Florais seus usos e seu desconhecimento
Florais, seus usos e seu desconhecimento>> Entrei em uma farmácia bastante antiga na cidade. Só de estar lá sinto prazer pelos móveis praticamente originais. Coisas como essa nos remetem também aos cuidados com o corpo e a saúde de forma natural, um prato cheio para quem trabalha com Florais.
Enquanto aguardo a minha vez, subitamente, ouço a mulher que estava sendo atendida pedir um floral afim de comer menos carboidratos. Entretanto, a solícita atendente disse a ela que não conhecia esse floral, todavia, sugeria uma fórmula para talvez ajudá-la na saciedade.
Florais, seus usos e a necessidade de esclarecimentos
Continuamente vejo e ouço situações análogas quando me perguntam o que faço e assim, sou apresentada dessa forma em grupos ou sobre o meu trabalho.
Fiquei pensando se deveria falar algo sobre florais, passar uma informação, orientar de alguma forma sem sobretudo, ser inconveniente, indiscreta. Não era minha intenção nem mesmo desautorizar a funcionária que diariamente lida com essa abordagem, conduzindo quem chega.
Primeiramente, me mantive por alguns minutos observando a situação, o desenrolar da conversa. Em seguida, pedi licença, falei que trabalhava como Terapeuta Floral, e que a fórmula poderia ajudá-la a lidar melhor com a ansiedade por comida. Ela me olhou tranquila e a funcionária aliviada.
Florais, seus usos e o esclarecimento que é essencial
Seguimos a conversa como um papo informal, e nesse ínterim, fui dizendo que há períodos que podemos estar cheios de tarefas, preocupações, questões a resolver, excesso de atividade. Nesses períodos, a tendência é colocar esses sentimentos projetados em alguma coisa, por exemplo, em alimentos que nos darão a sensação de prazer e relaxamento.
Inesperadamente, a expressão do seu rosto suavizou, enquanto me olhava muito atenta, em razão de sentir-se ouvida. Chamaram a minha senha e percebi que me seguia com o olhar, e o que eu iria pedir, que seria um fitoterápico e um chá.
Florais , seus usos onde esclarecimento é fundamental
Quando estava saindo ela me agradeceu, seguida pela atendente. No caminho para casa as indagações e reflexões eram as mesmas de muitos anos.
Florais, seus usos e a desinformação
Quanta desinformação sobre os tratamentos e terapias naturais, principalmente o funcionamento delas, e no caso específico dos Florais a frase no começo, meio ou fim: – Tem que acreditar!
Nesse ínterim, me recordo que nessa trajetória de inúmeros congressos, seminários, workshops, estudos, conversa com outros profissionais e sobre como praticaríamos, por que como funcionaria a fórmula e o nosso trabalho, se dependíamos da crença ou fé dos clientes.
Além do que vidros que ficavam intactos, pela metade ou estragavam por também ficarem expostos ao sol, sem os devidos cuidados, usados no momento de aperto, ou seja, antes de comer o pedaço de pizza a mais, somente antes da prova, de um exame ou consulta médica importante, minutos antes do embarque ou de uma conversa delicada.
Como algo mágico e milagroso!
Florais, seus usos em situações extremas
Florais são usados de forma circunstancial e também para situações extremas, de emergência, acontecimentos inesperados e de profunda dor. É preciso distinguir e diferenciar, pois não estamos em contínua emergência.
Desde já me comprometo a escrever em outro momento especificamente sobre isso.
Florais, seus usos e reflexões e observações sobre nós mesmos
Uma das características das essências florais é apoiar as reflexões e observações que temos sobre nós mesmos, relacionamentos, ambiente em que vivemos e estamos. Elas possibilitam ficarmos mais atentos e olharmos com mais coragem para as situações se assim vamos permitindo, então seguimos achando que são elas, e que dessa vez o Floral está mais forte, com mais gotas…
Estamos mais abertos e querendo ver um pouco mais, por isso a percepção alarga também com a continuidade e ritmo que estabelecemos usando na forma indicada.
Florais, seus usos e Autoconhecimento
Cada vez que tomo, volto também à atenção para mim de estar no momento presente.
Atenção? Quando pergunto como você sente, ou o que sentiu, várias vezes ouvi: – Eu não tenho tempo, e não fico prestando atenção em tudo que faço! Você sente quando sente fome, frio, calor, sede. Também é sentir e se não for, está tudo certo.
Florais, seus usos e o comportamento específico das flores
As flores têm comportamentos específicos em função do solo, clima, região e condições favoráveis ou adversas.
A partir da observação, ampla pesquisa e conexão profunda com a natureza que não via separada dos seres humanos o Dr.Bach, médico inglês, criou o sistema conhecido no mundo todo como as Essências Florais do Dr. Bach. Hoje conta com excelentes e inúmeros sistemas ao redor do mundo, dando prosseguimento também ao trabalho pioneiro iniciado por ele no século passado, quando também atendeu pacientes que haviam passado por guerras, caracterizando também as dores da Alma.
Esse é o princípio da Terapia Floral atuando por consequência à nível mental, emocional e físico de forma sutil, como campos de consciência com qualidades, tais como: alegria, equanimidade, fraternidade, equilíbrio, compaixão, fraternidade, união, fé, perseverança, ancoramento, leveza, flexibilidade, amplidão…
Podemos ser os nossos próprios jardineiros com as várias capacidades e ferramentas que temos ao nosso dispor nos canteiros, jardins e terrenos da Alma.
créditos da imagem: Ruth Toledo Altschuler