Círio de Nazaré 2020

Círio de Nazaré 2020.

Mais um ano,

já são 227 anos de procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré

, em Belém do Pará. Sempre no segundo domingo de Outubro, cerca de dois milhões de pessoas acompanham a procissão nas ruas da capital do Pará. É um movimento de pessoas vindo de todas as partes do país, para se concentrar em Belém. A cidade morena, famosa por suas chuvas todas as tardes. Essa cidade incha de romeiros. Gente que vem nos voos, gente que vem nos ônibus, gente que vem de carro, de moto, gente que vem à pé. É nesse encontro que há troca cultural, religiosa, durante os 15 dias de celebração.

Sim, são 15 dias,

pois há procissão de carros, há procissão de motos, a de bicicletas, há procissão de barcos, a grande procissão à pé

para fechar ainda temos a procissão das crianças. Nessas procissões, toda a cidade se enfeita: os prédios, praças, casas, ao longo das estradas. As pessoas pintam suas casas para receber seus parentes, a maioria do interior do estado. Esse é um movimento do interior para o centro, o qual foi estudado e comparado como o movimento da Cabanagem. O maior movimento popular no Pará, cujos cabanos, pessoas muito pobres , exploradas, saíram do interior do Estado. Principalmente da cidade de Cametá e redondezas, para tomarem o poder do governador em pleno centro de Belém, em 1835, segundo prof. Raimundo Heraldo Maués .

É um encontro de amigos, famílias, que se unem em torno da imagem da Santa na procissão

Seja pela manhã ou à noite, sim há procissão à noite! Rezam, cantam, pagam promessas, que vão da questão material, como casa, barco. Tudo levado ao pé da letra, ou seja, a promessa é exibida a todos através de símbolos, levados na cabeça dos promesseiros. Então são casas em miniaturas, barquinhos, etc. Também cabem os sonhos: jovens levam seus livros, na esperança de aprovação nos testes seletivos. Cabem esperanças: pessoas levam pedaços do corpo doente em cera, afim de curar essa parte do corpo. Quanto mais difícil a promessa, mais sofrida deverá ser o pagamento.

Pessoas ajoelhadas cumprem parte do caminho, que de tão doloroso, são amparadas por voluntários das igrejas, da Cruz Vermelha.

Os promesseiros são elementos importantes no Círio, durante as procissões são eles que as movimentam com suas promessas, dores, choros, sonhos. A corda é a expressão máxima das promessas, apesar de que todos poderem ir na corda é muito difícil pagar essa promessa. Pois devido à alta exigência, o empurra-empurra, o calor, visto que Outubro é o mês mais quente do ano, a temperatura chega a 40°. Tudo isso torna o pagamento da promessa, uma grande comoção, tanto dos promesseiros, quanto dos que assistem ao ato.

Ao se aproximar do carro da Santa, muitos querem pegar uma das flores que o enfeitam

porque reza a lenda que as flores que ornamentam esse carro trazem sorte, saúde e sucesso. Outra tradição, odiada pelos organizadores do Cirio, é cortar a corda antes de chegar à basílica de Nazaré. O intuito é pegar um pedaço e usar como talismã no ano.

Há também os grandes carros, como os carros alegóricos do carnaval, mas são

os carros da promessa, dos anjos, que é uma atração à parte, pois são crianças fantasiadas de anjos

Essas meninas e meninos em algum momento de suas vidas estiveram enfermos. Seus pais rogaram à Virgem de Nazaré e os pequenos ganharam a graça da vida.

Nos dias que antecedem a grande Procissão de domingo, milhares de pessoas caminham cerca de 60 km até chegarem à Basílica. Durante o trajeto, esses promesseiros são apoiados por moradores de todas as religiões, que os abastecem de água e lanches. Na noite que antecede a grande procissão, há uma festa profana de LGBTI, ao lado do conhecido Teatro da Paz. Chama-se Festa da Chiquita, produzida para premiar todos aquelas personalidades que apoiaram a causa dessa minoria durante o ano. São políticos, atrizes, músicos, e outros, agraciados com o o veado de ouro.

Há espaço para todo mundo no Círio.

A cultura e a economia transformam -se, graças a crença dos romeiros por Nossa Senhora de Nazaré. São eles que enchem as ruas, hotéis, abarrotam as conduções, o comércio local. Todos querem arrumar as casas e a si próprio para receber os parentes e acompanhar a Santa. Inclusive as feiras e os mercados também lotam, pois há o almoço do Círio, após a procissão. Quando só servem comida típica: pato no tucupi, maniçoba, vatapá, cupuaçu, bacuri. Assim as famílias se reúnem mais um ano. Rezam, conversam, unem-se, apesar das tristezas, pobreza, exclusão que são submetidas por todo o ano.

O comercio local é aquecido pois são criadas várias vagas de emprego formal e informal

Que geram renda a esse povo excluído da concentração de renda do sul-sudeste brasileiro. Mas essa união começa ainda em Setembro. Mês que se iniciam as rezas em milhares de casas, prédios, repartições públicas em torno da imagem peregrina da santinha. Também a prefeitura enfeita a Avenida Nazaré de imagens do Círio, da Santa. Então começa a contagem regressiva para a grande procissão na praça do Santuário, em frente à Basílica de Nazaré. É nessa igreja, cercada de mistério, que a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chega após quatro horas de caminhada.

A Basílica foi construída ao lado do igarapé onde o caboclo Plácido encontrou a pequena imagem da santinha

Retirando-a de lá, mas inexplicavelmente, a imagem retornou ao mesmo local. Esse fato repetiu-se algumas vezes, o que foi considerado milagre, daí construiu-se a igreja. Outra lenda é que há uma cobra grande embaixo dessa igreja, que a ausência da procissão pode enfurecê-la. Acredita-se que caso ela venha a se mexer, o seu balançar poderá causar a destruição do prédio da Basílica. Esse ano não haverá a procissão física, aliás não haverá nenhuma procissão. Elas serão substituídas por missa, em razão da pandemia, será que a cobra grande realizará a lenda?



Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Grace Brett

Sou a Grace Brett, apaixonada pela Amazônia. É minha terra, minha gente, lá estudei. Minha formação é Letras, especialista em Língua Portuguesa e Crítica Literária, também em Estudos Culturais da Amazônia. Trabalhei 22 anos como professora, gosto de pessoas, amo escrever e ler. Atualmente moro no RJ, onde estudo Astrologia e Tarot, já atendo, sempre ensinando, sempre aprendendo. página Magia dos Astros no Facebook e Instagram Whatsapp 21 983665227 email gracesampa@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *