Arquétipos – seu papel no desenvolvimento da Mulher II

Arquétipos – seu papel no desenvolvimento da Mulher II

Quando nos referimos a Arquétipos do Feminino, estamos nos baseando em padrões comportamentais de determinada deusa ou deusas. Esses padrões são a base arquetípica que sedimenta quaisquer arquétipos.

Podemos afirmar que cada uma de nós, mulheres, possui um padrão que nos caracteriza e nos insere no padrão de atuação da deusa que lhe corresponde.

Isso já vem marcado, inclusive, no mapa natal.

Ele como que norteia nossa forma normal de atuação frente à vida, assim como nossa disposição.

Contudo, é leviano afirmar que essa deusa ou padrão arquetípico, prepondere durante todas as fases de nossas vidas. Analogamente, que ele não se mescle ou alterne com o de outra deusa ( padrão arquetípico).

Esses arquétipos costumam se alternar em fases distintas da vida de todas nós mulheres, assim como nos representar e caracterizar nessas mesmas fases.

Isso pode ser observado, especialmente, nas fases de alteração hormonal. Períodos esses em que deusas mais representativas da fase em questão, como que se ¨apossam ¨ de nossa personalidade e, normalmente, tanto nos encaminhando quanto nos orientando para que desempenhemos o papel que nos cabe representar naquele período da vida.

Um arquétipo não é algo isolado

Decerto, ele se insere em determinados padrões chamados de padrões arquetípicos. Nesses momentos esses padrões se alteram transformando nossas respostas comportamentais usuais, até para que nos adaptemos às exigências biológicas.

A adolescência, assim como a maternidade, um divórcio, a maturidade, também influenciam em grande parte esses padrões.

Por essa razão, durante nossas vidas, desfilam Ártemis, Afrodite, Deméter, Hera, Héstia, e tantas outras da fase patriarcal. Embora, também, outras ¨esquecidas¨ da consciência da mulher contemporânea, oriundas da fase matriarcal.

Embora relegadas ao seu inconsciente, elas se fazem presentes, uma vez que a força do inconsciente é muito forte e sempre reclama seu espaço na consciência, desempenhando seu papel mesmo que à revelia.

A luta para extirpar essas deusas que em nós habitam será sempre inglória

Lutar e resistir não é o caminho, a integração consciente dessas energias, sim.

A carga energética de um arquétipo se sobrepõe à força do ego que se julga poderoso, mas o é… só até certo ponto.

Não há possibilidade de lutar, apenas de compactuar, porque a luta já é por si mesma, inglória e condenada ao fracasso.

continua..



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia Araujo

Aquário com Gêmeos, sou muitas e uma só. Por amar criar com as mãos, sou designer de biojóias e mantenho o site terrabrasillis.com, assim como pinto aquarelas e outras ¨manualidades¨. Por não me entender sem a busca do mundo interno do outro, sou astróloga com 4 anos e meio de formação em psicologia analítica sob a supervisão de José Raimundo Gomes no CBPJ – ISER e já mantive por anos o site Meio do Céu. Nessa nova etapa mantenho o site grupomeiodoceu.com. Dou consultas astrológicas e promovo grupos de estudo de Jung e Astrologia, presenciais e online. São várias vidas vividas numa única existência, mas minha verdadeira história começa aos 36 anos, e o que vivi antes ou minha formação acadêmica anterior, já nem lembro, foi de outra Claudia que se encerrou em 1988. Só sei que uso cotidianamente aquilo em que me tornei, e busco sempre não passar de raspão pelo mapa astrológico do outro. Mergulhar é preciso, e ajudar o outro a se transformar, algo imprescindível. Só o verdadeiro autoconhecimento pode gerar transformação. Não existe mágica, e essa autotransformação não ocorre via profissional, mas apenas através do real interesse do cliente em buscar reconhecer como se manifesta em sua vida cotidiana e qual seu potencial para a transformação. Todos somos mais do que aquilo que vivenciamos. A busca deve passar sempre pelo reconhecimento daquele eu desconhecido que em nós mesmos habita. A Astrologia é um facilitador nessa busca porque nela estão contidos tanto nossos aspectos luz quanto sombra. Ela resolve nossos problemas? A resposta é não. Ela apenas orienta no sentido do reconhecimento de nossa totalidade. A busca é do cliente. A leitura é do astrólogo, mas só o cliente poderá encontrar o caminho de sua totalidade e crescimento responsável. websites : www.terrabrasillis.com e www.grupomeiodoceu.com Fale com Claudia direto no Whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *