Termos Astrológicos e Junguianos I A- B – C
Termos Astrológicos e Junguianos I A- B – C
AFLITO =
costumamos chamar um planeta de aflito ou afligido quando está em mau aspecto com outros planetas.
ALGOL =
é o nome de uma estrela fixa que faz parte da constelação de Touro. É considerada como sendo uma estrela maléfica
ANIMA E ANIMUS =
personificação da natureza feminina do inconsciente do homem e da natureza masculina do inconsciente da mulher.
Tal bissexualidade psíquica é o reflexo de um fato biológico: o maior número de genes masculinos ( ou femininos) determina os sexos.
Um número restrito de genes do sexo oposto parece produzir um caráter correspondente ao sexo oposto, mas, devido a sua inferioridade, em geral permanece inconsciente.
Todas as manifestações arquetípicas – e portanto também o animus e a anima – têm um aspecto negativo e um aspecto positivo, um aspecto primitivo e um aspecto diferenciado.
Olha gente, essa visão da psicologia junguiana, baseia-se na afirmativa de que todos nós seres humanos somos andróginos. Assim, todos somos homens e mulheres in potentia.
Os homens , naturalmente se identificam com seu lado masculino e as mulheres com seu lado feminino, assim, o componente contra-sexual vai para o inconsciente.
Quanto mais identificados ou com nosso lado feminino, ou com nosso lado masculino, mais viveremos a nossa incompletude, pois partes inconscientes não integradas à nossa vida, tendem a serem vividas de forma projetada.
Ou seja: o homem acaba apaixonando-se por uma mulher externa que vai fazer com que ele vivencie seu lado feminino renegado e a mulher vai se apaixonar por um homem que desempenhe a mesma tarefa.
Lembrem-se do mais importante: Essas nossas partes quando não são encaradas de forma respeitosa por nós mesmos, tendem a regredir, assim tornam-se feias e primitivas. Daí, que vamos encontrar externamente e nos relacionar, com pessoas que funcionam como espelhos.
ARQUÉTIPO =
“O conceito de arquétipo deriva da observação reiterada dos mitos, e os contos da literatura universal encerram temas bem definidos que reaparecem sempre e por toda parte. Encontramos esses mesmos temas nas fantasias, nos sonhos, nas idéias delirantes e ilusões dos indivíduos que vivem atualmente. À essas imagens e correspondências típicas denomino representações arquetípicas (C.G.Jung)”
O arquétipo é uma estrutura vazia, segundo a qual formas de vida são modeladas quando o arquétipo é recheado de conteúdo. Uma imagem ou recipiente através do qual a vida pode ser retratada.
O radical grego arche refere-se a início, origem; enquanto que tipo, vem de um verbo grego que quer significar “golpear”, referindo-se dessa forma a impressão de um modelo.
Os arquétipos atuam em nossa vida como espíritos autônomos, que quando constelados nos fazem mudar o tipo de resposta que nos é peculiar aos estímulos externos.
Quando da constelação de um arquétipo, somos invadidos por emoções e capazes de reações que não reconhecemos como fazendo parte de nossa personalidade.
Dessa forma, nós podemos facilmente entender que não tomamos um arquétipo, mas outrossim, somos tomados por ele, e aí então, vivenciamos um padrão arquetípico.
Sempre que nos ocorre uma forte reação emocional com relação à uma pessoa ou situação, um complexo foi constelado ou ativado.
Nós só podemos ver um arquétipo, quando ele se torna consciente, quando é preenchido de conteúdo pessoal.
A palavra arquetípico, refere-se a um modo de se olhar. Nós não olhamos para um arquétipo, mas enxergamos através dele.
ASCENDENTE =
o signo em elevação no horizonte leste visto do local de nascimento, no momento em que a pessoa nasce.
Exemplo:
O nosso signo solar, é a constelação onde estava o sol no exato momento em que nascemos. Contudo, o signo ascendente, é aquela constelação que ascendia no horizonte leste naquele exato momento.
ASPECTO =
distância angular estabelecida entre os planetas e cúspides de casas, onde as vibrações entram em combinação harmoniosa ou desarmônica.
Os principais são: conjunção (quando a distância entre os planetas é de 0 graus a 10 graus); oposição (180 graus); quadratura (90 graus); trígono (120 graus) e sextil (60 graus).
ASTROLOGIA MUNDIAL OU MUNDANA =
A astrologia que se refere aos assuntos mundiais
CAPUT DRAGONIS =
A Cabeça do Dragão ou o Nodo Norte da Lua.
CARDINAL =
signos colocados nos ângulos do zodíaco-padrão: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.
CARTA ELETIVA =
Um mapa calculado para escolher o melhor momento para uma ação. Hoje é muito comum seu uso para escolher o horário de nascimento de uma criança.
CASA =
divisão do horóscopo em doze, contadas no sentido anti-horário a partir do ascendente. Cada casa tem relação com um setor da vida do indivíduo.
CAUDA DRACONIS =
Cauda do Dragão, ou o Nodo Sul da Lua.
neta está combusto se localizado próximo ao Sol. A combustão queima e enfraquece o planeta.
COMPLEXO DO EGO =
estrutura mental que abrange todas as relações emocionais que dizem respeito ao ego.
CONJUNÇÃO =
quando dois ou mais planetas têm a mesma longitude. Quanto mais próximos, mais forte é a influência. Eles também podem estar conjuntos à uma estrela, à uma cúspide ou mesmo à outros pontos do mapa.
CONSCIÊNCIA =
“nossa consciência não se cria a si mesma, mas emana de profundezas desconhecidas. Na infância desperta gradualmente e, ao longo da vida, desperta cada manhã, saindo das profundezas do sono, de um estado de inconsciência. É como uma criança nascendo diariamente do seio materno (C.G.Jung)”
Aquilo que é tornado ciente pelo ego ao penetrar na mente torna-se consciente e aceito. Aquilo que não pode ser conscientemente reconhecido, torna-se subliminar e não reconhecido. Ter a noção de que um dado fator existe, quer ele surja de forma subjetiva ou objetiva, significa tornar-se consciente dele; o restante permanece inconsciente, embora parte do conteúdo possa ser tornado consciente.
CONSTELAÇÃO =
Um grupo de estrelas que foram nominadas a partir da figura ou animal que as representavam.
CÚSPIDE =
o início de uma casa astrológica. Um ponto de transição entre um setor de nossas vidas e outro.
continua…
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- Arquétipo segundo a teoria de Carl Gustav Jung
- Aspectos Astrológicos lI – A quadratura
- MERCÚRIO – Planetas I
- Sinastria Cármica II – Algumas dificuldades
- Sinastria Cármica III, Jung e Planetas Transpessoais
- Desmistificando os Sonhos Parte I – Curso Gratuito