2023 – Ano do Coelho de Água – Gui Mao (癸卯) na visão da Astrologia Chinesa

2023

2023 – Ano do Coelho de Água – Gui Mao (癸卯) na visão da Astrologia Chinesa

De acordo com o calendário chinês, o mês de fevereiro marca o início do ano solar com o período chamado LiChun (Chegada da Primavera).

Em 2023, LiChun será em 4 de fevereiro e inaugurará o Gui Mao, o Ano do Coelho de Água.

LiChun é a primeira das 24 estações em que o ano é dividido. As estações obedecem ao movimento solar e por causa disso as datas do início de cada ano apresentam pequenas variações.

Mas o calendário chinês também trabalha com o ciclo da Lua, com o calendário que é comumente conhecido como Calendário dos Fazendeiros, ou Calendário Xia.  Basicamente, ele lista o ano, mês, dia e hora relacionado aos cinco elementos, a saber: metal, água, madeira, fogo e terra. Decerto, ele é um sistema de muita precisão, registrando não só a passagem do tempo, mas também é uma ferramenta importante para as artes divinatórias.

O calendário Xia também se tornou conhecido como calendário lunar chinês. Ele compreende 12 meses lunares compostos de 29 ou 30 dias. Os meses são designados numericamente. O primeiro dia do mês é aquele em que ocorre a conjunção do Sol com a Lua Lua nova.

Uso do Calendário Lunar nas Artes Divinatórios Taoístas

O Zi Wei Dou Shu – Astrologia Polar Taoísta e o Ba Zi – Os Quatro Pilares do Destino – são artes da leitura do destino que se utilizam devidamente dos dados de nascimento, hora e data, conforme apresentado no formato de calendário Xia.

Segundo o pensamento chinês, os dez mil seres, ou seja, a totalidade do universo, é composta pela combinação das energias desses cinco movimentos presentes no Céu e na Terra.

Dessa maneira, conhecer a relação entre os cinco elementos ajuda a prever com precisão o que está por vir.  Portanto, pode-se, usando desse conhecimento, multiplicar a boa sorte ou minimizar o azar na vida.

De acordo com o calendário lunar, o ano do Coelho de Água terá início no dia 22 de janeiro de 2023 e terminará em 9 de fevereiro de 2024.

Combinação entre a energia do Céu e a energia da Terra

O ano de 2023 no calendário chinês corresponde ao ano de 4720 no calendário gregoriano. É simbolizado por uma imagem (binômio) que, por sua vez, é a combinação da energia do Céu (Tronco Celeste) e da energia da Terra (Ramo Terrestre).

Geração do ciclo sexagenário

Por esse motivo, os Dez Troncos Celestes se combinam com os Doze Ramos Terrestres, gerando um binômio. Cada um dos cinco elementos da natureza – Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água – rege um período de dois anos consecutivos, numa imagem associada aos meses e as estações do ano. Assim, a cada ano combinado com as ações dos cinco elementos temos obrigatoriamente um ciclo energético completo de 60 combinações. Cada Ciclo é chamado de Jia Zi ou Ciclo Sexagenário.

Portanto, no caso do Coelho de Água, a Água está associada ao Tronco Celeste enquanto que o Coelho que representa o elemento Madeira, está relacionado ao Ramo Terrestre. Ambos os elementos são de natureza Yin.

Por esse motivo, 2023 na visão energética chinesa é um ano em que a energia da Água gera a Madeira. Isso significa que o movimento interno da água alimenta a Madeira, o movimento externo.

Dessa maneira, o binômio regente a partir de 22 de janeiro de 2023 será o Gui Mao – Coelho de Água, que é combinação das energias, Água e Madeira, da mesma polaridade, Yin.

A natureza do tronco celeste Água Yin

A Água Yin é representada pelo Orvalho ou chuva fina.  É moderada e humilde por fora mas traz em seu interior força e vitalidade. Sua natureza é poderosa e inteligente, impulsiva e conquistadora, mas costuma agir discreta e silenciosamente.  Está associada a constante busca pela inovação e pelas  ideias criativas.

A natureza do ramo terrestre Coelho (Mao)

O coelho é uma madeira mais suave e flexível  se comparado ao Tigre. É como uma flor. Como se fosse um portão aberto na terra permitindo que tudo possa crescer. 

O binômio Metal do Espelho no seu aspecto Yin

A Madeira do Coelho ao se combinar com a Água Yin gera o binômio Metal do Espelho. Apesar de ser o mesmo binômio do ano de 2022, agora ele revela o seu aspecto Yin.

E qual é a imagem do Metal de Espelho? Simboliza a o status, a vaidade, a elegância mas também o autoconhecimento.

Dessa maneira, a energia do ano de 2023 pode ser empregada tanto no autodesenvolvimento quanto no aspecto da aparência.  A questão é saber equilibrar esses dois aspectos e saber qual o momento certo de utilizá-los.

Ademais, é um bom ano para os estudos astrológicos e místicos, buscando enxergar além do visível. Também é favorável para lidar com saúde, moda e estética.

O Coelho é considerado uma “Flor de Pessegueiro” ou “Flor ou Romance”, uma energia que estimulará o entretenimento, a arte, a beleza, a cultura e os romances. Água Yin combinada com o Coelho também favorece os estudos acadêmicos.

Como agir durante 2023?

Devemos usar a sabedoria e a maleabilidade da Água somada à criatividade da Madeira para “quebrar” a rigidez do Metal e usar a sua força a nosso favor.

Contudo, no aspecto negativo o Metal do Espelho pode falar do excesso de narcisismo. Por isso, é importante aprender cultivar a si mesmo mas também olhar para o que está a volta.

Dissemos que essa energia reinará entre 22 de janeiro de 2023 e  9 de fevereiro de 2024. Entretanto, a energia do Ano do Coelho de Água começará a vingar cerca de 15 dias antes. Portanto, desde o dia 7 janeiro poderemos sentir a transformação energética do Ano.

E qual seria a melhor maneira de agir de acordo com a energia da Madeira?

Use a virtude da Madeira que é a bondade, a afetividade para crescer e se expandir. É um ano de madeira suave.  Temos a possiblidade de entrarmos em um próspero período de reorganização, restauração e simplicidade. Por esse motivo devemos agir pensado no coletivo,  de forma que nossas atitudes possam promover o benefício de todos.

Hexagrama do Ano do Coelho de Água

O Hexagrama 52 Trovão sobre Lago –  O Casamento da Jovem

O Lago representa a filha mais jovem que se casa com o filho mais velho, o Trovão.

Lago representa boca e Trovão é força. A filha mais nova busca o casamento com o filho mais velho falando demais, de forma inexperiente. Com isso  gera um comportamento que não é favorável e caso continue avançando encontrará infortúnio. Para que a união seja duradoura é preciso saber contemplar,  buscar uma saída, uma solução. O Hexagrama possui a virtude do Yin, o que traz à mensagem um sentido de perseverança e interiorização.

___   ___

___   ___     Trovão (Zhen)

_______

___   ___

_______     Lago (Dui)

_______

Concluindo, no âmbito pessoal,  a mensagem para 2023  é aprender a ouvir e contemplar o que está em você e a sua volta. Sintonize-se primeiramente com a ordem da natureza terrestre para que você consiga se corresponder posteriormente com a natureza celeste. Esse é o verdadeiro aprendizado daquele que se orienta pela sabedoria da Astrologia Chinesa.

Telma Bonniau Gitirana foi ordenada Daoshi na Linhagem da Ordem Ortodoxa Unitária, por Wu Jyh Cherng, fundador da Sociedade Taoista do Brasil. Atualmente ensina Astrologia Taoísta e I Ching e continua seu Caminho divulgando e seguindo os princípios do Tao na Sociedade Taoísta no Rio de Janeiro.

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Telma Bonniau

Sou taoísta, consultora de I Ching, Zi Wei Dou Shu, BaZi, Feng Shui, estudo acupuntura, pratico Caligrafia Chinesa, Tai Chi, Qi Gong e Ikebana. Gosto de viver a vida, na companhia dos meus amigos e dos meus livros e curtir a energia da natureza. tbonniau@yahoo.com.br Publico meus artigos aqui e também na minha página no Facebook, Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas https://www.facebook.com/ConhecendoOZiWeiDouShu/. WhatsApp: 21-998950391

2 comentários em “2023 – Ano do Coelho de Água – Gui Mao (癸卯) na visão da Astrologia Chinesa

  • janeiro 3, 2023 em 12:40 pm
    Permalink

    Olá. Eu não sei muito sobre o calendário, mas procurando o hexagrama 52 achei “A Quietude”. Esse “O Casamento da Jovem” é o 54.

    E tenho uma dúvida: se o tronco celeste é Água e o Ramo Terrestre é Madeira a composição dos trigramas não está invertida?

    Resposta
    • janeiro 3, 2023 em 3:44 pm
      Permalink

      Olá Yuri
      O I Ching tem em sua origem a relação direta entre as linhas yin e yang e os números. Existem vários sequência de organização dos Hexagramas; as duas mais conhecidas são a do Céu Anterior (originada com Fu Xi) e a do Céu Posterior (adotada pelo Rei Wen). Assim, a numeração do Hexagrama Gui Mei – o Casamento da Jovem na sequência binária, que segue a ordem do Céu Anterior, é o 52, adotada nos meus estudos e práticas.
      A composição do Hexagrama que utilizei não segue a relação direta com os elementos, e sim combinação energética. Existe uma escola que trabalha com a lógica de identificação dieta com os elementos, nesse caso o Hexagrama seria Água sobre Vento (Madeira Yin).

      Se você tem interesse, acompanhe meu facebook Conhecendo o Zi Wei Dou Shu e as artes taoístas. Lá você encontrará vários posts sobre o I ching.

      Um abraço, Telma

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *