Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Turyna Adriana

Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Turyna Adriana

turyna
Turyna Adriana  – Reciclagem na arquitetura
P1 Como, quando e onde surgiu seu interesse por sua arte/ciência?

Me interesso pela preservação ambiental desde pequena. Mas o trabalho de reflexão sobre meio ambiente, arquitetura e reciclagem se aprofundou em 2002, com a pesquisa prática de uso de garrafas na construção, e se intensificou com o mestrado em desenvolvimento sustentável. Que sistematizou o pensamento e a prática.

P2Quais livros, autores te inspiraram ou influenciaram mais na sua escolha e formação? E que vc recomenda?

Ignacy Sachs, Milton Santos, amartya sen, Boaventura Santos, zygmunt Bauman, Hannah arendt, david holmgren, adriana villela

P3 Algum estudo de caso, aplicação [técnica] , bem sucedida que te marcou pessoalmente, ou a seus alunos, clientes que vc possa contar e resumir?

Construção, com vidro gente e sucata na cooperativa 100 dimensão do riacho fundo-DF em 2006.

Durante um ano desenvolvemos um núcleo de reciclagem de vidro para a construção de forma solidária, com apoio da universidade de Brasília e o ministério da ciência e tecnologia.

Trazendo autoestima e desenvolvendo a criatividade dos alunos. Em torno de 20.

P4 Onde e como vc atua profissionalmente, oferece serviços, cursos, EAD, blog, site?

Atualmente escrevo para a coluna Reinvento, grupo meio do céu, enquanto reinvento a mim mesma e a minha forma de atuar na profissão de designer, ilustradora, pesquisadora, professora.

P5 Pode resumir a técnica que você usa, os benefícios, etc?

Basicamente trabalhamos com a reutilização de garrafas de vidro em volições de concreto leve. E outra de tudinho de vidro, q precisa de um forno até 1.200 graus, para ladrilhos e peças de revestimento.

P6 Quais críticas construtivas você pode elencar com relação a grupos de profissionais, associações, sindicatos, escolas e formação, rede sociais, a qual você pertence . O que falta para sucesso ou satisfação pessoal, popularização, progresso, etc.?

Na reciclagem a questão da escala do material reciclado é importante. Em todas as etapas é preciso checar se estamos fazendo algo útil e duradouro para aquele grupo específico.

P7 Qual um sonho pessoal profissional seu ainda a ser realizado? O que falta?

Construir uma grande parede de garrafas onde o sol incida, deixando tudo muito colorido e bonito.

P8 De que vc se arrepende ter feito, ou não ter feito, oportunidades, na sua formação e trajetória profissional, escolhas, riscos, investimentos?

Poderia ter sido mais aberta à participação dos técnicos da unb, em vez de olhar apenas p a inclusão social dos cooperados, os menos favorecidos na cadeia produtiva.

P9 Que conselhos daria a novos estudantes e iniciantes em sua área, formação, prática, cuidados, para um negócio bem sucedido? O que evitar?

No trabalho co-criativo em cooperativas de reciclagem é preciso ouvir muito, construir a partir do material humano e dos resíduos que temos. e evitar soluções importadas, desconectadas da realidade local.

P10 Seu nome e contatos:

Nome:Turyna Adriana
site/ blog:Coluna Reinvento/grupo meio do céu
cidade/Estado:Rio de Janeiro RJ
whatsApp ou e-mailreinventoturyna@gmail.com

Turyna Adriana
Turyna Adriana




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Grupo Meio do Céu Claudia Araujo

Esse perfil foi criado com a finalidade de publicar dinâmicas que envolvam outros profissionais do grupo, embora não sejam de suas autorias, tais como as entrevistas que ora estão em curso. Aproveitarei também esse perfil para falar sobre aqueles com os quais conto sempre e que de fato se engajaram no espírito de equipe do grupo. Eventualmente agradecerei aqueles que mesmo não colunistas costumam me dar suporte para que viabilize esse projeto. Enfim, não faltarão temas a serem abordados. Beijocas Claudia Araujo whatsapp para contato: 55 21 99211-8145 Fale com Claudia direto no Whatsapp. Tire suas dúvidas e agende sua participação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *