Antroposofia e astrologia
Antroposofia e astrologia
O que tem em comum?
Rudolf Steiner, no final do século 18 e nos primórdios do século 19, iniciado que era, fazia parte da sociedade teosófica junto a Alan Leo e Madame Blavatsky.
O conhecimento das forças planetárias e dos signos das doze constelações zodiacais, mostravam como o estágio evolutivo através das eras planetárias se encontrava .
Neste período a transição da era de Peixes para a de Aquário estava próxima a ocorrer.
Era um momento que urgia a mudança de pensamento da visão mais espiritualista e sonhadora para uma visão mais libertária e evolucionista .
Assim, Steiner passa a estudar Goethe e vislumbra o desenvolvimento do ser humano ao estudar as plantas, os animais e os minerais e ao entender as forças cósmicas atuando no corpo humano .
Desta forma, conseguia perceber quais forças planetárias e quais signos zodiacais se manifestavam mais intensamente em cada pessoa .
E assim foi traçando caminhos de entendimento dos desequilíbrios da saúde e como poder reorganizar a mesma.
Por exemplo, quando ocorria uma angústia no peito, taquicardia (batimentos cardíacos acelerados) e desânimo, fenômenos relacionados ao coração, sabia que a força solar estava alterada, já que a correspondência do Sol no nosso corpo se refere ao coração.
Assim, percebia a necessidade de ministrar o metal do Sol, o ouro, para fortalecer o órgão correspondente, o coração.
Quando ocorria uma fraqueza geral muito grande, uma tendência a ter enxaqueca, digestão difícil, sono interrompido no meio da noite, percebia que havia envolvimento de Júpiter, e que precisava adequar a força hepática (do fígado), com o uso de plantas amargas ou de estanho, o metal de Júpiter junto a estas plantas, para que o fígado voltasse a funcionar adequadamente.
Ou, se houvesse um quadro de dificuldade respiratória e sintomas de alergia, o pulmão estava alterado, e o planeta Mercúrio, que tem sua atuação sobre estas funções corporais e que tem como elemento o próprio Mercúrio, deveria ser usado para que atuasse sobre as vias respiratórias.
Ainda, se houvesse falta de coragem, com paralisias ou contrações musculares e humor alterado, o planeta Marte estava envolvido e seu metal correspondente , o ferro , seria necessário para corrigir estes sintomas ou metais que atuassem na polaridade oposta.
Se houvesse sintomas de alterações urinárias e de tendência a varizes, e houvesse dificuldade nos relacionamentos, o planeta Vênus estava envolvido , e seu metal , o cobre , precisaria ser administrado para corrigir estes sintomas .
Por outro lado, problemas de eczema na pele, associados a problemas de anemia ou nos dentes ou ossos, que tem o planeta Saturno relacionado a estas estruturas ou funções , demandaria o uso de chumbo ou medicações aliadas a ele para que os processos se resolvessem, ou também de metais que ativassem no corpo a polaridade oposta.
Em situações de retenção de líquidos em quaisquer partes do corpo, problemas de estômago ou nas mamas, a Lua estaria envolvida, portanto, ministrando prata, o metal da Lua, o equilíbrio voltaria a acontecer.
Assim, entendendo processos fisiológicos e patológicos através das forças planetárias e zodiacais, a antroposofia e a astrologia caminham juntas , de uma forma plena e integrativa.