A divisão das Casas na Astrologia Polar Chinesa

A divisão das Casas na Astrologia Polar Chinesa

Através da leitura do Mapa Astrológico do Zi Wei Dou Shu – Astrologia Polar Chinesa – podemos entender o momento do nosso nascimento e saber como equilibrar a nossa vida. Mas como as estrelas são plotadas no Mapa da Astrologia Chinesa?

Primeiramente, consideramos os dados sobre a hora, o dia, o mês e o ano de nascimento.

As Estrelas são plotadas nos Doze Palácios do Mapa

Em seguida, as Estrelas são plotadas nas Doze Casas ou Doze Palácios, que correspondem aos Doze Ramos Terrestres. Assim, as Estrelas combinam com os Doze Palácios formando uma composição específica do perfil de cada pessoa.

São Doze Palácios e mais o Palácio do Corpo

Além dos Doze Palácios, temos mais um palácio, o Palácio do Corpo. Ele indica o aspecto da vida que pode ser modificado através do esforço consciente. Por isso ele não ocupa uma casa propriamente dita, mas se associa a outros seis Palácios, a saber: Destino, Carreira, Prosperidade, Felicidade, Cônjuge e Mudança.

Entendendo o conceito de Palácio

Dessa maneira, podemos entender o conceito de Palácio como a área da vida enquanto a Estrela é o modo de viver.

Palácio do Destino

Diz respeito à personalidade da pessoa. Indica sua potencialidade e  suas características essenciais. Portanto, ele é um resumo do mapa, Por esse motivo,  pode demonstrar o temperamento, a índole da pessoa, tendência profissional, assim como os laços em relação a família. Além disso, o Palácio do Destino pode  dar indícios sobre o rumo da pessoa na vida, o que ela busca e procura ser, embora nem sempre ela conquista aquilo que busca. Através da leitura Palácio do Destino podemos ver a índole de uma pessoa, ver a sua possibilidade social, seus objetivos de vida, seus impulsos existenciais e suas dificuldades.

Palácio dos Irmãos

Refere-se aos relacionamentos com irmãos e amigos mas também com pessoas da mesma hierarquia social , por exemplo, colegas ou companheiros profissionais.  Decerto, é o Palácio que trata das relações com pessoas que se relacionam no mesmo nível da pessoa.

Palácio do Cônjuge

Trata da relação – gosto e o desgosto – pelo sexo e indica a provável característica do cônjuge. Do mesmo modo,  a leitura desse Palácio demonstra a situação afetiva. A Casa do Cônjuge também fala do momento do casamento. Portanto, informa quando o casamento irá ocorrer, de que maneira irá ocorrer, e ainda, em que época que o relacionamento afetivo irá acontecer.

Palácio dos Filhos

Indica o grau de afeto com os filhos. Além disso, esse Palácio demonstra a potencialidade de ter ou não ter filhos. Indica também a quantidade. No caso das mulheres é a casa aonde se pode ver a possibilidade de ter algum problema na gravidez – abortos, filhos com doenças, por exemplo. Ele também serve para ver o perfil dos filhos. Essa Casa também serve para professores verem suas relações com seus discípulos.

Palácio da Prosperidade

Refere-se ao ganho financeiro,  como o consulente  ganha dinheiro e de que maneira ele ganha. Pode-se ver também a potencialidade financeira e a maneira de prosperar de uma pessoa. Por exemplo, pela estrela que está na Casa da prosperidade pode-se ver o que é melhor para a pessoa: ter um emprego estável, ser autônomo ou se deve arriscar ser o dono do seu próprio negócio. A leitura desse Palácio pode também constatar que a pessoa não tem em seu mapa nenhum aspecto de prosperidade. Daí, pode-se olhar os trânsitos e verificar se há algum trânsito em que o palácio da Prosperidade esteja melhor aspectado.

Palácio da Doença

Indica quais são as tendências e tipos de doenças que o consulente pode ter bem como quais as partes do corpo que são mais frágeis.  Também trata de acidentes e ferimentos. É basicamente ligado a saúde e integridade física.

Palácio da Mudança 

Demonstra a capacidade de adaptação, de lidar com a mudança de ambiente, de emprego, de residência. É uma Casa utilizada para consultar se as  viagens serão seguras ou não.  Da mesma maneira, no Palácio da Mudança podemos verificar  se as mudanças para o exterior serão favoráveis ou não. Algumas pessoas têm sinais evidentes que podem se dar bem longe de sua terra natal; outras, pelo contrário, não irão se dar bem longe de sua casa. Então, num nível sutil, fala da capacidade de se adaptar a um ambiente adverso, de lidar com as mudanças da vida. Por exemplo, se você separou de seu parceiro, isso fala de uma mudança de vida. Se você foi demitido, isso é uma mudança de ambiente.

Palácio dos Subordinados

Refere-se, basicamente, a todos aqueles que nos são úteis. Empreendimentos sociais também são vistos nessa casa, pois não fazemos nada sozinhos, isolados, sem apoio. Desse modo, nessa Casa vemos o apoio involuntário. O subordinado apoia porque recebe o seu salário. Quando falamos do apoio voluntário, sem interesse,  de um  amigo ou irmão,  devemos estudar  o Palácio dos Irmãos.  Os sócios devem estar classificados nos irmãos, apesar de que, em alguns casos, o sócio pode ter o perfil daquele que nos dá apoio.

Palácio da Carreira

Aponta a tendência da  carreira profissional, o que deve ser feito e o que é bom que se faça. Demonstra as facilidades e dificuldades na projeção profissional. Indica a direção a seguir no sentido de desenvolver a carreira. Desse modo, aponta se é favorável o consulente ser subordinado ou ser líder. Certamente, a pessoa que tem tendência a liderança é favorável que ela abra um negócio próprio. Por conseguinte, para aquele que é bom ser subordinado, é melhor que ele trabalhe para outros. Também demonstra se a carreira tem tendência ao desgaste físico ou desgaste mental.

Palácio dos Imóveis

De uma maneira geral,  essa Casa  fala das possibilidades de aquisições de imóveis. Também  fala da herança, se houver imóveis na herança. Revela a ambientação da  moradia, o lugar que o consulente costuma morar e o modo de lidar com a residência. Por exemplo,  se faz bagunça ou não, se gosta de lugares altos  ou baixos, de morar em lugares quentes ou frios, abertos ou fechados. Também pode demonstrar a ambientação social de onde costuma viver. Ademais, a leitura do Palácio dos Imóveis revela aspectos sobre um ambiente mais calmo ou mais agitado, que pode ser contundente ou pacífico,  agressivo ou tranquilo.

Palácio da Felicidade

Fala sobre o espiritual de uma pessoa. Informa sobre o seu modo de pensar. O Palácio da Felicidade expressa o contentamento interior, a satisfação interior.  Pode demonstrar se o consulente é introvertido ou extrovertido, se é agitado ou é calmo, por exemplo.

Palácio dos Pais

Trata da relação com os pais. Sua leitura  pode deduzir o aspecto civil deles, ou seja,  casamento ou  separação. Ele também demonstra a situação dos pais principalmente durante a infância da pessoa. Normalmente, o Palácio dos Pai revela a proteção e a educação da pessoa durante a infância. Através da casa dos pais pode-se ver a relação dos consulente com seus pais e vice-versa. Muitas informações podem ser percebidas através da leitura  da Casa dos Pais. Por exemplo, pode-se deduzir que tipo de educação  ele recebeu, se  teve proteção ou não, se foi abandonado sem atenção durante a infância. Na infância, a casa dos pais fala dos pais, no entanto, na maturidade pode significar chefe, ou  aquele que tem autoridade sobre você.

Palácio do Corpo

E por último, o Palácio do Corpo que funciona como  uma chave de transformação, de desenvolvimento e de possibilidade de mudanças. Por esse motivo,  é um Palácio que pode decodificar o nosso Mapa, ajudar na nossa transformação, e ainda,  falar da parte material.  É também chamado de Palácio do Céu Posterior. Palácio do Corpo é a própria lapidação. Dependendo da Pedra ou Joia que você tenha lá – Luminares – ele vai transformar – melhorar – tanto a pedra quanto a joia. Lembrando que o Palácio do Corpo pode “cair” em 6 Palácios, sendo deles 5 próprios: Destino, Carreira, Felicidade, Prosperidade e Mudança e 1 do Relacionamento, o Cônjuge.

Continuamos nos próximos artigos, até!

Crédito da imagem: Dunhuang Project



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *