O que precisamos aprender com Júpiter?

O que precisamos aprender com Júpiter?

O quinto planeta girando em volta do sol é também o maior de todos. Assim, Júpiter é o quarto objeto mais brilhante do céu, atrás apenas do Sol, da Lua e de Vênus, embora às vezes Marte fique mais brilhante.

Decerto, recebeu este nome em homenagem ao deus supremo romano.

Júpiter ou Zeus na mitologia grega, é o Senhor dos Céus, deus dos deuses. Por conta disso, foi a figura mais reverenciada na Grécia Antiga. Além disso, segundo os poetas, é o pai, o rei dos deuses e dos homens. Ele reina no Olimpo, e, com um movimento de sua cabeça, agita o universo.

Ainda segundo a mitologia, também exercia o papel de garantir a justiça e a ordem no mundo, zelar pelos juramentos, além de ser um distribuidor de grandes bens.

Ou seja, desta referência, temos Júpiter como o grande benéfico na Astrologia. A ele é atribuída a função da expansão, sorte, oportunidades e proteção. Está ligado também a filosofias, religiões e relações com outras culturas.

Inegavelmente, Júpiter é o planeta da confiança, da justiça. Mas, também, o excesso de todas essas atribuições, nos provoca negligência e idealismo. Por isso, quando associado a outro planeta, funciona como se fosse um “fermento”, ele expande, infla, exagera a ação deste.

Afinal, para quem tem a marca do deus dos deuses, o que poderia dar errado?

Assim, neste pensamento, o maior planeta do Sistema Solar pode nos deixar procrastinadores, negligentes e arrogantes.

Quando olhamos a trajetória de Júpiter pelo zodíaco, vemos sua atuação expansiva sendo modulada pelos doze signos e sua expressão traduzida no setor da vida que ele age em nosso mapa astral.

Júpiter gasta cerca de 12 anos para dar uma volta completa em torno do Sol e por isso, fica cerca de 1 ano em cada signo. Neste período, ele vai nos trazer sempre oportunidade de expansão e crescimento, seja de consciência ou material.

Atualmente, Júpiter está em Sagitário.

Entrou em novembro de 2018 e depois do seu período retrógrado, ficará no signo do arqueiro até início de dezembro de 2019. Na sequência, seguirá para Capricórnio, onde irá encontrar com Saturno, Plutão e formar um stellium que irá marcar grandes movimentações a nível mundial.

Então, depois de 12 anos, Júpiter em Sagitário está em casa. Pleno! Marca uma fase de oportunidades de crescimento para todos. Principalmente, para aqueles que têm o signo de Sagitário de forma proeminente no mapa, como signo solar, ascendente, lunar.

Por tabela, Júpiter em Sagitário tem favorecido os demais signos de fogo (Áries e Sagitário), os signos de ar (Gêmeos, Libra e Aquário), além é claro de Peixes (que também é seu planeta regente). Todavia, está em quadratura com Netuno em Peixes e a tendência a ilusões, altas expectativas e fantasias é grande.

Todo mundo tem Sagitário em algum ponto do mapa. Se estiver em casas angulares (1, 4, 7 ou 10) sua atuação também será mais expressiva.

Independente de estar em Sagitário, é importante entender que quando Júpiter passa por uma casa astrológica, seu propósito é trazer mais consciência referente aos assuntos ligados a este setor.

Assim, mais conscientes, movimentamos e criamos novas oportunidades de crescimento e expansão.

O cuidado é com o idealismo e a confiança exagerada de que no final tudo vai dar certo, fazendo com que esqueçamos de ver os detalhes.

Assim, em cada casa, sempre novas possibilidades sendo geradas.

Júpiter pela Casa 1

Oportunidade para iniciar uma nova vida, com realizações de desejos e vontades. Isto é, momento para investir em projetos pessoais. Além de sorte, proteção e expansão. Cuidado com excessos, procrastinação e aumento de peso.

Júpiter pela Casa 2

Fase de oportunidade para expandir a parte financeira, aumentar os ganhos. Mas, o excesso de confiança de que o dinheiro não vai faltar pode levar a exagerar nos gastos. Aproveite para guardar dinheiro.

Júpiter pela Casa 3

Período de expandir os conhecimentos, aumentar o Networking. Além disso, é positivo para investir em cursos, novos aprendizados, viagens e contatos com os parentes. Cuidado com uma postura otimista demais, negligenciando palavras e colocações.

Júpiter pela Casa 4

Momento em que se sente a casa como um verdadeiro porto seguro. Por isso, é uma fase positiva de conexão familiar, segurança e cuidados com casa. Com a base segura, fica-se mais confiante para as demais áreas da vida.

Júpiter na Casa 5

Chegou a hora de botar a “cara no sol” e mostrar ao mundo seu talento. Isto é, período de expansão criativa e até para geração de filhos. Favorecimento em romances, Hobbies e prazeres. Cuidado com excessos.

Júpiter pela Casa 6

Período que favorece atividades, trabalho, cuidar da saúde. Assim, é um estímulo a oportunidades de novas atuações e de uma nova rotina. O não cuidado com detalhes pode causar problemas no dia a dia e negligência com a saúde.

Júpiter pela Casa 7

Fase de expansão das relações sociais. Ou seja, momento de interagir, conhecer pessoas novas, se permitir mais trocas. Favorecimentos surgem por meio de pessoas e pode resultar em parcerias e casamentos. Atenção para o excesso de confiança no outro em detrimento aos desejos pessoais.

Júpiter pela Casa 8

Oportunidade de consciência das questões mais profundas. Desse modo, é um período para despertar para o que não serve mais, favorecendo limpezas e reciclagem. Momento positivo para questões ligadas a heranças, pensões, bens recebidos de outros.

Júpiter pela Casa 9

Momento de expansão da mente. Favorecimento para novos horizontes, para uma nova filosofia de vida. Além disso, período de estímulo para especializações, viagens ao exterior, contato com novas culturas.

Júpiter pela Casa 10

Novas oportunidades para uma expansão profissional. É a fase de crescimento da imagem social, da reputação. Ou seja, momento favorável para a carreira. Além disso, estimula a uma nova fase da construção da própria vida, do futuro.

Júpiter pela Casa 11

Período de projetar o futuro e pensar em novas metas, novos projetos pessoais. Favorecimentos ligados a grupos, amigos e associações. Ademais, momento que nos chama a pensar mais na coletividade, fortalecendo laços e criando novos amigos.

Júpiter pela Casa 12

Fomento na busca de uma nova consciência e questões ligadas a espiritualidade. Favorece o autoconhecimento, a clareza e entendimento dos medos, fantasmas e sabotadores. Cuidado com fugas e escapismos.

Em outras palavras, Júpiter é um grande guru.

É claro que, como cada um irá vivenciar a energia expansiva de Júpiter, depende da configuração e dinâmica do mapa astral. Ao longo destes 12 meses que ele passa por Sagitário, ele faz aspectos com outros planetas no mapa astral, agindo como um fermento nas questões ligadas a eles e às casas que regem.

Geralmente, pessoas com ênfase no elemento Fogo tendem a uma empolgação maior e devem tomar cuidado com o idealismo. Aqueles com mais Terra no mapa, é uma fase positiva para se permitirem a novas aventuras e possibilidades. Já, quem tem excesso de Ar, a tendência é a hiperatividade mental, fomentada pelas novas ideias e conexões. E, aqueles com excesso de Água, favorece a renovação, mas precisam se atentar às fantasias e expectativas que podem criar.

Quando ele passar para Capricórnio, sua atuação estará em queda. Capricórnio é o signo oposto de Câncer, onde Júpiter se exalta. Assim, no signo da terra cardinal, frio e seco, o planeta da expansão fica contido e precisa de um propósito, de um direcionamento. Ou seja, o otimismo característico de quando está em Sagitário, dá lugar para a necessidade de planejamento.

Como sempre falamos, somos uma mistura de informações, padrões, desejos e possibilidades. Assim, quanto mais nos conhecemos, mais teremos condições de vivenciar de maneira consciente, o que Júpiter vem nos favorecer.

Júpiter é como uma grande lanterna, trazendo clareza e entendimento.
Ou seja, uma nova consciência. Bora despertar?




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Glau Ribeiro

Publicitário, Redator e Astrólogo. Apaixonado por comportamento humano, buscou na tradicional arte da astrologia uma forma de compreender o ser humano e ajudá-lo em seu desenvolvimento. Formado pela Gaia Escola de Astrologia, em São Paulo, atua há mais de 10 anos com atendimentos pessoais e corporativos, palestras e orientações. Contatos Whatsapp: (11) 98486-1764 Instagram: @glaubert E-mail: glau.ribeiro@uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *