A autêntica virtude do Tao

A  autêntica virtude do Tao
O Taoísmo diz que o homem deve seguir o Caminho da Naturalidade. E como ele deveria seguir nesse Caminho?

O Caminho da Naturalidade

Inicialmente, ele deveria se comportar de acordo com as qualidades do Céu e da Terra. O Céu tem a qualidade da abrangência. Ele dá cobertura a todos, igualmente, sem distinção. A Terra tem a qualidade da receptividade. Ela acolhe todos os seres da mesma forma, sem distinção. Essas são as duas virtudes do Céu e da Terra.

Céu e Terra agem de forma espontânea

Ambos agem de forma espontânea, seguindo a sua Naturalidade.  Da mesma maneira, uma pessoa que vive naturalmente integrada ao movimento do Céu e da Terra acaba vivendo as suas virtudes. Decerto, virtuosa é aquela pessoa que está de acordo com a ordem natural do Céu e da Terra.

Entendendo a virtude a partir dos cincos elementos

Na visão chinesa, os cinco elementos também possuem as suas virtudes, a saber:

A virtude do elemento madeira é a bondade.

A virtude do elemento metal é a justiça.

A virtude do elemento fogo é a polidez.

A virtude do elemento água é a sabedoria.

O centro como ponto de reunião de todas as virtudes

A tendência das quatro virtudes é convergir para o centro.  A força do metal e a força da madeira tendem a se fundir ao passo que  a força do fogo e a força da água tendem a se juntar.  Assim, os quatro se juntam no elemento do centro, que chamamos de elemento Terra.

O significado das virtudes

A bondade, que rege a Madeira significa saber perdoar, ser tolerante, agir com compaixão.

A justiça, que rege o Metal, significa usar o discernimento e a saber agir co m determinação.

A polidez, que gere o fogo, significa agir com educação na maneira de ser e fazer coisas.

A sabedoria, que rege a Água, significa ter consistência tanto nas suas ações quanto interiormente.

A Terra abrange os outros quatro elementos dentro de si.

A virtude da Terra, que é o elemento do centro, é a Sinceridade.

Sinceridade significa ter fidelidade à sua essência, ao seu sentimento, às pessoas e àquilo no que você acredita e respeita,. Assim, sinceridade se aproxima do significado  de fidelidade, no sentido de ser verdadeiro.

Vivendo as cinco virtudes na nossa vida

Quando perdemos a Sabedoria, passamos a viver com Bondade. Quando perdemos a Bondade, vivemos com Justiça. Quando perdemos a Justiça, vivemos com Polidez. Quando perdemos a Polidez, damos lugar ao desequilíbrio, perdemos nosso eixo e a nossa paz.

O caminho espiritual do Taoísmo e a restauração das cinco virtudes

Por esse motivo, o caminho de realização espiritual do Taoísmo fala que devemos restaurar a energia dos cinco elementos no nosso interior, buscando sempre equilibrar essas virtudes.

Desse modo, o taoísta que cultiva o mundo das virtudes sabe que um dos comportamentos essenciais é o de não viver com engenhosidade, com esperteza e o de não tornar as coisas complicadas. Além disso, ele sabe que não é bom armar situações. Bom é ser simples.

Quando o homem age de acordo com as virtudes do Céu e da Terra ele está vivendo a verdadeira virtude

O mestre do meu mestre dizia que aquele que possui a autêntica virtude não julga o certo e o errado.  Antes de mais nada,  suas ações e atitudes são virtuosas porque  elas estão de acordo com a ordem natural das coisas. Evidentemente esse é o homem que não pensa com seu coração, mas com o coração do Céu e da Terra. Ademais, ele renuncia a seu ego, tomando para si a consciência do Céu e da Terra como sua própria consciência. Dessa forma, ele vivencia o que o Tao chama de consciência coletiva.

O Hexagrama Sinceridade do Centro nos mostra qual é a maneira que devemos agir para cultivar a autêntica virtude

O Taoísmo diz que para você ser bondoso, justo, polido e ao mesmo tempo agir com sabedoria (polidez sem sabedoria pode se transformar em esperteza e falsidade), você precisa reunir essas quatro virtudes num centro, que é o ponto essencial do trabalho.  E a virtude do centro, que possibilita que esse equilibrio aconteça é a sinceridade.

No I Ching encontramos o hexagrama chamado Sinceridade do Centro (trigramas vento sobre lago) que significa o esvaziamento interior, aquilo que nos torna autêntico e verdadeiro.  Isso é, exatamente, o caminho de cultivar a autêntica virtude.

Telma Bonniau Gitirana foi ordenada Daoshi na Linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária, por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente continua seu Caminho ensinando e seguindo os princípios do Tao.

Crédito Imagem: Pixabay




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *