O Arcano

O Arcano>>

ARCANO – ARKANO – ARKA –ARK – ARKÁDIA

Segundo Steinberg, a palavra arcano, é de origem senzar. Uma língua falada pelos últimos atlantes, que deu origem ao sânscrito. Ao pé da letra, a palavra significaria “coisa secreta”.

Já Blavatsky afirmava que em senzar o termo ARK queria dizer “guardadora de tudo o que evolui”, ou melhor, molécula.

Kabalisticamente, ARKANO diz respeito à reunião de Número, Geometria e Símbolo. O que mantém na KABALLAH uma ligação direta entre a Numerologia, a Simbologia e a Forma Sagrada.

Desta forma, simbolicamente, o ARKEÔMETRO está ligado ao Homem. Com suas nove pontas que simbolizam a Personalidade Humana (Yesod ou IOD-DOD, ou seja, o Guardador de Segredos). Seria a prova de que o Homem é uma ARKA guardadora de segredos da Criação e do Universo.

O Arcano – Significados pelo mundo

Para os gregos antigos, a ARKÁDIA era o lugar onde se realizavam os grandes Mistérios e segredos, herdados dos Mistérios Elêusis. Ou seja, dos Eleitos.

É da palavra ARCANO que também derivam os termos arcadianos ARKPRESTES ou ARCIPRESTES. Que se refere a um grande sacerdote mantenedor dos “segredos” e ARQUEONTE, que significa “o Senhor dos Segredos Perdidos”.

Segundo pesquisadores, o vocábulo NÚMERO seria originário de uma velha palavra sagrada, NOUS, depois NOUM e Num. Desta, surgiu o nome de uma região da antiga África, situada entre Cartago e a Mauritânia, a NUMÍDIA. Constituída principalmente por matemáticos famosos.

O vocábulo árabe AL-GARIT, que mais tarde se transformou em ALGARISMO, por sua vez também é uma corruptela.

Assim, a sua origem está em AL-KAR, palavra que para muitos pesquisadores viria de ALU-GARIT. Que em etíope significava “coisa secreta” ou “que mantém segredos”. ALGARISMOS E NÚMEROS.

O Arcano – Numerologia Sagrada

Dentro do que é chamado Numerologia Sagrada ou Kabalística, encontramos os números básicos, que vão de 0 a 10. Sendo que o 11 é considerado neutro ou Número Portal.
Os números pares são considerados femininos e passivos. E estão ligados às vogais, que são ocultas e não existem nos alfabetos hebraico e árabe.

Os ímpares são considerados masculinos e ativos, porque executam um movimento rotativo em torno da base 10.

Portanto, os números ímpares são a representação do phallus gerador, e os pares, da vagina reprodutiva.

Na tabela dos kabalistas espanhóis, abaixo, vemos que os números ímpares se sobrepõem aos pares e estão ligados ao Ato.

Os números pares, femininos, estão ligados à ação, pois eles representam a dualidade do processo ativo da Criação, acionando-a.

O Arcano – Os números ímpares

Os pares estão ligados à Alma, enquanto que os ímpares se ligam ao Espírito.

ARCANO 1 – representa o emanador (Relativo), que direciona tudo.

ARCANO 3 – representa o verbo, o criador e condicionador de tudo.

ARCANO 5 – representa o rigor, a lei.

ARCANO 7 – é a Mônada complementadora, que simboliza a eterna evolução; como Divindade que é, descendo na Criação.

ARCANO 9 – é o Conscientizador aquele que desperta o que está oculto na personalidade humana. A dualidade dos números pares representa a Alma nos seus dois planos: Luminoso e Animal (Nephesh 1 e 2).

O Arcano – Os números pares

Em outras palavras temos:

ARCANO 2 – está ligado à Sabedoria, que é dual (Divina e Humana).

ARCANO 4 – a dualidade representa os hemisférios Sul e Norte, Leste e Oeste, criando os quatro pontos cardeais. Que condicionam os quatro elementos para compor a base da Criação.

ARCANO 6 – a sua dualidade representa os planos Espiritual e Material que compõem o equilíbrio que direciona a Criação.

ARCANO 8 – a sua dualidade compõe a harmonia total das forças criativas de Ato e Ação, pelo livre-arbítrio.

ARCANO 10 – simboliza a dualidade existente no Ser de matéria e espírito. Que são simbolizados pelo Homem. Espírito (5) e pelo Homem. Matéria (5).
Porque 5 é o número do Homo sapiens, o 9 o do Homem conscientizado, 10 é número do Homem integrado.

ARCANO 11 – os ocultistas e kabalistas consideram-no um arcano neutro. Já que ele é o Número Portal (11) e, ao mesmo tempo, o Poder e a Força. Ou seja, é uno e dual. A soma dos números ímpares é: (1 + 3 + 5 + 7 + 9 = 25 = 7). Ou seja, a Mônada que representa o relativo na Criação. Desce pelo Ser, passando em todos os estágios da Natureza até alcançar o ser humano, tem continuidade pela reencarnação.

O Arcano – Frases associadas aos números

A soma dos números pares é: (2 + 4 + 6 + 8 + 10 = 30 = 3). Assim, durante sua evolução e através de seu aprendizado. A alma torna-se consciente de que é a própria expressão do Verbo Divino (3).

Frase associada aos números pares:

“ Meu Pai trabalha sem cessar”

Frase associada aos números ímpares:

“Sentar-me-ei à mão direita do Pai”

A soma dos números pares e ímpares é 10 (7 + 3 = 10). Mostrando que, embora esse número resultante seja par, ele possui a presença do 1. Que representa a unidade andrógina dos números e dos seres.

Autor: Bosco Viegas

crédito de imagem: http://daevefellows.blogspot.com/2011/04/as-above-so-below.html  via pinterest




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

MeiodoCeu

material originário do antigo site Meio do Céu - Claudia Araujo, hoje denominado Grupo Meio do Céu - Claudia Araujo e composto por diversos novos colunistas. Essa é uma maneira de preservar o material do antigo site, assim como homenagear aqueles que não mais escrevem no site e/ou não mais estão entre nós nesse plano da existência. Claudia Araujo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *