O tempo é um ponto de vista
O tempo é um ponto de vista>>
“Conservo-te o meu sorriso
para, quando me encontrares,
veres que ainda tenho uns ares
de aluna do Paraíso…”
[ Cecília Meireles]
O tempo é um ponto de vista
Velho é quem é um dia mais velho que a gente, um dia poetou Mário Quintana.
Pois eu o ressignificaria, dizendo que velho é o obsoleto, o esquecido ao desuso, o perecível e, estado de decrepitude. O idoso é outro estado, de corpo e de espírito.
Não é a idade que denuncia a velhice, mas a falta de objetivos. É possível permanecer jovem enquanto houver interesse em aprender, adquirir novos hábitos, cultivar o entusiasmo e tolerar as contrariedades.
A Juventude não é uma época da vida; é um estado de Espírito
Não consiste em ter bochechas rosadas, lábios vermelhos e pernas ágeis. É uma questão de vontade; implica uma qualidade da imaginação; um vigor das emoções; é a frescura das profundas fontes da vida.
Juventude é o domínio temperamental da ousadia sobre a pusilanimidade dos apetites; do ímpeto aventureiro sobre o apego ao conforto. Ninguém envelhece apenas pelo número de anos que cumpriu.
Envelhecemos quando nos perdemos de nossos sonhos, nos afastamos de nosso idealismo, abandonamos a fonte da vitalidade: a paixão pelo novo, a atração pelo aprendizado.
Os anos podem enrugar a pele, mas quando se renuncia ao entusiasmo lhe saem rugas à alma. E você a pode ter encarquilhaada ao 20, 30, 40 nos.
Até mesmo crianças já nascem velhas. E outras ficam velhas antes de amadurecer. As preocupações, o medo, a falta de confiança em si mesmo, encolhem o coração e aniquilam o espírito. O seqüestro dos sonhos faz danos quase irrecuperáveis ao espírito.
No Centro do coração – do teu e do meu – existe uma estação de rádio
Enquanto receber mensagens de beleza, esperança, alegria, coragem e força, tanto dos homens como do infinito, continuarás a ser jovem. Se vão-se fantasias e ilusões no tempo da maturidade, os sonhos não envelhecem. Muito pelo contrário, rejuvenescem.
Enquanto seus olhos brilharem e mirarem alto, retinas dispostas a captar as ondas do otimismo, há esperança de que você morra jovem, ainda que sejas um octogenário. Idoso, na terceira adolescência da matéria, para viver mais as coisas do céu que da terra.
Olhar para trás e ter histórias. Mirar para frente e delinear memórias
Atravessar o tempo a perder de vista, o que só se avista não no final, mas quando se chega Ao Fim da jornada que não termina. E eu, o que vou ser quando idosa vier a ser? Etenan aluna do Paraíso, sigo vintage!
Denise Espiúca Monteiro, Médica Homeopata, Mestre em Saúde Coletiva, autora dos Livros: Consultório de Brinquedo, Consultório de Espelho, Consultório de Máscaras, Primeiros Laços e O que você vai Ser quando Crescer? Eterna Aluna do Paraíso.
Outros artigos interessantes deste mesmo autor:
- A aurora do último dia de Agosto
- E se o Céu não esperar?
- Colha a Vida
- O resto é as sombras das árvores alheias
- CARTA DE UMA MÃE À NOSSA SENHORA APARECIDA
- Mulher a que se destina? Confissões de (ou a) uma homeopata?