Chandra (Lua) nas doze casas

Chandra (Lua) nas doze casas

Chandra (Lua) é o graha que preside a mente (manaḥ), as emoções, logo, sua força ou fraqueza tem um impacto significativo no mapa como um todo. Mantreśvara, inclusive, diz na Phaladīpikā (04.11) que a força de Chandra é a fundação das forças de todos os demais grahas.

No caso, pode-se considerar que Chandra está bem quando:

(1.1) Ocupa câncer, touro ou signos amigos, seja no rāśi, drekkāṇa, navāṁśa, saptāṁśa,dvādaśāṁśa ou triṁśāṁśa. Quanto maior o número de divisões ideais ocupadas por Chandra, melhor.
(1.2) Quando está cercado ou sob o olhar de saumya grahas, ou seja, Guru (Jup), Śukra (Vên) e Budha (Mer). Também quando tais grahas ocupam as casas seis, sete e oito a partir de Chandra.
(1.3) Quando o senhor do signo ocupado por Chandra, principalmente no rāśi e navāṁśa, está forte e bem colocado por casa.
(1.4) Quando o nascimento se deu no dia ou na hora de Chandra e quando ele detém pakṣa-bala, ou seja, está luminoso.
(1.5) Quando o seu ṣaḍ-bala é superior a 360 virūpas.

Em geral, Chandra vai outorgar melhores resultados quando ocupa a dois, onze, os kendras (1, 4, 7 e 10) ou koṇas (5 e 9), ao passo que nas demais casas seus resultados são geralmente negativos. Abaixo, descrevo os resultados de Chandra em cada uma das doze casas:

Chandra na um
No lagna, Chandra outorga beleza, olhos grandes e belos, pele macia, uma natureza sociável e inquieta. Inteligência, sensibilidade, carisma e boa fortuna são outras indicações comuns. Se Chandra estiver forte, o indivíduo ainda terá uma vida longa, será saudável, generoso, virtuoso, muito popular e excepcionalmente belo.

Em termos de vida afetiva, Chandra na um é positivo e aponta para uma natureza romântica e passional. Além disso, a mãe do indivíduo será uma figura muito presente e importante no seu desenvolvimento. Esse posicionamento também garante riquezas, uma vida confortável, feliz, provê educação e uma vida marcada por muita movimentação e viagens, especialmente se Chandra estiver em áries, câncer, libra ou capricórnio.

Numa situação onde Chandra está minguante ou de alguma outra forma enfraquecido, o indivíduo se mostrará mental e emocionalmente instável, egoísta, infeliz, pobre e não será reconhecido. Sua vida afetiva também sofrerá e ele pode vir a partir cedo ou ter uma saúde frágil, sofrendo de problemas como bronquite, resfriados, distúrbios sanguíneos, acidentes envolvendo água, problemas psicológicos, etc.

Chandra na dois
O indivíduo com Chandra na dois tem uma voz doce e melodiosa, um rosto belo, é afortunado e muito educado. Porém, se Chandra estiver fraco, o contrário será indicado e o indivíduo pode vir a ser vesgo, tagarela, gago ou falar de maneira incoerente, sofrer com instabilidade econômica, etc.

Esse posicionamento favorece a proximidade em relação aos familiares e, se Chandra estiver forte, esses serão numerosos e prósperos. Além disso, o indivíduo será veraz, compassivo, manterá outras pessoas, será reconhecido por sua oratória e terá muitos amigos e pessoas que lhe oferecerão suporte ao longo da vida.

Financeiramente, Chandra na dois pode indicar lucros com a venda de alimentos, ervas, produtos da água ou que estejam ligadas as mulheres. Inclusive, a mãe ou alguma outra mulher de caráter maternal pode vir a ser uma fonte de recursos materiais para o indivíduo.

Chandra na três
O indivíduo com Chandra na três terá um bom número de irmãos, sendo que a tendência natural é que tenha mais irmãs. Se Chandra estiver forte, o indivíduo será valente, hábil em muitas artes (especialmente manuais), famoso, vigoroso, forte, aventureiro, terá seus desejos satisfeitos, será entusiasmado e exitoso com meios de comunicação como a escrita, mídias, etc.

Fraco e aflito, Chandra denota covardia, agressividade, esforços sem sucesso, inquietude mental, faz o indivíduo perturbado, tolo, cruel, ganancioso e lascivo. Além disso, ele terá problemas com seus irmãos, os quais não serão bem sucedidos.

Em virtude do olhar de Chandra à nove, o indivíduo pode vir a se dedicar a religiosidade e ao cultivo de conhecimento superior, se Chandra estiver bem. Fraco, os resultados serão exatamente o contrário, incluindo também uma vida de infortúnios.

Chandra na quatro
Na quarta casa, Chandra outorga excelentes resultados quando forte. O indivíduo obterá veículos, confortos, terras, influência social, desenvolvimento econômico, suas produções agrícolas serão prósperas, sua mãe terá vida longa e ele se mostrará feliz e bem quisto, gozando do suporte de familiares e amigos.

Esse posicionamento também favorece a introspecção, a capacidade de ser sensível as necessidades dos outros, privilegia com uma vida familiar feliz e com relações saudáveis com as mulheres em geral. Inclusive, o indivíduo pode ter sido fartamente nutrido por sua mãe durante o período de amamentação, o que contribuiria com o desenvolvimento de qualidades como ternura, gentileza, amabilidade e generosidade.

Em condições indesejáveis, Chandra na quatro diminuirá a longevidade materna e sua felicidade, afetará o equilíbrio psicológico do indivíduo, sua saúde pulmonar ou cardíaca, o fará se mudar de residência inúmeras vezes, além de incidir com o sofrimento causado por uma luxúria insaciável que o levará a se envolver com a mulher e riqueza alheia, destruindo assim a sua imagem e honra.

Chandra na cinco
Aquele com Chandra na cinco detém uma aparência encantadora, é forte, saudável, abençoado com uma bela e excelente esposa e terá mais filhas do que filhos. Sua mentalidade será sattvika, será expressivo, benevolente, poderoso, bem versado, próspero, devotado a atividades religiosas, discriminativo, inteligente e de uma memória formidável.

Entre os seus filhos, muito provavelmente um se destacará na sociedade. Além disso, o indivíduo também poderá vir a se tornar o braço direito de uma pessoa importante, isso se ele mesmo não vier a se tornar um líder destacado entre os seus.

Quando em condições indesejáveis, Chandra na cinco denotará a ruína por meio de mulheres, jogatina e especulações financeiros sem sucesso. Ele também sofrerá com a destruição de seus méritos religiosos, se mostrará tolo, terá problemas estomacais e sua vida familiar se tornará fonte de muitas aflições.

Chandra na seis
Quando na seis, Chandra confere uma saúde frágil, um apetite irregular, faz do indivíduo indolente, desafortunado, sujeito a ofícios ingratos e instáveis, pobre, submisso às mulheres, dedicado a atos vis, estúpido, briguento, malicioso, indisciplinado, enganador, infeliz e torna a sua mente inquieta e perturbada por pensamentos excessivos e hostis. Se estiver sob aflições severas, Chandra encurtará a longevidade.

Forte, Chandra não privará o indivíduo de confortos e o fará heroico, vitorioso sobre seus inimigos, assim como também sobre os obstáculos em geral. Porém, esse mesmo posicionamento também o fará voluptuoso e agressivo.

Em relação a mãe, Chandra na seis prejudica a saúde da mesma, sujeitando-a também a muitas dificuldades. Se a quatro e seu senhor também estiverem significativamente aflitos, então a mãe poderá partir mais cedo. Fora isso, o indivíduo experimenta uma relação antagônica com sua mãe e outras mulheres.

Chandra na sete
Na sete, Chandra denota alguém cuja fala é mansa, que se mostra lascivo, afeito as mulheres, tem uma bela aparência, tez clara, tendência ao sobrepeso e a inchaços, é educado, feliz, exitoso nos negócios, gentil e sorridente, inteligente, muito popular, atraente, de uma natureza feminina, liberal e está sempre pensando em sexo.

Em termos de relacionamentos, Chandra nessa casa aponta para um único e estável casamento quando forte, além de também apontar uma natureza romântica e apegada ao sexo oposto. Enfraquecido aponta para várias relações e uma sensualidade insaciável e perturbadora que levará o indivíduo a degradação, a má fama, inimizades e ao enfraquecimento físico. No pior dos casos, indicará até mesmo doenças venéreas.

Das características da esposa, pode-se enumerar uma tez clara, beleza, olhos inquietos e atraentes, natureza amável e maternal, assim como também um corpo com formas arredondadas ou acima do peso.

Chandra na oito
Como todos os grahas, Chandra também sofre quando está na oito. O indivíduo tende a sofrer com muitas doenças, sua saúde é frágil, seu corpo delgado e fraco, o olhar é sinistro e sua morte pode estar ligada a água, coração ou a uma doença pulmonar. No pior dos casos, Chandra na oito encurtará a longevidade do indivíduo.

Financeiramente, tendem a sofrer com instabilidades econômicas, dívidas ou mesmo com a pobreza, mas se Chandra estiver forte e bem relacionado, esse é um indicativo de heranças e ganhos súbitos por meio de outras pessoas. Inclusive, sob influência maléfica determina disputas legais por pensões ou heranças familiares.

No que se refere ao caráter, o indivíduo é descrito como imoral, desafortunado, rude, amargurado, medroso, impuro, dependente, de uma mente perturbada e inquieta, adultero, dado a vícios, indesejado e desviado do caminho da veracidade. Sua vida familiar também se mostra perturbadora, o que se provará causa de melancolia e insegurança para o indivíduo, o qual sofrerá com problemas de auto-estima. A sua mãe, por sinal, pode acabar partindo cedo, ser muito doente, melancólica ou abatida por diversas infelicidades.

Nas melhores condições, Chandra, além de prover heranças, também dá longevidade, uma boa intuição, o interesse por temas metafísicos, um poderoso magnetismo pessoal e a capacidade de adentrar os mistérios da vida. No entanto, quando Chandra ocupa essa casa, é praticamente impossível que os seus temas não sofram de uma forma ou de outra.

Chandra na nove
Chandra na nove outorga um corpo belo e saudável, mas com tendência a acúmulo de líquidos e gordura no quadril e nas coxas. Também faz o indivíduo instruído, obediente, jubiloso, caridoso, respeitado, liberal, devotado aos seus deveres, afortunado, bem quisto, popular, devotado a atos religiosos e reverente em relação aos mais velhos, aos sādhus, brāhmaṇas e devas.

O seu pai tende a ter vida longa e a sua mãe, um excelente caráter. Inclusive, a mãe pode ser religiosa ou ter algum contato significativo com o estrangeiro. O próprio indivíduo também tende a travar contato com países estrangeiros, realizar peregrinações e se mostrar muito afeito a ouvir sermões religiosos e recitações de cânticos, mantras e textos sagrados. Ele se mostrará receptivo ao conhecimento superior, podendo até mesmo vir a se dedicar ao ensino e a dominar diferentes idiomas.

Como Chandra é um significador secundário da esposa, os textos clássicos também dizem que essa será bela e religiosa. Além disso, sua vida familiar será próspera, harmoniosa e o indivíduo será abençoado no que se refere aos filhos.

Em más condições, Chandra aponta infortúnios, perda precoce dos parentes, imprudência e inquietudes causadas por ofensas aos mais velhos, aos brāhmaṇas, sādhus, etc., o que perturbará a mente do indivíduo e o privará de atingir conhecimento superior e uma melhor qualificação moral.

Chandra na dez
Na dez, Chandra outorga um corpo saudável e forte, além de indicar longevidade. Sob aflição, pode apontar para problemas respiratórios ou pulmonares.

O indivíduo com Chandra na dez goza de popularidade, tem êxito nos estudos, dedica-se a atos piedosos, é virtuoso, determinado, eficaz em suas ações, afortunado, devotado ao trabalho, favorecido por seus superiores, honrado pelos familiares, tem capacidade de liderar, é corajoso, ambicioso, focado na vida pública e sua atividade profissional poder ser marcada por muitas mudanças e viagens.

Uma vez que Chandra representa a mãe, quando na dez, a carreira pode ser influenciada pela mãe, assim como também pode estar ligada às mulheres, produtos advindos da água, entretenimento, venda de tapeçaria e roupas, cargos públicos, área da saúde, etc.

Como Chandra não detêm dig-bala na dez, esse é um posicionamento que também pode gerar um certo grau de desorientação, fazendo com que a pessoa vague de um lugar a outro, por exemplo. Sob aflições, Chandra denotará um indivíduo dado a atos vis, que sofrerá com má fama, estará envolvido em escândalos, se mostrará indelicado, enfrentará muitos obstáculos na vida pública e poderá vir a perder sua mãe cedo.

Chandra na onze
Aquele que nasce com Chandra na onze é dotado de uma boa aparência, é longevo, tende a acumular líquidos nas pernas, se mostra altamente instruído, solidário e está inclinado a ter mais filhas do que filhos.

De acordo com a força do senhor da onze e a situação de Chandra, pode-se determinar a extensão dos ganhos financeiros do indivíduo, embora por si só, Chandra na onze já favoreça uma boa condição financeira. Inclusive, em termos materiais essa é um posicionamento que pode outorgar benefícios diversos, como veículos, terras, etc.

Os clássicos dizem que o indivíduo será servido por outros homens, protegerá os demais, receberá honrarias, será elevado a cargos de autoridade, desfrutará da companhia de belas mulheres e gozará de uma vida sensual. Além disso, ele também será astuto, bem sucedido nos negócios, favorecido pelas mulheres e subjugará seus inimigos.

Fraco, Chandra aponta para insatisfação em termos de desenvolvimento econômico, dificuldades com amizades e incapacidade de atingir objetivos e sonhos pessoais.

Chandra na doze
Na doze, Chandra está mal posicionado e, portanto, pode ser causa de problemas cardíacos ou sanguíneos, desequilíbrios psicológicos, ansiedades, preocupação excessiva, uma digestão instável, memória fraca, insônia ou mesmo letargia. Sob severa aflição, minguante, etc., Chandra apontará uma vida curta.

Os textos clássicos também apontam que o indivíduo se alimentará mal e será dado a gastos fúteis, embora seja caridoso e solidário. Inclusive, sob boas influências, forte, etc., Chandra nessa casa aponta para um indivíduo de bom coração, sensível, introspectivo, espiritualizado, dedicado a práticas meditativas, que possuirá amigos, riqueza, confortos e será elevado a um plano superior após a morte

Sob más influências, Chandra indica que o indivíduo estará destinado ao inferno, se mostrará cruel, preguiçoso, será humilhado, infeliz, solitário, vulgar, invejoso, prejudicado por seus inimigos, de esforços infrutíferos, sofrerá com vícios, se mostrará inamistoso com seus familiares, sua vida financeira e afetiva será um fiasco e o indivíduo será dado a vagar de um lado a outro sem um rumo certo.

No que se refere a mãe, essa pode ser ausente, solitária, doente e, caso hajam aflições, pode partir cedo ou viver muitas aflições ao logo da vida. Inclusive, o indivíduo tende a sofrer com mulheres, ter perdas com essas, etc.

oṁ tat sat




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Gaura Hari Dāsa

Para entrar em contato com Gaura Hari Dãsa: jyotishabr@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *