O Tao e o Caminho do Retorno

O Tao e o Caminho do Retorno

O Caminho espiritual do Taoísmo é chamado do Caminho do Retorno.

De uma forma ou de outra, quase todas as tradições religiosas dizem que o caminho espiritual é o Caminho do Retorno ao princípio, do Retorno ao lugar de onde viemos. Por esse motivo, no Taoísmo dizemos que o Tao é o Caminho do Princípio.

Retornar ao Princípio

O retorno à origem, ao estado anterior ao que está manifestado significa voltar ao estado primordial do nosso ser. Esse é o estado da consciência pura.

E como retornarmos a esse princípio, à essa consciência pura, segundo o Taoísmo?

Como retornar a esse Princípio?

Através da experiência da quietude e do silêncio interior. Isso significa que, apesar de estar vivendo no dia a dia, envolvidos no nosso cotidiano, devemos, ao mesmo tempo,  recuperar a quietude, a serenidade e a paz interior, através do nosso Caminho espiritual.

O que significa Consciência pura?

E o que seria essa consciência pura? É uma consciência iluminada e lúcida que permite que tenhamos a potencialidade para pensar, se emocionar e atuar no mundo. Entretanto, essa consciência que é pura e universal, nos conduz, ao mesmo tempo, a um estado em que não precisamos pensar, agir e se emocionar para confirmar sua presença. Ela está presente em todas as formas e consciências. Ela rege todas as energias do mundo manifestado e do mundo que está em estado latente.  

No Taoísmo existe o conceito dos Dez Mil seres, que se refere à totalidade de todos os seres e de todas consciências, presente em todos os tempos.

Recuperando a lucidez e a naturalidade

Assim, o Caminho espiritual do Taoísmo nos leva a recuperar essa lucidez, essa iluminação interior. Por sua vez, é a lucidez que nos permite obter a clareza para enxergar a realidade tal como ela se apresenta.

Quando temos clareza sobre nossas atitudes podemos ver nossos apegos e dificuldades. Dessa forma, podemos efetivamente agir no sentido de que nossas deficiências deixem de existir, trabalhando na nossa transformação. Igualmente, se tivermos essa mesma clareza com relação aos outros, poderemos enxergar as suas deficiências e ignorâncias. Decerto, essa percepção nos levará a ter mais atitudes de doação, compaixão e tolerância com relação a todos os seres. Assim, teremos naturalmente um comportamento de respeito, devoção e humildade perante todos e todas as coisas.

 Agir de acordo com a consciência pura e lúcida

Dessa maneira, agir de acordo com a consciência pura e lúcida é observar o mundo e perceber que o Céu e a Terra são perfeitamente harmoniosos e grandiosos. No I Ching, os hexagramas Qián e Kun representam respectivamente o Céu e a Terra. A qualidade do Céu é a abrangência e a qualidade da Terra é a receptividade.

Agir com lucidez diante da vida, dos outros e de nós mesmos, esse é o fundamento que devemos seguir para manter nossas práticas cotidianas e místicas de uma maneira adequada e harmoniosa.

Equilíbrio entre a prática espiritual e a vida cotidiana

O Taoísmo diz que devemos equilibrar nossas práticas mundanas e místicas. Portanto, não devemos nos abster de realizar nossas tarefas, nosso papéis na sociedade nem tampouco abandonar nosso compromissos. Porém, precisamos desenvolver nossa espiritualidade e nossa prática do Tao.

O Taoísmo é um caminho de realização e transformação, pessoal e espiritual. Certamente, esse é o ponto de equilíbrio, que não podemos esquecer.

O que são práticas místicas?

E o que são as práticas místicas? São técnicas utilizadas para despertar, adquirir e desenvolver maior grau de espiritualidade.  Por exemplo, meditar, recitar mantras, trabalhar com a respiração, usar cantos sagrados. Na tradição taoístas esses conhecimentos são chamados de “saída do mundo”.

os conhecimentos de “entrada no mundo” referem-se às práticas que podem ser aplicadas no meio social depois de aprendidas. Durante séculos, os sábios taoístas desenvolveram técnicas, que na tradição taoísta são chamadas de Artes, tais como a acupuntura, a astrologia chinesa e o I Ching. Tais técnicas são utilizadas para restaurar o equilíbrio entre o homem, o mundo e a natureza.

Práticas místicas são ferramentas utilizadas no Retorno ao Tao

Tanto os conhecimentos de entrada no mundo quanto os de saída do mundo são ferramentas que o homem pode utilizar no Caminho de retorno ao Tao.

Por conseguinte, a prática constante desses conhecimentos possibilita a reflexão interior, bem como a integração e a transformação da realidade pessoal, social e espiritual.  Isso significa estar em equilíbrio com os ciclos da natureza.

A prática espiritual deve ser exercida constantemente

No Taoísmo a prática espiritual é exercida em todos os instantes, dentro e fora da prática mística, uma vez que se entenda prática espiritual não apenas como prática mística. Ademais, a prática espiritual é sobretudo uma prática de consciência.  Ela deveria nos ajudar a enxergar tanto a capacidade quanto a incapacidade nossa e dos outros; tanto a perfeição quanto a imperfeição nossa e dos outros, abrangendo primordialmente o Céu e a Terra. 

Crédito da imagem: Ralf Kunze/Pixabay




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

2 comentários em “O Tao e o Caminho do Retorno

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *