Entrevista com astrólogos – Fernando Guimarães
Entrevista com astrólogos – Fernando Guimarães

P1 – Como, quando e onde surgiu seu interesse por sua arte/ciência?
Depois de receber um livro de psicologia geral, de uma prima que cursava pedagogia, no Rio, década de 60. Despertou conhecer inicialmente sistemas de analise de personalidades, incluindo signos solares do zodíaco. Posteriormente, na faculdade, comprei o primeiro livro que ensinava a calcular o signo Ascendente, [da hora de nascimento]. Em 1981, aprendi a calcular o mapa todo, com tabelas no livro do casal D. Parker, traduzido. Desde então, nunca mais parei. [cursos na Regulus e Astrocenter, SP; NCGR, especialização nos EUA].
P2 – Quais livros, autores te inspiraram ou influenciaram mais na sua escolha e formação? E que vc recomenda?
Os livros da editora Pensamento, o livro do casal Derek Parker. Revista Planeta com artigos de Andre Barbault. Stephen Arroyo, Alan Oaken, Liz Greene, Morin.
P3- Algum estudo de caso, aplicação [técnica] , bem sucedida que te marcou pessoalmente, ou a seus alunos, clientes que vc possa contar e resumir?
Certamente. as consultas de Sinastria, que auxiliaram casamentos em risco; dependentes químicos em tratamento que sobreviveram a diversos abusos na infância, experiências de memórias de vidas passadas, facilitação de autoconhecimento para escolha profissional. Todos gratificantes e terapêuticos. Ajudei, mas aprendi também. Encontros de almas. Correspondência mantido com Andre Barbault e Alan Oken.
P4 – Onde e como vc atua profissionalmente, oferece serviços, cursos, EAD, blog, site?
Em minha casa, Campinas, SP. Também via online; workshops intensivos em São Paulo e outras capitais. Da mesma forma, tenho grupos de Facebook e whatsApp. Além disso, escrevo artigos para site grupo meio do Céu.
P5 – Pode resumir a técnica que você usa, os benefícios, etc?
Abordagem contemporânea de mapa astrológico natal, com asteróides e pontos sensiveis [sempre respeito técnica clássicas e tradicionais que funcionam para mim], os 4 temperamentos humanos. Trânsitos, Progressão Secundária e Direção de Arco Solar. Agora experimento com mapas gráficos de declinação, permite ver décadas, os picos de eventos.
P6 – Quais críticas construtivas você pode elencar com relação a grupos de profissionais, associações, sindicatos, escolas e formação, rede sociais, a qual você pertence . O que falta para sucesso ou satisfação pessoal, popularização, progresso, etc.?
Decerto, Grupos são casa XI e se expressam mais como Urano ou Saturno. Ordem e Progresso. Dessa maneira, se engessam, atrapalham o fluxo que favoreceria, por conseguinte, pesquisas, publicações, encontros sociais e novos talentos. Do mesmo modo, a banalização das redes sociais. Ademais, faltam traduções de clássicos e de obras modernas. De maneira idêntica, incentivar a educação popular e formação de novos consumidores.
P7 – Qual um sonho pessoal profissional seu ainda a ser realizado? O que falta?
Publicar principalmente textos meus, autorais ou de pesquisa e didáticos. Igualmente abrir minha própria escola de pensamentos [e didática] presencial e virtual. Realizar um grande congresso internacional não só no Brasil, mas também nos EUA [UAC, a cada 4 anos, com representantes e públicos de todos os continentes e vários idiomas]. Em outras palavras, sem sonhos, não se vive.
P8 – De que vc se arrepende ter feito, ou não ter feito, oportunidades, na sua formação e trajetória profissional, escolhas, riscos, investimentos?
Inegavelmente não ter continuado a dar aulas de astrologia, depois de formar 7 ou mais alunos em Campinas, 1988, quando mudei de cidade e voltei à vida acadêmica. Também ter escrito e ou traduzido mais e, por fim, produzido eventos.
P9 – Que conselhos daria a novos estudantes e iniciantes em sua área, formação, prática, cuidados, para um negócio bem sucedido? O que evitar?
1) Em princípio, manter fundamentalmente a mente abertas para todas as abordagens sérias de astrologia, com base em pesquisas. 2) Começar a seguir sua curiosidade através de pesquisas básicas e originais. Instrumentalizar-se para ler originais, em inglês, Latim, por exemplo. 3) Respeitar os direitos autorais de colegas escritores e programadores de softwares que sofrem com a perda de direitos autorais, por consequência das cópias não autorizadas. 4) Fazer muitos mapas, principalmente de pessoas conhecidas, de desconhecidos que não podem pagar. 5) Frequentar eventos locais, nacionais, etc.. não apenas presenciais como também virtuais. 6) Emitir opiniões apenas sobre o que pesquisou, estudou e testou. 7) Complementar sua prática com outras técnicas multidisciplinares. 8) Por fim, buscar supervisão e orientação de mais experientes.
P10- Seu nome e contatos:
Nome:Fernando Guimarães [ou Nando Boston]
site/ blog:https://nandoastrologia.blogspot.com/?view=sidebar; https://www.facebook.com/astrokabanaKepler/
cidade/Estado:Campinas, SP
whatsApp ou e-mail19.9.8404-8821 – e-mail: zody2k@aol.com

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Entrevista Colunistas do Grupo Meio do Céu – Teresa Gamboa
- Entrevista com Astrólogos – Waldemar Falcão
- Entrevista com Astrólogos – Douglas Marnei
- Entrevista com Astrólogos – Antonio Brito
- Entrevista com Astrólogos – Chayan Murad
- Entrevista com nossos colunistas – Léo Artese