O Tao e o princípio do Céu Anterior e do Céu Posterior

O Tao e o princípio do Céu Anterior e do Céu Posterior

Um dos princípios mais importantes do Taoísmo é  o de Céu Anterior e Céu Posterior. Sua compreensão  é fundamental para entender a visão taoísta sobre a vida e o homem Além disso, ele nos ensina a maneira de cultivar o nosso caminho espiritual.

O exemplo da transformação da madeira em árvore e em cadeira

Quando observamos uma árvore na floresta, no seu habitat, vemos que ela é feita de uma madeira genuína. Parece que ela sempre foi dessa maneira, pura, que nunca foi polida.

Entretanto, quando vemos uma cadeira, percebemos que ela é feita de madeira que necessariamente foi modificada e polida.

Dessa maneira, podemos dizer que a madeira da árvore em seu estado natural tem a qualidade do Céu Anterior enquanto que a madeira que foi transformada em cadeira tem a qualidade do Céu Posterior.

Duas energias, a da forma e a da não-forma

Assim, de acordo com o nosso exemplo, a energia vital que existe no universo tem duas qualidades:  uma energia que foi moldada pelo pensamento e pela forma, e uma outra que nunca foi tocada, genuína que não possui forma.

O Céu Anterior

O Céu Anterior não tem forma, não tem linguagem, não julga e tampouco tem intenção. Ele tem uma consciência pura. É a condição prévia do Absoluto, a potencialidade para que o Universo se manifeste. É o Vazio que permite que tudo exista.

O Céu Posterior

O Céu Posterior tem forma, pensamento, sentimento, tem uma consciência que se manifesta. Por esse motivo, representa o Universo manifestado, todas as coisas, decerto os Dez mil seres (esse é um conceito taoísta que expressa a totalidade).

O Céu Anterior está relacionado ao zero. Esse zero é uma espécie de Vazio. É um Vazio que tem uma potencialidade. No Taoísmo, ele é chamado de autêntico Vazio. Se comparado com as coisas manifestadas, ele é como se fosse a mãe que gera o filho.  Não é possível existir o filho sem a mãe. Da mesma forma, sem Vazio não haverá manifestação.

Sem a condição chamada de Céu Anterior não existirá a condição de Céu Posterior.  Sem o Wu Ji, o Absoluto, que é o próprio Céu Anterior, não haverá Tai Ji, a Unidade, a manifestação no Céu Posterior

Se não houvesse o Vazio,  certamente o céu e a terra não poderiam ser criados.  Também não seria permitido ao céu e à terra se movimentarem nem cultivarem e alimentarem todas as coisas.

Na linguagem do Yi Jing representam o zero e o um

Na linguagem do Yi Jing, o Livro das Mutações, Céu Anterior e Céu Posterior representam respectivamente o zero e o um. Sem a existência do zero não aconteceria o um e consequentemente todos os outros números também não se revelariam.

O um existe no interior do zero. E o zero abraça o um.  Mas o zero não é apenas a soma de todas as formas. Ademais, ele é algo criativo e vital que existe dentro de todas as formas. É como o hexagrama Criativo do (Céu sobre Céu) – é algo criativo e vital, porém não tem imagem nem forma. Está em toda a parte, dá sentido a todas as coisas, mas não é uma coisa propriamente. É invisível, porém ativo.

Qual é então a diferença entre Zero e Um? Zero é uma consciência em estado de quietude, que aparentemente não se manifesta. O Um é algo em quietude e que aparentemente se manifesta.

Com o Um dentro do Zero e com o Zero dentro do Um, vivemos o Céu Anterior e o Céu Posterior ao mesmo tempo. Vivemos o Tao do Céu Anterior e o Tao do Céu Posterior juntos. Essa é a plenitude do ser, é realizar o Caminho do Retorno. É a união do homem com o Céu.

Atingindo o estado de união através da meditação

E como atingimos esse estado? Através da meditação.

Para o Taoísmo, a meditação é uma das práticas mais importantes na realização do Caminho espiritual. Ela pede total constância e dedicação diária. É um caminhar passo a passo, dia após dia. Por esse motivo, seguir a orientação dos Mestres, manter o foco e a rotina na prática que se está fazendo é a maneira certa para alcançar resultados na prática espiritual.

O Dao De Jing, O Livro do Caminho e da Virtude, decerto é  um  dos textos mais importantes da tradição taoísta. Nele o  mestre Lao Zi diz que partimos de uma experiência interior para sentir o Tao, para encontrar esse Tao do Céu Anterior.

A meditação é uma prática diária, com foco e disciplina

Desse modo, é preciso ir além da linguagem, além da forma e do pensamento, para se poder sentir e perceber o que isso é.  E certamente a meditação, como prática constante e com disciplina, pode nos levar a esse estágio. Por fim,  realizar a fusão do Céu Anterior e Céu Posterior.

Telma Bonniau Gitirana foi ordenada Daoshi na Linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária, por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente continua seu Caminho ensinando e seguindo os princípios do Tao.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *