AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE>> É possível, simbolicamente, dividir os 12 signos em três grupos de quatro, que são então agrupados no que se chama de Quadruplicidades ou Cruzes do mapa.

Cada uma dessas cruzes se refere a um modo de ação, ou seja, os quatro signos assim agrupados pertencem a um tipo específico de operação no mapa.

Dessa forma, esta divisão origina três modos de operação dos signos que, por sua vez, podem ser relacionados com formas peculiares de adoecimento.

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE

Estas cruzes são conhecidas por modos Cardinal, Fixo e Mutável.

Há várias formas de se avaliar se uma delas predomina num tema natal e, não necessariamente, será predominate a que define os pontos Ascendente e Meio do Céu do mapa individual.

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – A CRUZ CARDINAL

 

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – A CRUZ CARDINAL
AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – A CRUZ CARDINAL

 

A Cruz cardinal é composta pelos signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

São signos de Atividade e Vitalidade, cada qual em seu elemento particular. Sua ênfase num tema natal indicaria grande mobilidade temperamental, com variações bruscas de temperatura, curas rápidas, recaídas freqüentes, tendência a doenças fortes.

Para alguns autores, as pessoas que têm essa cruz ativada no mapa não seriam difíceis de tratar, porque apresentariam doenças em órgãos determinados.

Aceitariam bem novas técnicas de tratamento (já que os signos cardinais têm a característica de serem “pioneiros” na área dos seus respectivos elementos) e responderiam rapidamente a elas.

Além disso, teriam boa vontade na cooperação com seu tratamento e também responderiam bem às doses normais de medicamentos, sem complicações posteriores.

Os principais adoecimentos dessa cruz estariam relacionados, primeiramente, aos rins (regidos por Libra), seguidos de problemas nas vias biliares (a vesícula biliar regida por Capricórnio, para alguns autores, e a bile por Marte, para outros).

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – CRUZ FIXA

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE - CRUZ FIXA
AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – CRUZ FIXA

A Cruz fixa, composta pelos signos de Touro, Leão, Escorpião e Aquário apresenta os signos da Estabilidade, caracterizando uma constituição firme que resiste às doenças.

Por outro lado, tendem a cronificá-las, curando-se mais lentamente que os outros signos.

As pessoas com essa cruz ativada em mapa podem ser muito resistentes, já que a doença é uma mudança de rotina e eles resistem à ideia da mesma.

Tendem a não querer experimentar métodos novos ou criativos, e podem ter dificuldades para mudar seus hábitos alimentares.

Também podem precisar de doses maiores que o normal de medicamentos, de vitaminas e de minerais essenciais ao organismo.

Seus principais problemas de saúde residiriam, primeiramente, no cólon (regido por Escorpião), com tendência para reter, cronicamente, toxinas.

Uma segunda área de distúrbios nessa cruz seria dada pela tireóide, regida por Touro (e co-regência de Mercúrio).

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – CRUZ MUTÁVEL

AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – CRUZ MUTÁVEL
AS CRUZES NO MAPA E A SAÚDE – CRUZ MUTÁVEL

 

Finalmente, a Cruz mutável é composta pelos signos de Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

São os signos da Instabilidade e Versatilidade, indicando um poder médio de resistência às doenças, nem tão fortes quanto os cardinais, nem tão crônicas quanto os fixos.

Entretanto, tendem a “pegar” tudo, sendo muito suscetíveis ao contágio, com altos e baixos constantes em saúde, e tendências aos resfriados e às doenças de caráter agudo.

Podem ter falta de perseverança e de tenacidade para adesão aos tratamentos, mas tendem a mergulhar rapidamente em qualquer programa terapêutico novo.

Podem tomar, ou não, seus medicamentos dependendo totalmente de seu estado de humor.

A dieta costuma ser a melhor forma de tratamento para essas pessoas, já que naturalmente são “centrífugas”, eliminando rapidamente de seus organismos todas as doenças, na forma de gripes, febres, resfriados, sinusites.

Podem responder rapidamente a tratamentos homeopáticos porque têm uma “sintonização” bastante refinada.

Entretanto, podem precisar de doses menores que o normal de qualquer tipo de medicamento.

A causa básica de adoecimento nesta cruz parece estar relacionada ao sistema linfático, regido por Peixes, além de uma maior tendência aos problemas do aparelho respiratório (Gêmeos / Sagitário).

É importante salientar que estes três princípios básicos de ação no plano humano dizem respeito tanto aos signos quanto às casas do mapa.

O astrólogo Bruno Huber salienta que estes princípios correspondem também às três motivações básicas humanas e relaciona a cruz fixa a Saturno (autopreservação), a cardinal ao Sol (autodesenvolvimento) e a mutável à Lua (os encontros).

Bibliografia:

HUBER, Bruno. AMOR E CONTATO NO HORÓSCOPO. São Paulo: Totalidade Editora, 1991.
AVERY, Jeanne. ASTROLOGIA E SAÚDE. São Paulo: Saraiva, 1993
JANSKY, Robert Carl. INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA MÉDICA HOLÍSTICA. São Paulo : Ed. Pensamento, 1993, 9ª edição.
MANN, A T. A ASTROLOGIA E A ARTE DE CURAR. São Paulo : Ed. Pensamento, 1997, 10ª edição.

Imagens:

Saturno: https://www.greenme.com.br/informar-se/universo/4355-30-de-outubro-dia-de-ver-venus-e-saturno

Sol: http://meioambiente.culturamix.com/natureza/o-que-tem-dentro-do-sol

Lua fases: https://www.altoastral.com.br/beleza-lua-agosto/

Cruz fixa: http://www.paulorandow.com.br/curso.html
Cruz cardinal: http://www.paulorandow.com.br/curso.html
Cruz mutável: http://www.paulorandow.com.br/curso.html




Outros artigos interessantes deste mesmo autor:

Deixe seu like e siga nossa Rede Social:
0

Ana Teresa Ocampo

Astróloga e médica sanitarista e homeopata no Rio de Janeiro. astro.anaocampo@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *