Astrologia e o Corpo Humano

Astrologia e o corpo humano

Astrologia é autoconhecimento. E assim, sempre iremos bater nessa tecla. Autoconhecimento de nossa própria psique, entendimento de nossa personalidade e formas de lidar com todas as áreas da vida: inclusive, a saúde.

Para os antigos, cada parte do nosso corpo é regido por um signo, além é claro, de também trazer associações com os planetas. Por exemplo, enquanto Áries rege a área da cabeça, temos o olho direito regido pelo Sol e o olhos esquerdo, pela Lua.

Com a análise do mapa astral, identificamos a dinâmica de funcionamento da pessoa e por isso, também podemos entender as tendências e pontuações associadas à saúde.

Assim, avaliamos os pontos mais frágeis e susceptíveis a uma maior fragilidade do corpo.

Inegavelmente, o mapa em si já traz áreas que indicam como a pessoa olha para a saúde. A Casa 6 é o setor da vida que nos liga ao funcionamento da vida e por consequência, ao funcionamento do corpo.

Além da Casa 6, o próprio Ascendente, enquanto significador do nosso corpo, imagem, identidade, pode indicar momentos de mais energia ou até fragilidade. O Sol, enquanto energia vital, é outro ponto de análise quando o assunto é saúde.

Em paralelo, não podemos esquecer que saúde não é apenas uma questão biológica e sim, uma plataforma que engloba: corpo, mente e alma. Ou seja, ter saúde é manter estes 3 pilares equilibrados.

Enfim, há vários estudos sérios e complexos sobre a relação da Astrologia com o corpo humano. Vamos mostrar alguns pontos básicos para que possam ser como sementes para um futuro aprofundamento.

ÁRIES

O primeiro signo do zodíaco rege a área da cabeça. Curiosamente, a maioria esmagadora de arianos possui uma cicatriz na cabeça, proveniente de algum acidente e geralmente, na infância. Assim, regendo a área da cabeça, tudo que está ligada a esta área, recebe a dinâmica ariana. Ou seja, pessoas com essa tônica têm a tendência a sofrer com dores de cabeça, sinusites e inflamações em geral na região da face.

TOURO

Esse signo, de terra e fixo, rege toda a área do pescoço. É uma região de sustentação e segurança. Assim, tudo que se encontra nessa região, como amígdalas, língua, garganta, laringe são mais destacados. A boca enquanto entrada de alimentação pertence a Touro.

GÊMEOS

O signo de ar e mutável, comunicativo, leve e solto, rege as vias respiratórias, o pulmão e todo o seu sistema. Além disso, Gêmeos também rege os braços, punhos e as mãos. São as áreas que dão base à comunicação. Por isso, essa região superior do tronco é mais sensível para os geminianos.

CÂNCER

O signo de água cardinal, que tem o impulso para cuidar do outro como essência, rege o estômago, o sistema digestivo. Nas mulheres, também rege os seios. Cuidar do emocional é fundamental e evita o aparecimento de gastrites, úlceras e outras doenças estomacais. Precisamos aprender a digerir melhor as emoções.

LEÃO

O fogo fixo dá forma a este signo e que vive com grande paixão. Neste sentido, o signo de Leão rege o coração e também a medula espinhal. Problemas cardíacos, pressão e até mesmo algumas doenças do próprio sangue, como anemia, por exemplo, estão ligadas a este signo.

VIRGEM

Este signo de terra, funcional e eficiente, rege os intestinos. Órgãos que são responsáveis por separar o que é bom do que é ruim da nossa alimentação. Virgem também está ligado a sensibilidade do corpo e ao aparecimento de alergias. Ou seja, corpo limpo e saudável, corpo em bom funcionamento.

LIBRA

O signo dos relacionamentos, que pesa tudo na balança, buscando sempre o equilíbrio e harmonia, rege os rins, a bexiga e todo o sistema urinário. Infecções urinárias, pedras nos rins, entre outras doenças são comuns para quem tem este signo proeminente no mapa.

ESCORPIÃO

Intenso e enigmático, o signo de Escorpião rege as áreas erógenas, os órgãos sexuais, o final do intestino grosso (o reto). Assim, ficam mais susceptível a doenças do sistema reprodutor. Além disso, controlador, é muito comum o aparecimento de hemorroidas.

SAGITÁRIO

O signo de fogo mutável, inquieto e desbravador, rege as coxas e o fígado. Por isso, geralmente surgem dores no ciático e problemas hepáticos. Além disso, outra curiosidade, sagitarianos ou pessoas com ascendente em Sagitário têm a tendência a terem coxas grossas.

CAPRICÓRNIO

A rigidez da terra cardinal, Capricórnio, está associada diretamente ao joelhos. Além disso, como signo realista, rege toda a estrutura óssea, pele, dentes e cabelos. Dessa forma, problemas com articulações, dentes frágeis, entre outras são atribuídas a esse signo.

AQUÁRIO

O lógico e racional signo de Aquário rege a região das pernas, do joelho ao tornozelo. Além disso, rege também os nervos e a circulação sanguínea. Geralmente, problemas de circulação, varizes, câimbras estão associados a este signo. Pode-se observar também, problemas no sistema nervoso.

PEIXES

O último signo do zodíaco está ligado aos pés. Ou seja, não é toa que pisciano adora um sapato. Além disso, a água mutável rege todo o sistema linfático e favorece as terapias alternativas. Peixes precisa tomar cuidado com intoxicações e substâncias que viciam, como álcool e outras drogas em geral.

O corpo fala!

Essa é uma grande verdade.

Como já dito acima, será o mapa astral quem irá dinamizar as regiões mais sensíveis ligadas a saúde do nosso corpo.

Planetas na Casa 6 ou que fazem aspectos com o regente dessa casa influenciam diretamente no nosso trato com o corpo. Além disso, o próprio estado do Ascendente também.

Ou seja, olhar para o regente do Ascendente, planetas na Casa 1 e outros que fazem aspectos diretamente com o Ascendente ou seu regente, vão ditar as regras da nossa vitalidade.

Inevitavelmente, também precisaremos olhar para a Casa 12. Oposta à Casa 6, guarda nossos segredos do inconsciente e que muitas vezes saem pela via da somatização de sintomas.

Enfim, como nosso próprio mapa, o corpo também é um sistema em pleno funcionamento. Nada é apenas uma coisa só. Ou seja, mesmo que seja uma simples gripe, vale a pena entender se o corpo está querendo nos falar alguma coisa.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Glau Ribeiro

Publicitário, Redator e Astrólogo. Apaixonado por comportamento humano, buscou na tradicional arte da astrologia uma forma de compreender o ser humano e ajudá-lo em seu desenvolvimento. Formado pela Gaia Escola de Astrologia, em São Paulo, atua há mais de 10 anos com atendimentos pessoais e corporativos, palestras e orientações. Contatos Whatsapp: (11) 98486-1764 Instagram: @glaubert E-mail: glau.ribeiro@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *