Os Oito Meridianos Extraordinários
Os Oito Meridianos Extraordinários
Os Oito Meridianos Extraordinários, não estão vinculados diretamente aos órgãos e vísceras, nem com os sistemas orgânicos. Somente dois destes oito tem pontos próprios de acupuntura.
I – Os Oito Meridianos Extraordinários:
1) Ren Mai, chamado de Vaso Concepção.
2) Du Mai, chamado Vaso Governador.
3) Chong Mai, chamado de Vaso de acesso.
4) Dai Mai, chamado Vaso de ajuste.
5) Yin Wei Mai, chamado Vaso de conexão com o Yin.
6) Yang Wei Mai, Chamado Vaso de Conexão com o Yang.
7) Yin Qiao Mai, Vaso de Controle do Yin.
8) Yang Qiao Mai, Vaso de Controle do Yang.
Destes oito Meridianos, os dois mais importantes são o Du Mai e Ren Mai, Vaso Governador e Vaso Concepção respectivamente. Ambos tem pontos de acupuntura, e são independentes dos Meridianos Regulares. Não são duplos, são únicos e estão bem no eixo central do corpo. São considerados, por muitos estudiosos, como os primeiros meridianos a serem formados desde a concepção. Antes mesmo dos meridianos dos órgãos e vísceras.
Os outros seis Meridianos Extraordinários são considerados menos importantes e dividem os pontos de acupuntura dos doze Meridianos Regulares.
II – Funções dos Meridianos Extraordinários:
Estes canais de energia tem várias funções específicas, vou citar algumas:
• Atuam como depósito acumulativo de Energia e de Sangue dos Meridianos Regulares. Ora cheios de Energia, ora vazios de Energia, de acordo com às necessidades.
• Transportam a Essência para o corpo porque mantém uma relação estreita e direta com os Rins.
• Ajudam a Energia de Defesa (Wei QI) a circular pelo tronco do corpo. E assim desempenham uma importante função de manter à saúde.
• Proporcionam conexões adicionais entre os doze Meridianos Regulares.
O Meridiano Ren Mai, Vaso Concepção, atua principalmente sobre a Energia Yin. Enquanto o Meridiano Du Mai, Vaso Governador, atua principalmente sobre a Energia Yang.
III – Meridianos Divergentes:
Cada um dos doze Meridianos Regulares tem um Meridiano Divergente.
E cada Meridiano Divergente tem uma função especial de “Ponte”, onde conecta os Meridianos Yin com os órgãos ZANG associados. E ainda conecta os Meridianos Yang com os órgãos Fu associados.
IV – Os órgãos YIN: ZANG
Na teoria da Medicina Tradicional Chinesa, os Zang compreendem os cinco órgãos sólidos. São os Yin: Pulmões, Coração, Baço, Fígado e os Rins.
Também é considerado um sexto órgão chamado Pericárdio. Este em especial tem seu próprio Meridiano e Energia, mas sua função inicialmente está vinculada ao Coração. Numa eventual oportunidade, me aprofundo na parte oculta deste Meridiano.
Em geral, a Medicina Tradicional Chinesa considera que os Zang estão num nível mais profundo do organismo. Conquanto relacionados com o armazenamento, fabricação e regulação das substâncias principais.
V – Os órgãos YANG: Fu
Na teoria da Medicina Tradicional Chinesa os Fu compreendem os seis órgãos ocos. Chamados de vísceras Yang: Intestino Delgado, Intestino Grosso, Vesícula Biliar, Bexiga, Estomago e ainda o Triplo- Aquecedor.
O Triplo- Aquecedor é considerado um órgão na Medicina Tradicional Chinesa devido ao ato que seus processos podem ser identificados. Mas ao mesmo tempo não há nenhuma estrutura anatômica que se identifique com ele.
Dizem que inegavelmente quando se compreende bem o conceito do Triplo-Aquecedor já é meio caminho andado. A fim de se entender completamente o sistema da Medicina Tradicional Chinesa.
É considerado, também, que os FU estão mais próximos da superfície do corpo. Suas funções são de receber, classificar, distribuir e excretar as substâncias corporais.
São órgãos que estão diretamente vinculados no processo contínuo de mudança e movimento.
Os FU estabelecem a primeira distinção entre os pontos de vista chinês com os do ocidente no que se refere à estrutura e o processo.
VI – Os Fu Extraordinários:
Além da divisão entre Zang e Fu, o sistema da Medicina Tradicional Chinesa identifica uma série de órgãos menos importantes. No que se refere ao processo: o Cérebro, o Útero, a Medula, os Ossos, os Vasos Sanguíneos e a Vesícula Biliar.
A Vesícula aliás é tão importante na Medicina Tradicional Chinesa que é considerada tanto um órgão Fu, como um Fu Extraordinário. Enquanto na Medicina Ocidental, muitas vezes a Vesícula é descartada ou excluída.
Tenho inclusive falado muito sobre a função da Vesícula Biliar no curso que ministro de astrologia.
VII – A Rede Mais Fina dos Meridianos: LUO
O fluxo sanguíneo tem seus canais principais de distribuição, que são as artérias e as veias. Mas também dispõem de numerosos e diminutos capilares conectores que asseguram que o fluxo do sangue chegue a cada canto do corpo. E, da mesma forma, o sistema de meridianos é composto de uma rede de pequenos canais energéticos conectores.
VIII – Os Quinze Meridianos Conectores:
Estes meridianos servem para unir os pares dos Meridianos Yin e Yang.
Criam portanto vínculos entre os meridianos. E na prática eles são muito importantes. Cada um dos doze Meridianos regulares tem um meridiano conector. O Baço tem dois, além dos dois Meridianos Extraordinários Ren Mai e Du Mai. Somando, assim, os 15 Meridianos Conectores.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Medicina Tradicional Chinesa O TAO da Saúde
- As origens filosóficas da Medicina Tradicional Chinesa
- Os Meridianos – Astrologia e Medicina Chinesa
- Funções dos meridianos