EMPREENDER-SE Empreendorismo Feminino

EMPREENDER-SE>> Empreendedorismo, empreendedorismo feminino, negócios criativos, economia colaborativa, trabalho em rede, economia circular, design thinking, start up, negócios de impacto social… Provavelmente você já ouviu, numa conversa ou num programa de TV, alguns desses termos.

Há um movimento incrível de empreendedores no Brasil, apoiados por um ecossistema (dá-lhe jargão!) de investidores, mentores, incubadoras, aceleradoras, entidades de fomento à tecnologia e inovação.

EMPREENDER-SE NEM SEMPRE É SINÔNIMO DE SUCESSO

Na realidade, é clichê dizer que o brasileiro é empreendedor, que se vira, que é criativo. Porém, isso não é sinônimo ou garantia de sucesso. A maioria empreende por necessidade, por falta de alternativas, ou ainda em paralelo à uma atividade principal, para criar uma alternativa.

O cenário profissional, as relações de trabalho, o comércio, as atividades laborais, o jeito de se fazer negócio, estão em processo de mudança. O mundo está mudando, o emprego está dando lugar ao trabalho, diplomas precisam ser acompanhados de habilidades, que são tão ou mais valorizadas do que a educação formal. E tudo isso está colaborando para fomentar o empreendedorismo, com o surgimento de inúmeras redes de apoio para colaborar com a sustentabilidade do empreendedor no longo prazo. Mas, se por um lado apenas a educação formal não basta, é preciso estar sempre buscando conhecimento e conteúdo para desenvolver um negócio.

EMPREENDER-SE ESTÁ NA MODA

Empreender está na moda, é o verbo do momento. Os jovens não mais buscam – ou aturam – um emprego para a vida toda, porque querem trabalhar em algo que faça sentido para suas vidas, que tenha propósito. E  nós, que já passamos dos 40, perdemos nossos empregos seguros ou estamos em transição de carreira, também queremos surfar essa onda, achar um trabalho que nos motive, que nos traga satisfação pessoal, que faça a diferença.

Queremos desvendar esse universo pra você e provocar a reflexão sobre esse novo cenário, pujante e cheio de novidades. Nosso foco será o papel da mulher nesse ecossistema empreendedor.

EMPREENDER-SE – O PAPEL DA MULHER

Criatividade não é privilégio de poucos, errar é permitido e deve ser encorajado. Empreender exige resiliência, perseverança e coragem (não por acaso, características nós mulheres entendemos bem), mas está ao alcance de todos. É tempo de empreender a si mesmo, de reinventar-se, de buscar novos significados no dia-a-dia, de fazer conexões que te permitam alcançar suas metas.

Aqui nesse espaço, dividiremos com vocês as percepções dos nossos desafios, nossos fracassos, nossos aprendizados. Queremos compartilhar nosso processo de reinvenção, que começou há pouco, está a pleno vapor e nos possibilitando experiências lindas.

Sou Andrea Flores, capricorniana, 49 anos idade e uma filha linda de 22 anos. Conheci Ana Machado e Liane Varsano em um curso de gestão de negócios criativos, em 2017, onde descobrimos interesses e objetivos comuns, visões de mundo similares e decidimos nos juntar para apoiar o desenvolvimento de mulheres e pessoas como nós, que desejam reinventar-se, empreender a si mesmo.

Sejam todos bem-vindos!

EMPREENDER-SE – SOBRE NOSSO GRUPO

Andrea Flores – Administradora pela UFRJ, é especialista em gestão de processos, mentora e consultora em Gestão Administrativa e Financeira, Modelagem de Negócios BMC e Planejamento Estratégico para micro, pequenos e médios empreendedores tradicionais e da Economia Criativa. Também é Gestora Administrativa, Comercial e Financeira do Espaço Athena (www.espacoathena.com.br). Construiu sua carreira em 27 anos no mercado corporativo, onde colaborou com empresas dos diversos setores como  Dataprev, CSN, Grupo Oi de telefonia, Tim e Embratel, Hospital Icaraí, Grupo COI Oncologia, Perinatal, Hospital Balbino e a Planta da Fábrica da Metalfrio em Mato Grosso do Sul  .

Ana Maria Machado – Mineira de alma carioca, profissional de Relações Públicas com mais de 20 anos de experiência no planejamento e gestão de comunicação para empresas de diversos portes e áreas de atuação. Atua como mentora e consultora para pequenos negócios, empreendedores e startups, que acredita serem uma enorme força econômica transformadora do nosso país. Curiosa por natureza, adora participar de eventos e saber das novidades. Fez EMPRETEC/Sebrae. Acaba de voltar do Festival Social Good Brasil, em Florianópolis, e já está de malas prontas para o Hacktown 2018, que acontece no interior de Minas Gerais.

Liane Varsano – Uma carioca da clara, americana e criada no Rio de Janeiro. Formada em Jornalismo. Atua como assessora de comunicação e esteve a frente de instituições como: Complexo Cultural da Marinha, Museu Aeroespacial, Consulado dos Países Baixos do Rio de Janeiro e recentemente na Casa Bloco. Há 10 anos trabalha como colaboradora para a VOA News Português onde teve a oportunidade de conhecer de perto os países de língua portuguesa do continente berço. No CCJF deu aulas nos cursos: Autogestão na Produção Musical, Elaboração de Projetos para Editais e Leis de Fomento e Gestão em Negócios Criativos. Idealizadora de Rede Gene Criativo, formada por empreendedores criativos.

Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Andrea Flores

Carioca, Administradora pela UFRJ, é especialista em gestão de processos, mentora e consultora em Gestão Administrativa e Financeira, Modelagem de Negócios BMC e Planejamento Estratégico para micro, pequenos e médios empreendedores tradicionais e da Economia Criativa. Também é Gestora Administrativa, Comercial e Financeira do Espaço Athena (www.espacoathena.com.br). Construiu sua carreira em 27 anos no mercado corporativo, onde colaborou com empresas dos diversos setores como Dataprev, CSN, Grupo Oi de telefonia, Tim e Embratel, Hospital Icaraí, Grupo COI Oncologia, Perinatal, Hospital Balbino e a Planta da Fábrica da Metalfrio em Mato Grosso do Sul. andreaaflor@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *