Égua do toró

Égua do toró!

Já ouviu alguma frase paraense? A palavra mais marcante é o égua, é um tal de égua para cá, égua para lá. Se ficou surpreso, o paraense diz éééé-guaa, já se ficou chateado ou tristonho diz ÉGUA, se ficou feliz diz É-gua! A palavra é uma constante, pode ser usada no início da frase égua do calor! Ou no final… não para de chover, égua!

O paraense conseguiu transformar o substantivo égua em adjetivo…égua do filme.

No caso a palavra principal “filme” passa a ser um adjunto de égua… mas o significado é … o filme é excelente. Além disso há a variação de égua, no caso se pode falar o pai d’égua, por exemplo, esse filme é pai d’égua!

Depende da entonação para saber se você recebeu uma reclamação ou um reconhecimento. Então ouvir égua de um paraense pode sim ser uma declaração da admiração por você. Mas se o tom foi agressivo, cuidado! Égua pode ter sido uma ameaça e você nem entendeu.

Depois de égua, as palavras mais usadas pelo Norte do país são aquelas que se referem à água

Isso ocorre porque chove todos os dias por lá, de forma que é conhecida a chuva da tarde,mas há tanta chuva, que se tem variações de palavras para tentar definir o tipo de chuva a qual nos referimos. Chuva, chuvisco, chuvarada, toró, pau d’água, temporal, chuva fina, chuva grossa, sereno, tempestade, são algumas dessas palavras. Se a chuva é fina, pode chamar de: chuvisco ou sereno, enquanto no resto do país é garoa. Se a chuva é mais forte, pode chamar de chuva, de chuva grossa. Se aumenta a intensidade dela, passa-se a chamar de: toró, pau d’água, temporal. Se a chuva é persistente, pode chamar de chuvarada.
Sendo que se você usar a chuva como causa do seu atraso, diga sempre que caiu um toró aonde você estava, pois se disser apenas que choveu, não é aceito como desculpa, visto que chuva é algo constante nessa região do Brasil.

Algumas palavras são bem diferentes. “Mano, arreda aí que eu tô brocado” é uma frase muito utilizada em Belém,

que significa: amigo, com licença, você poderia me conceder um lugar, pois estou com fome.
A palavra broca já possui várias ramificações, brocado, broquinha, brocão. Todas se referem à alimentação, sendo que -inha significa comida ruim ou pouca comida, -ão significa comida boa ou farta.
A palavra arreda é a mais diferente. Arreda significa: licença ou permissão para sentar ao seu lado ou dar passagem. Mas seu uso soa de uma forma um tanto bruta, visto que nem a palavra, nem a entonação sugerem um pedido.

Esse palavreado diferenciado chamou a atenção de um poeta paraense chamado Ruy Barata, nascido em Santarém, viveu no século XX.

Esse poeta perpetuou a fala ribeirinha nos versos da poesia “Esse rio é minha rua”.

Na qual cita alguns versos: Rio abaixo/ Rio acima/ Minha sina cana é/ Só de pensar na mardita/ Me alembrei de Abaeté, os quais demonstram a cultura do ribeirinho, que usa os rios para se locomover, também a troca de r/l, na palavra maldita, e o uso informal do verbo lembrar, para indicar a ausência de estudos do paraense. Esse poema foi sucesso na voz de Fafá de Belém.
Desse modo através da linguagem de um povo pode-se entender a organização do mesmo. A cultura que perpassa na linguagem aponta o que é importante nessa sociedade. Na Amazônia, a chuva é muito importante e presente, por isso a ela são dadas tantas denominações. Infelizmente a educação deficiente ainda é um entrave, mas seguimos acreditando que temos nosso valor, talvez por isso o paraense não se esquece de dizer égua. Essa palavra é uma espécie de carimbo ou uma marca, pois onde você ouvir um égua, lá estará um paraense, papa-chibé.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Grace Brett

Sou a Grace Brett, apaixonada pela Amazônia. É minha terra, minha gente, lá estudei. Minha formação é Letras, especialista em Língua Portuguesa e Crítica Literária, também em Estudos Culturais da Amazônia. Trabalhei 22 anos como professora, gosto de pessoas, amo escrever e ler. Atualmente moro no RJ, onde estudo Astrologia e Tarot, já atendo, sempre ensinando, sempre aprendendo. página Magia dos Astros no Facebook e Instagram Whatsapp 21 983665227 email gracesampa@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *