Astrologia e os 4 Elementos

Astrologia e os 4 Elementos

Como interpretar fogo, terra, ar e água no nosso mapa natal

Os signos do zodíaco se subdividem em:

● Polaridades ou duplicidades;
● Elementos ou triplicidades e
● Modalidades ou quadruplicidades.

Os elementos falam da nossa personalidade, da nossa energia, do nosso temperamento e cada um deles se manifesta de uma forma diferente.

● Signos de Fogo – Áries, Leão e Sagitário – Intuição
● Signos de Terra – Toro, Virgem e Capricórnio – Sensação
● Signos de Ar – Gêmeos, Libra e Aquário – Pensamento
● Signos de Água – Câncer, Escorpião e Peixes – Sentimentos

Todos nós temos os 4 elementos no mapa natal, porém uns estão mais presentes que outros. Ao observarmos a distribuição dos planetas na mandala astrológica podemos ver se os elementos estão em equilíbrio, excesso ou falta.

Veja tabela de pontuação:


3 pontos Sol Lua Ascendente Meio do Céu
2 pontos Mercúrio Vênus Marte Júpiter
1 ponto Saturno Urano Netuno Plutão
*O peso de cada planeta do mapa pode variar entre alguns autores.

Fogo (espírito)

Polaridade: Masculino – Yang – Ativo
Qualidade Primitiva: Quente (expansão) e Seco (tenso)
Força para criar. Positividade, entusiasmo e espontaneidade.

São impulsivos e motivados, alertas e com disposição para iniciar. Fogo é vida e alegria de viver. Onde tem esse elemento no mapa a pessoa acredita na capacidade de enfrentar desafios. Fazem acontecer, tem espírito de liderança e são confiantes. Precisam de autonomia e de se sentirem livres. Fazem acontecer, são espontâneos, otimistas, alegres e entusiasmados. O fogo aquece, revitaliza e revigora. Por serem impulsivos, não gostam de esperar ou de depender dos outros. Seguros de si e dispostos a superar seus limites, apresentam uma característica competitiva.

No excesso pode gerar hiperatividade, irritação e impaciência. Se mostram pessoas esquentadas e que agem de acordo com sua própria vontade, voluntariosos e autoritários. Na ânsia do imediatismo se mostram egoístas e cruéis com os outros.

A falta de fogo gera uma dificuldade de reconhecer a sua própria força, Falta de iniciativa e inércia. Tendência ao pessimismo, carência e desânimo.

“Me empolgo, logo existo”.

Terra (matéria)

Polaridade: Feminina – Yin – Passivo
Qualidade Primitiva: Frio (contração) e Seco (tenso)
Força para produzir.
Persistência, produtividade e praticidade.

São práticos e objetivos. Buscam a utilidade das coisas. Querem concretizar e realizar. Terra é matéria, precisam sentir, pegar, apalpar. Estruturar, construir, preservar e manter são palavras importantes para pessoas desse elemento. Precisam se sentir seguros em suas bases, no seu cotidiano e no seu lugar no mundo. São estáveis, constantes e calmos. Determinados em seus objetivos, focam na produtividade. Bons administradores, preocupados em manter recursos para sobrevivência. Cuidam do que é seu. Gostam de experimentar, de aprender por si só, as coisas precisam ser vividas na prática. São cautelosos, dão um passo de cada vez rumo ao topo da montanha. Não vivem no mundo das ideias, o que importa é a vida real.

No excesso se mostram obstinados, viciados em trabalho. Tudo é uma tarefa/missão e isso traz cansaço e tensão. Podem se mostrar ásperos, teimosos e avarentos. A cobrança interna com resultados, compromissos e obrigações gera sofrimento quando existe desequilíbrio neste elemento.

A falta de terra traz desorganização e falta de senso prático. Podem ser relapsos com seus compromissos seja no trabalho, na vida cotidiana ou com suas finanças.

“Realizo, logo existo”.

Ar (mente)

Polaridade: Masculino – Yang – Ativo
Qualidade Primitiva: Quente (expansão) e Úmido (fluido)
Força para trocar. Comunicação, intelectualidade e racionalidade..

Esse é o elemento da troca e do movimento. É o pensar, aprender, estudar e conhecer. Querem saber das coisas, usar a inteligência. São curiosos e atentos. Estão sempre se movimentando, gesticulam, falam com os olhos, mãos e até pelos cotovelos. Usam todo o corpo para se expressar. São sociáveis, comunicativos, gostam da multiplicidade das coisas. Intercâmbio. Conversas rasas e profundas interessam. Tudo é interessante. Ponderar, chegar num acordo, ter ideias são coisas importantes. O pensamento é livre, é liberdade e é libertador.

No excesso traz inquietação e nervosismo. A mente fica tão acelerada que acaba que tudo acontece no mundo das ideias. Pensa mil coisas ao mesmo tempo. Dispersão. Só fala e não ouve. Se acha mais inteligente e perspicaz que os outros.

Na falta pode gerar timidez, dificuldade de relacionamento, resistência às novas ideias. Se deixam levar pela mente dos outros, ficam sem opinião. Preocupados com o que os outros vão pensar.

“Penso, logo existo”

Água (emoção)

Polaridade: Feminina – Yin – Passivo
Qualidade Primitiva: Frio (contração) e Úmido (fluido)
Força para sentir.
Sensibilidade, profundidade e imaginação.

São sensíveis e emocionais. Sentem as coisas, o clima, as pessoas e o lugar. Aqui tudo é emoção. Precisam estar envolvidos e se envolver, seja com a família, com os amores ou com o todo. O humor é variável, vão de uma banheira quentinha e acolhedora a uma tsunami em segundos. São vastos e profundos como o oceano. Sempre acolhedores, mas se o outro aceitar e admirar os seus cuidados. Tudo é subjetivo. Não tem limites definidos. É a água. Ela tem a forma que o recipiente (ambiente) tiver. Sabem “ler” o outro, acessam o inconsciente. São carismáticos. As pessoas se sentem à vontade e acolhidos pelas pessoas de elemento água.

Em excesso acabam absorvendo tudo ao seu redor. Perdem a capacidade de filtar e se deixam envolver demais. Perdem o controle das emoções. Se vitimizam por tudo, ficam ciumentos, possessivos e melodramáticos. Chantagem emocional.

Na falta bloqueiam as emoções, perdem a capacidade intuitiva. Perdem o sexto sentido. Não veem o invisível. Podem se mostrar carentes e dependentes emocionalmente.

“Sinto, logo existo”.

Referência bibliográfica:
Os Astros Sempre nos Acompanham – Claudia Lisboa
Conhecimento da Astrologia – Anna Maria Costa Ribeiro
Astrologia, Psicologia e os 4 Elementos – Stephen Arroyo




Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Lenira Nitz Henke Lascasas

Lenira Lascasas - terapeuta Fogo Sagrado Alinhamento Energético, astróloga, taróloga e numeróloga. Sempre tive a sensação que éramos muito mais que nascer, crescer, trabalhar e um dia deixar de existir. Iniciei meus estudos de astrologia em 2002 e um mundo novo se abriu, o do autoconhecimento. Dali em diante segui a jornada através do tarô e da numerologia, entre outros até chegar no alinhamento energético Hoje sou terapeuta de Alinhamento Energético. Técnica linda que nos dá compreensão e conscientização de nossas emoções, trazendo harmonia e equilíbrio no nosso dia a dia. Contatos: Whatsapp: (21) 99806-6646 Email: leniralascasas@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *