O signo de Gêmeos
O signo de Gêmeos
O signo de Gêmeos, Ar Mutável tem a regência diurna de Mercúrio, o planeta mais rápido e que leva 88 dias para cumprir sua volta ao redor do Sol. Faz duas ou três retrogradações durante o ano Terrestre.
Os Gemeos, imortalizados na constelação, são Castor e Pólux, um mortal e outro imortal .e apresentam a dualidade entre os mundos do espírito e da matéria.
Em seu glifo traz a meia lua da alma, o círculo do espírito e a cruz da matéria. Seu metal, o Mercúrio é liquido e sólido ao mesmo tempo. Rege braços e mãos.
Associado a capacidade de pensar e comunicar, assim como ao movimento.
A astúcia, a lábia nos lábios.
Logo depois de nascido, da união de Zeus com a ninfa Maia, ainda bebê foge do berço, desenlaçando as faixas onde estava envolto.
Rouba o rebanho de Apolo seu irmão e apaga as pegadas.
Questionado, mostra sua face pueril, afinal “era apenas um bebê”, e escapa da punição entregando a Apolo a lira que acabara de inventar com a casca de uma tartaruga e as tripas de uma rês.
De todos os frutos dos casos extraconjugais de Zeus, Mercúrio foi o único que conquistou Hera com seu carisma e sedução.
E mereceu um lugar no Panteão dos Deuses com a função de Mensageiro dos Deuses.
Para isso ele precisa “asas nos pés” e no capacete, rapidez, curiosidade, disponibilidade. Viagens curtas e movimento também são atribuídos a Mercúrio.
Paradoxo, nexo, conexões, polaridades, protetor do comercio, dos caminhos, dos sonhos, dos ladrões, das encruzilhadas, das portas.
As pedras empilhadas nas beiras da estrada, as placas informando direções.
As encruzilhadas eram portas entre-mundos.
E Hermes era o deus com autorização de entrar em todos eles: os inferno de Hades, a terra dos humanos e o Olimpo dos Deuses..
Astucia, argucia, lábia nos lábios! Língua afiada, macia… fala e faz das palavras sua arma, seu chicote, seu afago, seu brinquedo, sua força. Faz gato e sapato!
Mércurio colhe informações, polariza, distribui, desacomoda, traz a tese, antítese, e a síntese. É pura lógica, pura poesia.
Chega a uma conclusão e depois conclui que não chegou a parte nenhuma, porque o todo é sempre maior que as partes.
(e é pra lá que ele vai!) Alias, depois de se chegar a uma conclusão se mata uma ideia.
E Mercurio não gosta de “verdades finais”, porque sempre se pode colher mais alguma informação e ampliar o ponto de vista…mas são tantas as informações e possibilidades que logo ele se distrai buscando outras informações.
Dai vem a famosa acusação aos gemininos da superficialidade e inconstância.
Mercurio faz a função do Psicopompo, o condutor de almas. O elo de ligação.
A função transcendente, ou uma função mercurial é unir consciente e inconsciente e assim ampliar e enriquecer símbolo e significado.
Símbolo vem do grego symbolon (σύμβολον), liga, une a realidade concreta, justamente a esse significado abstrato.
Conceitos, ideias…um símbolo traduz todo um pensamento, uma filosofia, e isso também é Mercúrio. Se apropriar das informações e transformar em conhecimento para depois sorver a experiência.
O sabor do saber! Puro deleite!
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- O CÉU DA SEMANA promete mudanças.
- Hoje é sexta feira!
- A Primeira Ciência da Humanidade – A Astrologia
- A Lua do festival Wesak – Lua em Escorpião
- Quem tem medo de Mercúrio retrógrado?
- O ZODÍACO