Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Turyna Adriana
Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Turyna Adriana

P1 Como, quando e onde surgiu seu interesse por sua arte/ciência?
Me interesso pela preservação ambiental desde pequena. Mas o trabalho de reflexão sobre meio ambiente, arquitetura e reciclagem se aprofundou em 2002, com a pesquisa prática de uso de garrafas na construção, e se intensificou com o mestrado em desenvolvimento sustentável. Que sistematizou o pensamento e a prática.
P2Quais livros, autores te inspiraram ou influenciaram mais na sua escolha e formação? E que vc recomenda?
Ignacy Sachs, Milton Santos, amartya sen, Boaventura Santos, zygmunt Bauman, Hannah arendt, david holmgren, adriana villela
P3 Algum estudo de caso, aplicação [técnica] , bem sucedida que te marcou pessoalmente, ou a seus alunos, clientes que vc possa contar e resumir?
Construção, com vidro gente e sucata na cooperativa 100 dimensão do riacho fundo-DF em 2006.
Durante um ano desenvolvemos um núcleo de reciclagem de vidro para a construção de forma solidária, com apoio da universidade de Brasília e o ministério da ciência e tecnologia.
Trazendo autoestima e desenvolvendo a criatividade dos alunos. Em torno de 20.
P4 Onde e como vc atua profissionalmente, oferece serviços, cursos, EAD, blog, site?
Atualmente escrevo para a coluna Reinvento, grupo meio do céu, enquanto reinvento a mim mesma e a minha forma de atuar na profissão de designer, ilustradora, pesquisadora, professora.
P5 Pode resumir a técnica que você usa, os benefícios, etc?
Basicamente trabalhamos com a reutilização de garrafas de vidro em volições de concreto leve. E outra de tudinho de vidro, q precisa de um forno até 1.200 graus, para ladrilhos e peças de revestimento.
P6 Quais críticas construtivas você pode elencar com relação a grupos de profissionais, associações, sindicatos, escolas e formação, rede sociais, a qual você pertence . O que falta para sucesso ou satisfação pessoal, popularização, progresso, etc.?
Na reciclagem a questão da escala do material reciclado é importante. Em todas as etapas é preciso checar se estamos fazendo algo útil e duradouro para aquele grupo específico.
P7 Qual um sonho pessoal profissional seu ainda a ser realizado? O que falta?
Construir uma grande parede de garrafas onde o sol incida, deixando tudo muito colorido e bonito.
P8 De que vc se arrepende ter feito, ou não ter feito, oportunidades, na sua formação e trajetória profissional, escolhas, riscos, investimentos?
Poderia ter sido mais aberta à participação dos técnicos da unb, em vez de olhar apenas p a inclusão social dos cooperados, os menos favorecidos na cadeia produtiva.
P9 Que conselhos daria a novos estudantes e iniciantes em sua área, formação, prática, cuidados, para um negócio bem sucedido? O que evitar?
No trabalho co-criativo em cooperativas de reciclagem é preciso ouvir muito, construir a partir do material humano e dos resíduos que temos. e evitar soluções importadas, desconectadas da realidade local.
P10 Seu nome e contatos:
Nome:Turyna Adriana
site/ blog:Coluna Reinvento/grupo meio do céu
cidade/Estado:Rio de Janeiro RJ
whatsApp ou e-mailreinventoturyna@gmail.com

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Entrevista Colunistas do Grupo Meio do Céu – Teresa Gamboa
- Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Adriana de Zimmar
- Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Alexandre de Oliveira Périgo
- Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Marcio de Jagun
- Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Lara Félix
- Entrevista com Colunistas do Grupo Meio do Céu – Eliane Rocha