O naipe de espadas sobe a rampa

O naipe de espadas sobe a rampa

I – O novo presidente:

A posse do novo presidente, ex-militar, se dá numa terça-feira, dia regido por Marte na tradição. Igualmente é perto da hora em que o próprio planeta vermelho, deus da guerra, esta no seu domicilio diurno de fogo cardinal. Conquanto Áries, perto do meio dia, no horizonte de eventos, próximo ao ascendente.|Como se não bastasse, a astrologia esotérica ou cabalística, afirma que o ano de 2019l. De modo que, ainda que o equinócio seja em Março, dizem que será ano regido por Marte, a cor vermelha. Que analogamente no sincretismo religioso se refere a Ogum. Portanto, o naipe que se refere a estes aspectos são paus, fogo e espadas, armas militares. Certamente cada uma com seu herói dos mitos Gregos.

II – O tarô mitológico:

O taro mitológico de Liz Greene, astróloga americana residente na Inglaterra, de viés jungiano, sugere que todo o naipe é uma etapa da jornada do mito de Orestes. [Oresteia, ou Orestianas], uma tragédia familiar. Conforme a Wikipédia: “também conhecida como Oréstia, Orestíada ou A Trilogia de Orestes, é uma trilogia de peças teatrais de autoria do dramaturgo grego Ésquilo. São compostas pelas tragédias Agamenon, Coéforas e Euménides. Trata da maldição da tragédia sobre a família de Atreu após o retorno da guerra de Troia. É a única trilogia que sobreviveu até aos nossos dias. Foi representada pela primeira vez em 458 A.C. nas Festas dionisíacas de Atenas, em que ganhou o primeiro prémio.” [01]

Coincidentemente, o nodo norte lunar [Cabeça do Dragão] onde se produzem os eclipses, entrou recentemente [pelas portas dos fundos, grau 30, movimento retrogrado] no signo de agua cardinal [cardinal como Áries, fogo] de Câncer, ligado à tribo, clã, família, raízes, etc…

III – Os mitos reveladores:

Ainda, de acordo com Wikipédia: “O tema da Oresteia é a maldição que recai sobre os filhos de Atreu”. Instigados por sua mãe, Hipodâmia, que tinha medo que os filhos perdessem o trono para seu enteado. Atreu e seu irmão Tiestes assassinam o seu meio-irmão, Crisipo.

Banidos pelo pai, Pélope e os irmãos se refugiam em Micenas, onde são acolhidos pelo rei Euristeu. Que ao morrer em batalha deixa o trono para que disputem os irmãos. Ao perder a disputa pelo trono, Tiestes é banido de Micenas por seu irmão Atreu. Atreu, ao descobrir que sua esposa Aerópe era amante de seu irmão, o convida para um banquete em que serve os membros de seus próprios filhos. Tiestes horrorizado amaldiçoou Atreu e seus filhos.

Inegavelmente, por este crime terrível aos olhos dos deuses e dos homens, toda a sua descendência será punida, sucedendo-se os crimes e as tragédias no seio dos Átridas. No entanto, após o ciclo da justiça sangrenta nas duas primeiras peças — com os Átridas fazendo jorrar o sangue dos Átridas —, segue-se a justiça conciliadora de Palas Atena. Que, na tragédia Eumênides, julga o crime de Orestes de forma conciliadora. Apaziguando as Erínias e terminando o ciclo de morte e vingança.

Decerto alguns autores procuraram ver aqui um traço do patriotismo de Ésquilo, ao procurar afirmar a justiça ateniense. Porque, provinda de Atena, a sábia filha de Zeus. Associando-a então ao papel de Atenas como principal cidade do mundo grego. “A primeira e segunda parte da peça, que narram os crimes de vingança, se passa em Argos, enquanto a terceira parte, que trata do julgamento dos crimes cometidos, se passa em Atenas, fazendo referência não só ao patriotismo, mas ao mundo civilizado.” [01].

IV – O Oráculo:

Coincidentemente, ao consultar o Oraculo, observamos a incidência de cartas destes naipes em relação ao novo governo que se inicia em 2019. E assim fica por quatro anos [a interpretação é livre e não isenta de ideologias].

1) O Diabo
2) O Hierofante
3) Cavaleiro de Espadas
4) Cinco de Espadas
5) Quatro de Espadas
6) Três de Espadas
7) O Julgamento
8) Os Amantes
9) Oito de Copas
10) A Sacerdotisa
11) Cavaleiro de Paus
V – O Diabo:
A carta XV, o Diabo, representa a Sombra, as compulsões, o materialismo, o egoísmo, os vícios, incluindo o sexo. Além de abuso de substancias, gastos exagerados, segredos e perversões pessoais, grupais ou familiares. Decerto, tudo de uma forma insensível que não respeita os limites e direitos dos Outros [não eu, não nós]: outras religiões, ideologias, etnias, etc.
VI – O Hierofante:
O Hierofante conquanto representa as dores emocionais. Depressão, culpa e arrependimento. E igualmente, noites sem dormir, angustias e preocupações, medos, dúvidas a cerca de si mesmo, pensamentos nebulosos. Entretanto, muito se dá em consequência de consciência de ser a fonte de sofrimento e traição alheia, que pode se voltar contra si.
VII – O valete de espadas:
O valete de espadas se diz de jovem com menos de 40 anos. Aquele que esconde suas emoções. De estirpe militar, disciplinado, mas ambicioso, confiante demais no seu taco e segue seus instintos mais que ordens. É alguém corajoso, coração de herói, disposto a ajudar, salvar, sacrificar, mas impõe um preço, exige respeito ou admiração. Responsável, alerta, planeja e executa.
VIII – Cinco de espadas:
Cinco de Espadas está relacionado a fase de conflitos e hostilidades, derrotas e destruição de projetos importantes. Conduta ilegal ou imoral, trazendo vergonha publica e desonra. Mesmo assim, é fase de grandes insights, percepção e crescimento através da dor. E humilhação.
IX – Quatro de espadas:
Quatro de espadas revela alguém que é irrealista e incapaz de se comunicar com os outros. Ouvir ou expressar pensamentos, ideias e sentimentos, a nível pessoal ou em projetos de equipe, atrasando assim o progresso. Promove mais a vida entre quatro paredes, o que é ruim para a saúde. E o dinheiro também separa de suas raízes morais e sentido do Eu. A cura pode vir do exílio.
X – Três de espadas:
Três de Espadas: Seus assessores não lhe dizem a verdade, pra não magoar ou irritar. Com isso,  causando mais danos nas decisões e atitudes. E podendo levar a uma cegueira e excesso de confiança. Sem ver detalhes ou efeito de longo prazo, até que seja tarde demais. Significa também perigo de traições.
XI – O Julgamento:
O Julgamento [de cabeça pra baixo] significa raiva, vingança como motivação, perda material através de processos, atalhos imorais que atingem a reputação. Inabilidade de se comprometer, nter a palavra, reconhecer sua parte de responsabilidade em erros de julgamento e ação. Criando, com isso, mais conflitos.
XII – Os amantes:
Os Amantes [de cabeça para baixo]: Inabilidade de tomar decisões nas escolhas. Amigos que se cansam e abandonam o barco. E infidelidade, que pode se traduzir em superações ou divórcios, fraquejada moral, tentações, indiscrições e interferências de parentes seus ou do cônjuge.
XIII – Oito de copas:
Oito de copas: Busca por riquezas, lucros, mas perdas de valores. Forte depressão, pois precisa encarar a realidade, abrir mão, renunciar, sem muitas saídas.
XIV – A Sacerdotisa:
A Sacerdotisa: instabilidade emocional, nega o feminino, sobra yin, pensamentos nublados por duvidas e incertezas, comportamento erráticos [Rei Lear]. E impulsivos, consequências negativas, esconde emoções, intenções, dores, tendo a personalidade ficando rasa. Os prazeres [sexualidade] sem comprometer sentimentos. [Vênus + Lilith] sem empoderamento, manipulações, instintos destrutivos.
XV – O cavaleiro de paus:
Cavaleiro de Paus: homem com menos de 40 anos, um jovem guerreiro, ativo, volátil, herói, cheio de energia e vigor. [Belafonte] cujas arrogâncias e feitos, se embriagam da fama de achar que tem privilégios. É fora da realidade, soberba, imaturidade, sedutor, irresponsável, se torna não confiável, se perde na aventura, no modismo no egocentrismo.

O curioso, é que nas epopeias militares de Tróia. E na jornada de Orestes. Aparecem heróis chamados Eneias e Heleno. Parece mesmo uma jornada de herói típica das novelas das nove.

[Nando Boston Guimaraes – Campinas, SP].
Bibliografia:
O taro mitológico, Liz Green e Juliet Sharman-Burke, 22ª. Edição, ed. Siciliano. Trad. Anna Maria Dele Uce, 1998
Quick and Easy Tarot, 2011, US Game System, UniversalWaite. USA
Wikipédia, mitos Orestes e Belafonte.
[01] https://pt.wikipedia.org/wiki/Oresteia



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Fernando Guimarães

Fernando Guimarães, natural do Rio de Janeiro, Astrólogo, tradutor e professor; formado em Letras pela USP. Iniciou seus estudos de Astrologia em 1982 em SP, nas Escolas Régulos e Astrocenter, com especializações nos EUA, de 1995-2012, também em Feng Shui, Cromoterapia, Terapia Floral. Foi Diretor de Pesquisas da NCGR - National Council for Geocosmic Research, Boston de 2008/11. Foi coordenador da AFAN ( Association for Astrological Networking) e CNA, ASPAS, SINARJ, ISAR. Participou de eventos nos EUA, Lisboa, RS, CE, SC , SP e RJ também como conferencista e em webinarios. No momento, pesquisa, escreve, leciona e dá consultoria e workshops em várias regionais do Brasil e online. Reside em Campinas. Atua profissionalmente em Campinas, São Paulo e on line. Contato: Nando Boston [Facebook] Whatsapp: 19.9.8404.8821 E-mail: zody2k@aol.com

Um comentário em “O naipe de espadas sobe a rampa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *