Funções dos meridianos

Funções dos meridianos

Os meridianos são as estruturas de unificação energética de todo o corpo. Conectam o interior com o exterior e são os percursos e concentrações do fluxo da Energia e do Sangue do corpo inteiro.

Mesmo assim transportam a Energia de Defesa e Proteção (Wei Qi) por todo o corpo nos mesmos locais que os fatores externos patógenos invadem o organismo e causam danos à saúde. Inicialmente no exterior e depois no interior.

O mais importante é que os meridianos proporcionam também ao acupuntor uma comunicação através dos pontos de entrada do fluxo de Energia.  Por isso estes Pontos também são chamados de vasos, onde podem acumular Energia ou faltar Energia.

Acho muito interessante quando tocamos nos pontos e percebemos a diferença de quantidade de Energia. Muitas vezes fica inegavelmente nítido tanto na falta de Energia, quanto no excesso de Energia. E, ao perceber isso com o toque, cria uma motivação de atender o paciente e proporcionar uma resposta de equilíbrio.

Ademais, sempre sugiro para quem está iniciando a carreira de acupunturista de unir os dedos, movimentá-los e deixar as digitais de cada dedo como se roçassem uma na outra. Até ficar sensível como uma lixa que sente as digitais. Isto proporciona uma sensibilidade incrível ao profissional.

A Comunicação entre os Meridianos:

Na Medicina Tradicional Chinesa considera-se os meridianos dos braços e das pernas com os mesmos nomes e eles se comunicam entre eles. Quando, por exemplo, aparece um problema no canal de um órgão específico pode ser tratado utilizando pontos do canal comunicador.

Conquanto, cada Meridiano está relacionado com seu órgão correspondente. Eles se comunicam de dentro para fora e de fora para dentro. Cada Meridiano, também, tem seu órgão Yin ou Yang correspondente

Darei alguns exemplos:

Num desequilíbrio nos pulmões podemos tratar nos pontos do meridiano do Baço, pois ambos fazem parte do Meridiano Tai Yin (Pulmão Tai Yin de Cima, Baço Tai Yin de Baixo).

Por outro lado, um problema no meridiano do Intestino Grosso pode ser tratado nos pontos do meridiano do Intestino Grosso e também nos pontos no meridiano do Pulmão. Posto que eles são parceiros ou pares.

E ainda um problema nos Rins, pode ser tratado no meridiano dos Rins e nos pontos do Meridiano da Bexiga. Pois eles também são parceiros ou pares um do outro.

Desequilíbrio nos Meridianos Regulares:

Tem que ter claro que quando aparece um desequilíbrio num determinado órgão ou víscera, o problema pode se estender aos órgãos ou vísceras correspondentes através do sistema dos meridianos. Isso é muito importante, pois não há uma complicação que não envolva os demais.

Pegando de exemplo se uma pessoa tem uma dieta “fria”. Com base em saladas, comidas cruas e frias, frutas e bebidas geladas, pode aparecer uma Deficiência de Energia no Estômago. Esta carência pode afetar a Energia Yang do Baço, que é o órgão vinculado e parceiro. Porque, nisso, a Energia do Baço não é capaz de seguir e com a energia do Baço caindo criam-se problemas, como a diarreia.

Aliás, a Conexão do Estômago com o Intestino Grosso também acontece. O Estômago pertence ao Meridiano Yang Ming de baixo enquanto o Intestino Grosso pertence ao Meridiano Yang Ming de cima.

Só com este último exemplo temos quatro órgãos e vísceras envolvidos: Estomago, Baço, Intestino Grosso e Pulmão. Cada um vincula-se um ao outro. E se, porventura, o hábito continuar, o desequilíbrio atingirá outros órgãos e vísceras.




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *