Saturno – o Senhor do tempo e da colheita no panteão astrológico

Saturno – o Senhor do tempo e da colheita no panteão astrológico

Saturno – o Senhor do tempo e da colheita no panteão astrológico é o segundo maior planeta do nosso sistema, sendo que apenas Júpiter está à sua frente em tamanho. Além disso, é o sexto astro em ordem de distância em relação ao Sol. É o último planeta visível para nós a olho nu.

É um astro que possui muitos satélites, sendo o maior deles Titã. Os anéis de Saturno o embelezam, sendo considerado um dos astros mais fascinantes e o “Senhor dos Anéis”.

Cronos para os Gregos, esse princípio arquetípico simboliza a passagem do tempo e o limite que é dado pela realidade. Representa também a sombra, a morte e para a astrologia tradicional é um planeta maléfico, punitivo e “Senhor do Karma”.

 “O velho tirano é uma das faces de Saturno. Temeroso de que seus próprios filhos pudessem superá-lo, Cronos os devorava.” – Howard Sasportas

Saturno, Deus do Tempo, é o Mestre que nos ensina o momento de plantar e colher.

A disciplina é saturnina.

Com ser disciplinado quero dizer: “ser discípulo de si mesmo”.

Quando somos discípulos de nós mesmos, somos mais prudentes, pacientes e menos ansiosos. Precisamos da sabedoria de Saturno para aguardar o tempo oportuno para agir, enquanto os processos amadurecem. Não adianta termos pressa quando o que Saturno nos pede é a espera e a maturação das coisas.

Sobretudo, este é o planeta regente de Capricórnio e co-regente de Aquário.

A cabra, símbolo de capricórnio, sobe a montanha porque almeja o topo. É um signo de terra, que representa a necessidade de sempre querer mais e o melhor. Portanto, perseverar na busca da excelência.

Aquário é a outra face de Saturno, o lado mais jovem. Em Aquário, signo de ar, ele adquire as qualidades da alegria e tem senso de humor.

Os romanos honravam Saturno no festival conhecido como Saturnalia, pois o relacionavam ao deus da agricultura. Para eles, a divindade teve seu reinado na Era Dourada, em que havia abundância e muitas colheitas para todos.

Nesse sentido, Saturno pode ser visto como “um bom vinho”, que com o passar do tempo fica ainda melhor. E é exatamente a abundância que ele nos traz, se aprendemos as lições necessárias.

Desse modo, a posição e os aspectos formados por Saturno no Mapa Astral, indicarão os aprendizados necessários no caminho do amadurecimento.

Além disso, indicará alguns aspectos da sombra pessoal, assim como medos e dificuldades.

Quando aprendemos as duras lições da área onde está Saturno, então nos tornamos mestres naquele assunto.



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Patricia Alves

Patrícia Alves ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Sou astróloga, psicóloga e publicitária. Desde muito cedo me interessei pelos temas da subjetividade humana e dos relacionamentos, motivo pelo qual decidi cursar Psicologia e aprofundar os conhecimentos através de estudos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. Na astrologia encontrei uma nova forma de compreender o ser humano e assim ajudar as pessoas no processo de autoconhecimento com a leitura dos mapas astrológicos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Criadora da página: Psiconectando (facebook) Instagram: @psiconectando Contato Whatsapp: (11) 98223.3742

2 comentários em “Saturno – o Senhor do tempo e da colheita no panteão astrológico

  • fevereiro 14, 2020 em 10:28 pm
    Permalink

    Adorei a lembrança mais que atual do vinho. Vim parar aqui pois fiquei sabendo da afinidade dos signos com deuses

    Resposta
    • fevereiro 15, 2020 em 2:28 am
      Permalink

      Que ótimo que tenha gostado, seja bem-vinda!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *