PRINCIPAIS SINTOMAS DAS AGRAVAÇÕES DOS DOSHAS

PRINCIPAIS SINTOMAS DAS AGRAVAÇÕES DOS DOSHAS

O principal meio para diagnosticar qual dosha está agravado é, sem dúvida, a observação dos sinais e sintomas que as suas agravações provocam no corpo.

Cada dosha tem os seus próprios sintomas quando está agravado, aumentado ou deficiente.

As funções fisiológicas dos doshas correspondem aos benefícios que eles promovem como princípios governantes da fisiologia.

No entanto, também já foi dito que, quando em desequilíbrio, eles se tornam toxinas, que causam enfermidades físicas e mentais.

h5>O Ayurveda descreve diversos sintomas causadas pelos doshas.

São descritas oitenta sintomas causadas por vata, quarenta por pitta e vinte por kapha.

SINTOMAS DA AGRAVAÇÃO DE VATA

Em seu estado normal, vata protege o corpo, dando entusiasmo, ímpeto e iniciativa, produzindo a expiração e nspiração, a fala e todas as atividades do corpo e da mente, além de ser o começo e fim dos impulsos de evacuar, urinar etc.

Como o líder dos doshas, mantém todos os tecidos e os principais componentes do corpo funcionando normal e adequadamente.

Em seu estado de desequilíbrio ou agravação, vata produz muitos sintomas patológicos que denunciam a necessidade de se reequilibrá-lo.

Os principais sintomas são:

secura excessiva do corpo (pele, cabelos),

ressecamento e constipação intestinal,

flatulência e distensão abdominal,

perda de peso, dores no corpo,

dificuldade nas articulações ou perda de movimentos,

rigidez articular,

tremores,

astenia,

fraqueza,

perda de energia,

dilatação,

dor cortante,

perda dos sentidos,

perda de funções sensoriais,

fala desconexa,

dor contínua,

dor em forma de espetadas,

dor que parece rachar ao meio,

obstrução,

dor como de esmagamento,

contrações,

espasmos,

torção,
zumbido nos ouvidos,

sede excessiva,

rouquidão,

cavitações,

palpitações,

arritmia cardíaca,

curvaturas,

arqueamento em espiral,

gosto adstringente na boca,

aspecto de descoloração escura ou negra.

Do ponto de vista mental ou psicológico, observam-se

ansiedade,

inquietação,

medos,

preocupação excessiva,

fobias,

astenia mental,

insônia,

timidez.

SINTOMAS DA AGRAVAÇÃO DE PITTA

Em seu estado normal, pitta responde pela digestão, pela conservação da temperatura do corpo, pela visão, produção de fome e sede, maciez da pele, inteligência, coragem, calor e elasticidade do corpo.

Quando em desequilíbrio, gera sensação de queimação em diversas partes do corpo (pele, estômago, intestinos, uretra etc.).

Produz manchas avermelhadas, ondas de calor, aumento da pressão arterial, hemorragias, digestão excessivamente rápida, fome aumentada, formação de secreções fétidas e com pus, secreções e excreções de cor amarelada ou avermelhada, ulcerações, transpiração excessiva, umidade, exsudação, putrefação (gangrena), debilidade, desmaio, toxidez, gosto ácido e amargo na boca, coloração, em geral, amarelada ou avermelhada.

No aspecto psicológico ou emocional, produz irritabilidade exagerada e
reações como ira, raiva, cólera, agitação psíquica e motora.

SINTOMAS DA AGRAVAÇÃO DE KAPHA

Em seu estado normal, kapha confere estabilidade, lubrificação, firmeza das juntas, capacidade de resistir ou conter as emoções.

Quando em desequilíbrio, os efeitos patológicos são obesidade, acúmulo de secreções em vias respiratórias e digestivas, flacidez das partes do corpo, dispneia, tosse, excesso de sono, oleosidade da pele e do suor, dureza, formação de tumores, sensações de prurido, de frio e de peso, obstrução dos canais, perda de movimento, indigestão, lentidão digestiva, letargia, indolência, secreções e excreções com coloração branca, experiência de paladar doce e
salgado e lentidão.

No aspecto psicológico ou emocional, kapha agravado provoca depressão, falta de iniciativa, preguiça, apego
excessivo e resistência a mudanças ou transformações




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Danilo Carneiro

Danilo Maciel Carneiro Médico - CRM-GO 4644 / CRM DF 13080 / CRM SP 190.240 - Médico Especialista em Homeopatia - Membro da Sociedade Médica Homeopática do Brasil - SMHB - Mestre em Ciências da Saúde – Faculdade de Medicina – UFG 2013 - Doutor em Ciências da Saúde com área de concentração em Patologia, Clínica e Tratamento das Doenças Humanas - Faculdade de Medicina - UFG – 2018 - Especialista em Medicina Preventiva e Social - MS / IPTSP-UFG - Membro da Sociedade Médica Homeopática do Brasil - SMBH - Sócio Fundador da Sociedade Médica Goiana de Acupuntura - Membro Honorário da Associação Brasileira de Ayurveda - Responsável Técnico do Centro de Referência em Medicina Integrativa e Complementar da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – CREMIC - Autor dos livros: “Ayurveda – Saúde e Longevidade na Tradição Milenar da Índia”, pela Editora Pensamento; “Essência da Saúde – Plantas Medicinais e Alimentação”, pela Editora Ciência da Saúde; “A Verdadeira História de Dorys Leine”, pela Editora A Redação. - Médico Clínico desde 1987, Especialista em Homeopatia e Medicina Preventiva, com pós-graduação em Acupuntura, Fitoterapia e Ayurveda. - Contato: danilomacielcarneiro@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *