos.

Tudo o que lemos acima, nos leva à uma reflexão de que o equilíbrio é sempre o melhor caminho, a moderação conserva a saúde e a compaixão pela vida nos dá a possibilidade de escolher uma vida com uma alimentação que não necessita de nenhum produto de origem animal, bem como, roupas, sapatos, etc.

Vamos refletir mais sobre o futuro do nosso planeta, o nosso futuro depende do passo que dermos hoje.

O conhecimento será a maior arma para libertar toda essa exploração desnecessária e prejudicial que ainda rende tanto sofrimento.

Conhece a verdade e ela te libertará.

Nossa receita de hoje:

CAFÉ DA MANHÃ VEGANO E SAUDÁVEL

1xícara de café preto sem açúcar
1 suco verde (1 folha de couve, suco de ½ limão, 1 colherinha de café se clorella e 1 colherinha de café de spirulina, bater tudo no liquidificador)
1 bowl de frutas com (1 banana, 1 goiaba madura, mamão picado, 1 colher de sobremesa de tahine, flocos de aveia sem glúten)
O tahine faço em casa.

Coloque mais ou menos 500 gramas de gergelim numa panela em fogo baixo mexendo sempre até começar a estalar, bem pouco quando começa a dourar, retire e transfira para um liquidificador e bater com uma colher de café de sal marinho, até virar uma pasta.

Fica delicioso, nutritivo e cheio de gorduras do bem.

Faça você também!
Até a próxima semana




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Beecker

Meu nome é Claudia Maria dos Santos Becker Sou Vegana e tenho um atelier de Mandalas que se chama Universo das Mandalas Psicoterapeuta, reikiana e kardecista. Acredito que o caminho evolutivo engloba vários conhecimentos e experiências que te conduzirão ao ponto central que buscamos: "A busca do Eu". O veganismo me trouxe está conexão comigo mesmo ainda mais forte. Hoje sinto-me parte de tudo é responsável por tudo aquilo que eu faço, sinto e penso. Minha ação é baseada nos princípios do veganismo, sendo assim, me vigio mais e fico mais presente no aqui e agora. E além da energia vibrar com mais intensidade, meu organismo como resposta, é saudável, gerando mais saúde de ordem física e mental. Email: Claudia.m.sb@hotmail.com Whatsapp: 54 084380509 Instagran: @claudiabeecker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *