VÊNUS NOS DOZE SIGNOS DO ZODÍACO
VÊNUS NOS DOZE SIGNOS DO ZODÍACO
O segundo planeta mais próximo do sol também é o mais próximo da Terra.
Recebeu este nome em honra a deusa romana do amor, da beleza e do prazeres.
Vênus ou Afrodite, na mitologia grega, era a deusa mais bela do Olimpo e considerada portanto, a própria perfeição.
Deusa do amor, seduzia tanto deuses quanto mortais.
Teve filhos com vários deles, entretanto, Eros era o mais próximo a ela.
Inspirou artistas desde a antiguidade, tendo o auge no Renascentismo.
Assim templos foram erguidos para sua veneração.
Tanto poesias, quanto pinturas e esculturas proliferavam.
Em suma, todos queriam traduzir o amor, a paixão e os desejos entre os seres.
Em outros panteões, tem correspondência com a deusa Hathor (egípcia) assim como a Oxum (africana).
Na astrologia, Vênus representa não só amor, como também a beleza e o próprio prazer.
Em outras palavras, como lidamos com o afeto, o prazer que desejamos e como nos relacionamos.
É o nosso amor próprio e auto estima, além de reger também os assuntos financeiros.
À Vênus foi atribuída a regência de dois signos: Touro e Libra.
Enquanto regente do signo mais terra de todos, Touro, representa o prazer na forma mais mundana de todas.
O entender o prazer pelos 5 sentidos, além de, o entendimento do valor das coisas.
Enquanto regente do signo dos relacionamentos, Libra, representa o poder da sedução, do envolvimento.
Além, é claro, de todo entendimento tanto da beleza quanto da harmonia.
Assim sendo, entender o funcionamento de Vênus em nosso mapa astral aumenta as possibilidades de sucesso amoroso e financeiro.
Pela sua jornada zodiacal, manifesta seus atributos se adaptando ao modo de cada um dos doze signos.
Ganha força todas as vezes que passa pelos signos que rege. Ademais, é exaltada no signo de Peixes, o amor sem fronteiras.
Por conseguinte, nos signos opostos (aos que rege e se exalta), tem sua manifestação comprometida. Como exemplo: nos signos de Escorpião, Áries e Virgem.
Vênus em Áries:
No signo oposto a que rege é o prazer como forma de afirmação. Forte poder de sedução e desejo de viver grandes desafios. Sexualidade intensa. Gosta de conquistar e provar seu valor. Independente, mas precisa aprender a dividir. Necessidade de motivação constante.
Vênus em Touro:
Pleno, pois está no signo que rege. Autoestima elevada. Seguro, procura por estabilidade. Gosta das coisas boas da vida. Tendência a fixação dos prazeres. Senso de valorização, estética e artes. Busca o conforto, mas é preciso aprender a se desapegar das questões materiais para seguir crescendo, pois detesta perder coisas.
Vênus em Gêmeos:
Prazer nas trocas de ideias e nas boas conversas. Curiosidade em conhecer pessoas novas, falar com todos. O afeto presente no diálogo. Adora jogos verbais de sedução. Talento para negociação, compra e venda, comunicação. Precisa tomar cuidado com a volatilidade nas relações.
Vênus em Câncer:
Sensibilidade e imaginação fértil quando o assunto é amor e paixão. É o prazer em cuidar, nutrir, acolher. O afeto em forma de carinho e atenção. Precisa aprender a lidar com mágoas para não criar “caraminholas” na cabeça. O valor das coisas esbarra na sua percepção e intuição, ficando suscetível às emoções.
Vênus em Leão:
Prazer intenso e caloroso. Possui um charme especial, um poder de sedução e encantamento. Busca admiração. Atento às críticas, tem grande energia para amar e se entregar. Cuidado com o lado orgulhoso e autoritário, quando os desejos não são satisfeitos do modo que gostaria. Seu sentido de valor é alto e não gosta de arriscar.
Vênus em Virgem:
O planeta que representa a expansão do desejo, nesta signo se sente desconfortável. O prazer tem exigências, é criteriosa e receosa em se entregar. Analítica, busca provas para que possa se mostrar. Na intimidade e com segurança, a experiência é mais intensa. Precisa trabalhar a autoestima e valorização pessoal.
Vênus em Libra:
Sentindo-se em casa, neste signo ele esbanja beleza e sedução. Encantador, busca o melhor entendimento entre as partes. Busca a harmonia acima de tudo. Prazer pelos relacionamentos em si. Forte senso de estética, artes e diplomacia. Precisa aprender a olhar para os próprios desejos.
Vênus em Escorpião
Oposto ao signo que rege, aqui ele se sente um estranho. Intuitivo, a busca pelo prazer necessita de verdade e profundidade. O mistério fascina. Quando no superficial, aciona o controle, a desconfiança, o medo de ser abusado e ferido. É só por meio do mergulhar no íntimo é que renasce uma relação transformada.
Vênus em Sagitário
Prazer livre e desimpedido. A busca pelo prazer nas viagens, do desbravar caminhos e conhecimentos novos. É atraído pela mente, pela cultura, pela liberdade. Vai atrás de um companheiro de aventuras, sem cobranças e controle. Cuidado com a idealização do prazer e que gera desinteresse quando a projeção não é correspondida.
Vênus em Capricórnio
Prático, estável e maduro. O prazer é resultado do investimento em algo objetivo e sério. Sensorial, como todo signo de terra, busca o prazer nos 5 sentidos. Forte senso de comprometimento e fidelidade. Confiança é fundamental. É preciso se permitir ao prazer sem tantas condições e procurar se expressar mais.
Vênus em Aquário
O amor impessoal. O prazer se encontra na conexão racional com as pessoas. Sem necessidade de vínculos e apegos. É a busca do prazer pelas ideias, principalmente no âmbito social. Atraído pela inteligência, pela quebra dos padrões, pela criatividade em viver a vida. Antes de ser amante, tem quer ser amigo. É preciso ter espaço e a individualidade preservada.
Vênus em Peixes
Exaltado neste signo, busca o prazer que transcende a matéria. Romantismo, sonho e idealizações. Conecta-se emocionalmente e energeticamente. Sensibilidade e intuição no encontro e no afeto. Cuidado para a tendência a fantasias e expectativas. Afeto na entrega e doação. Necessidade de recolhimento para reciclagem das energias. É preciso intuição para lidar com questões materiais.
Como acontece com todos os planetas, é importante ainda, a análise dos aspectos que Vênus recebe de outros planetas para um entendimento mais profundo.
Além disso, um próximo passo neste caminho do autoconhecimento, é analisar a casa que este planeta se encontra no mapa astral. Dessa forma então, compreender o setor da vida que esta força se manifesta.
É nesta casa astrológica e naquelas que rege, que lançamos mão do nosso poder de criar relações e a força para viver todo o prazer que tanto sonhamos.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- MERCÚRIO NOS DOZE SIGNOS DO ZODÍACO
- SATURNO NOS DOZE SIGNOS DO ZODÍACO
- A combinação e a natureza dos signos
- Como funciona a combinação astrológica?
- As Dignidades e Debilidades dos Planetas
- LIBRA, O ‘PROMOTER’ DO ZODÍACO