A autêntica virtude do Tao
A autêntica virtude do Tao
O Taoísmo diz que o homem deve seguir o Caminho da Naturalidade. E como ele deveria seguir nesse Caminho?
O Caminho da Naturalidade
Inicialmente, ele deveria se comportar de acordo com as qualidades do Céu e da Terra. O Céu tem a qualidade da abrangência. Ele dá cobertura a todos, igualmente, sem distinção. A Terra tem a qualidade da receptividade. Ela acolhe todos os seres da mesma forma, sem distinção. Essas são as duas virtudes do Céu e da Terra.
Céu e Terra agem de forma espontânea
Ambos agem de forma espontânea, seguindo a sua Naturalidade. Da mesma maneira, uma pessoa que vive naturalmente integrada ao movimento do Céu e da Terra acaba vivendo as suas virtudes. Decerto, virtuosa é aquela pessoa que está de acordo com a ordem natural do Céu e da Terra.
Entendendo a virtude a partir dos cincos elementos
Na visão chinesa, os cinco elementos também possuem as suas virtudes, a saber:
A virtude do elemento madeira é a bondade.
A virtude do elemento metal é a justiça.
A virtude do elemento fogo é a polidez.
A virtude do elemento água é a sabedoria.
O centro como ponto de reunião de todas as virtudes
A tendência das quatro virtudes é convergir para o centro. A força do metal e a força da madeira tendem a se fundir ao passo que a força do fogo e a força da água tendem a se juntar. Assim, os quatro se juntam no elemento do centro, que chamamos de elemento Terra.
O significado das virtudes
A bondade, que rege a Madeira significa saber perdoar, ser tolerante, agir com compaixão.
A justiça, que rege o Metal, significa usar o discernimento e a saber agir co m determinação.
A polidez, que gere o fogo, significa agir com educação na maneira de ser e fazer coisas.
A sabedoria, que rege a Água, significa ter consistência tanto nas suas ações quanto interiormente.
A Terra abrange os outros quatro elementos dentro de si.
A virtude da Terra, que é o elemento do centro, é a Sinceridade.
Sinceridade significa ter fidelidade à sua essência, ao seu sentimento, às pessoas e àquilo no que você acredita e respeita,. Assim, sinceridade se aproxima do significado de fidelidade, no sentido de ser verdadeiro.
Vivendo as cinco virtudes na nossa vida
Quando perdemos a Sabedoria, passamos a viver com Bondade. Quando perdemos a Bondade, vivemos com Justiça. Quando perdemos a Justiça, vivemos com Polidez. Quando perdemos a Polidez, damos lugar ao desequilíbrio, perdemos nosso eixo e a nossa paz.
O caminho espiritual do Taoísmo e a restauração das cinco virtudes
Por esse motivo, o caminho de realização espiritual do Taoísmo fala que devemos restaurar a energia dos cinco elementos no nosso interior, buscando sempre equilibrar essas virtudes.
Desse modo, o taoísta que cultiva o mundo das virtudes sabe que um dos comportamentos essenciais é o de não viver com engenhosidade, com esperteza e o de não tornar as coisas complicadas. Além disso, ele sabe que não é bom armar situações. Bom é ser simples.
Quando o homem age de acordo com as virtudes do Céu e da Terra ele está vivendo a verdadeira virtude
O mestre do meu mestre dizia que aquele que possui a autêntica virtude não julga o certo e o errado. Antes de mais nada, suas ações e atitudes são virtuosas porque elas estão de acordo com a ordem natural das coisas. Evidentemente esse é o homem que não pensa com seu coração, mas com o coração do Céu e da Terra. Ademais, ele renuncia a seu ego, tomando para si a consciência do Céu e da Terra como sua própria consciência. Dessa forma, ele vivencia o que o Tao chama de consciência coletiva.
O Hexagrama Sinceridade do Centro nos mostra qual é a maneira que devemos agir para cultivar a autêntica virtude
O Taoísmo diz que para você ser bondoso, justo, polido e ao mesmo tempo agir com sabedoria (polidez sem sabedoria pode se transformar em esperteza e falsidade), você precisa reunir essas quatro virtudes num centro, que é o ponto essencial do trabalho. E a virtude do centro, que possibilita que esse equilibrio aconteça é a sinceridade.
No I Ching encontramos o hexagrama chamado Sinceridade do Centro (trigramas vento sobre lago) que significa o esvaziamento interior, aquilo que nos torna autêntico e verdadeiro. Isso é, exatamente, o caminho de cultivar a autêntica virtude.
Telma Bonniau Gitirana foi ordenada Daoshi na Linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária, por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente continua seu Caminho ensinando e seguindo os princípios do Tao.
Crédito Imagem: Pixabay
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