Harriet Tubman

Harriet Tubman

Harriet Tubman foi uma mulher negra nascida em condição de escravidão.

Abolicionista, assim como humanitária e espiã para os Estados Unidos durante a Guerra Civil.

Harriet nasceu por volta de 1822, no estado de Maryland, conquanto sua morte foi registrada em 10 de março de 1913 no estado de Nova Iorque.

Como a maior parte das pessoas que foram escravizadas, tanto a data quanto o local correto do nascimento de Harriet são desconhecidos.

Modesty, a avó materna de Harriet, teria chegado aos Estados Unidos, não existindo mais dados sobre sua origem africana.

Harriet começou a luta por sua liberdade e a de sua família em 1849. Exatamente quando ficou doente, o que sem dúvida diminuiu seu valor como “mercadoria”.

Entretanto, seu “mestre”, Edward Brodess tentou vendê-la, porém ninguém aceitava pagar por uma escrava doente.

Antes de conseguir qualquer negociação, Brodess morreu. No mesmo ano, tanto Harriet quanto dois de seus irmãos conseguiram fugir.

Alguns dias depois, porém, a esposa de Brodess publicou um anúncio oferecendo uma recompensa para quem os encontrasse.

Com medo da retaliação, os irmãos de Harriet voltaram para a propriedade da família Brodess, obrigando Harriet a também retornar.

Pouco tempo depois, Harriet Tubman fugiu novamente.

Entretanto, dessa vez sozinha, porém com a ajuda da Underground Railroad (algo como Trilhos Subterrâneos).

Eles eram uma organização formada por escravizados libertos, além de abolicionistas e outros ativistas.

Historiadores relatam que a provável rota de fuga de Harriet teve 154 km de distância, os quais ela percorreu caminhando.

Como fugitiva, Harriet organizou missões para salvar famílias escravizadas.

Fazendo inúmeras viagens em condições adversas e durante a noite, ela nunca perdeu um passageiro sequer em seus comboios.

Recebeu do abolicionista William Lloyd Garrison o apelido de Moisés, em alusão ao profeta bíblico que conduziu os hebreus à liberdade.

Quando a Guerra Civil teve início, Harriet a viu como uma estratégia para a libertação dos homens e mulheres escravizados nos Estados Unidos.

Ela, então, se juntou a um grupo de abolicionistas de Boston e da Filadélfia.

Durante a Guerra Civil Estadunidense, Harriet trabalhou como cozinheira, enfermeira e depois assumiu a posição de patrulheira armada e espiã.

Como a primeira mulher nos Estados Unidos a conduzir um exército, ela libertou mais de 700 pessoas em situação de escravidão.

Após o fim da Guerra, Harriet se engajou na luta a favor do voto feminino.

Passa então a frequentar reuniões organizadas por sufragistas e viajando para Nova Iorque, Boston e para a capital Washington.

Seu intento era falar sobre sua participação na Guerra Civil. Ilustrava com sua história por que mulheres deveriam ter os mesmos direitos que os homens.

As diversas contribuições de Harriet Tubman às causas das mulheres e da população negra acabaram a deixando sem dinheiro.

Dessa forma, quando se viu muito doente, foi internada em uma instituição para cuidados de pessoas idosas que ela mesma havia ajudado a fundar.

O legado de Harriet Tubman é vasto, e sua contribuição para pessoas em situação de violação de direitos é amplamente reconhecida.

Em síntese: inspirou gerações posteriores de afro-americanos nas lutas pelos direitos civis.

Em 2016, um nome bem popular nos Estados Unidos ficou um pouco mais conhecido em outros lugares do mundo, inclusive no Brasil: HARRIET TUBMAN.

Essa mulher incrível ganhou as manchetes dos jornais do mundo inteiro quando, no dia 20 de abril, o secretário do tesouro americano anunciou que o rosto de Harriet substituiria o rosto do ex-presidente Andrew Jackson

Um afro abraço.
Claudia Vitalino.
Historiadora-Pesquisadora e Coordenadora geral do grupo de pesquisa do Insrtituto Perola Negra – UNEGRO- Coletivo as Panapanás.
fonte:Biografia de Harriet Tubman, Website da Sociedade Histórica de Harriet Tubman, (n.d.). Retirado de harriet-tubman.org/Harriet Tubman, PBS Online, (n.d.). Retirado de pbs.org/Harriet Tubman, History Channel Online, (n.d.). Retirado de history.com/Harriet Tubman, Wikipédia em espanhol, 24 de março de 2018. Retirado de wikipedia.org




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Claudia vitalino

UNEGRO-União de Negras e Negros Pela Igualdade -Pesquisadora-historiadora CEVENB RJ- Comissão estadual da Verdade da Escravidão Negra do Estado do Rio de Janeiro Comissão Estadual Pequena Africa. Email: claudiamzvittalino@hotmail.com / vitalinoclaudia59@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *